Discussão:Majestoso

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






É preciso corrigir o artigo. A primeira vez em que as equipes se enfrentaram foi no dia 22 de março de 1936, no Parque São Jorge. Com três gols de Teleco, a equipe corinthiana venceu por 3 a 1. Em 75 anos de história e 293 jogos, o Timão tem vantagem sobre o rival. São 112 vitórias, 92 empates e 89 vitórias do time do Morumbi. O Corinthians marcou 432 gols e sofreu 395. O maior artilheiro do clássico é o ídolo dos anos 30 e 40, o atacante Teleco, com 24 gols, seguido de Baltazar e Cláudio com 17 gols.( GeCesar)


Se esta enciclopédia se pretende séria deve ter critérios mais sérios àqueles que escrevem os artigos. A estatística do clássico, amplamente divulgado pela imprensa nos diz que agora, após o jogo de 28/03/2001 é:109 vitórias do Corinthians, 92 empates e 88 vitórias do São Paulo, números muito diferentes dos que apresentados pelo autor do artigo. ( por Zuza de Melo )


Os dados estatísticos publicados por vários veículos antes do clássico do dia 28/03/2010 é 108 vitórias do Corinthians, 92 empates e 88 vitórias do São Paulo. Com esta vitória corinthiana, são 109 vitórias do Corinthians, 92 empates e 88 vitórias do São Paulo. César de Paula


Desculpe-me, mas você deve ser São Paulino. Todas sa estatísticas que tenho visto, mostra o São Paulo com 88 ou 89 vitórias. Onde você achou essas 8 (ou 9) vitórias a mais? César de Paula.

Provavelmente são as 7 vitórias do SPFC desde a final do paulista de 2003 contra apenas 1 do SCC.(EPleite (discussão) 16h47min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)EPleite).[responder]



Dados estatísticos dos confrontos entre o S.C.Corínthians Pta e o São Paulo F.C. equivocados.Dados verídicos : Vitórias Cor : 104 / Empates : 89 / Vitórias SP : 88 (incluíndo o jogo do segundo turno do camp.brasil de 2005-3x2-cancelado oficialmente pela CBF e ,portanto,optativo) Gols Cor:405/Gols SP:385 .Fonte:jornalísta Celso Unzelte.

Os dados estatísticos publicados por vários veículos antes do clássico do dia 28/03/2010 é 108 vitórias do Corinthians, 92 empates e 88 vitórias do São Paulo. Com esta vitória corinthiana, são 109 vitórias do Corinthians, 92 empates e 88 vitórias do São Paulo. César de Paula


Ao autor do artigo: de onde você tirou 8 vitórias a mais do São Paulo na história do confronto? O São Paulo tem 88 vitórias e não 96. O seu problema é com a matemática ou com o fanatismo. Paulo.

Todos os confrontos dos clássicos com os outros clubes, constam desde o ano de 1930, portanto não deve ser mudado. As fontes estão todas no artigo como pede a wiki. Portanto equivoco o é "seu" que não assinou acima. Braz Leme 23h01min de 19 de novembro de 2007 (UTC)


Os dados continuam a ser adulterados com frequência. Eu acabo de os corrigir, com respeito às fontes informadas.

Algumas "lendas" continuam a ser introduzidas no artigo, além da pretensa "final do paulista de 1997", que foi apenas o último jogo de um quadrangular, não sendo, assim ,um título conquistado diretamente sobreo rival. O tal "Jogo das Barricas" é lenda pejorativa sem comprovação em nenhuma fonte, portanto, inválida.

FONTE: http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/matsppaul.htm#1997

  • NÃO HOUVE FINAL EM 1997 ... O JOGO DECISIVO FOI APENAS O ÚLTIMO DE UM QUADRANGULAR !!!
  • DISCORDO SOBRE A DECISÃO DE 1997...O JOGO FOI A DECISÃO SIM! TODOS OS VEICULOS DE MIDIA TV, JORNAL E ATÉ MESMO O BATE PAPO DE TORCEDORES DISCUTINHAM SOBRE A GRANDE FINAL DE QUINTA FEIRA A NOITE, NÃO ME LEMBRO DO JOGO ENTRE SANTOS X PALMEIRAS, DE A TAÇA DO CAMPEONATO ESTAR NA VILA BELMIRO. PORTANTO CORINTHIANS CAMPEÃO PAULISTA DE 1997 EM CIMA DO SÃO PAULO.

Fundação do São Paulo[editar código-fonte]

O próprio São Paulo Futebol Clube (http://www.saopaulofc.net/v4/index.asp) trata como o ano da sua fundação como 16 de Dezembro de 1935, portanto qualquer partida relacionada ao São Paulo antes desta data deve ser desconsiderada para as estatísticas oficiais. Poderia haver alguma mensão talvez mas nunca como dados oficiais. Carlos Patricio

Alguns são-paulinos acham interessante considerar a goleada do São Paulo da Floresta como válida, alegando que São Paulo da Floresta e São Paulo Futebol Clube são o mesmo clube. Tal alegação levaria em conta as cores, torcida, uniforme e símbolo. Entretanto essa polêmica é completamente irrelevantes para a presente página, cujo objetivo é considerar ESTATÍSTICAS. Para isso, é preciso se fazer delimitações dos dados coletados e, enquanto não for apresentada nenhuma fonte autoritariva dizendo o contrário, a fundação do São Paulo F.C. deve ser considerada segundo as datas oficiais (1914). Ou seja, a forçada associação entre São Paulo da Floresta e São Paulo F.C. não passa de conhecimento intuitivo (e bastante tendencioso), portanto carece de demonstração técnica e científica.

Estas discussões deveriam ser pré-definidas num capítulo introdutório especificando a delimitação dos dados coletados. E, conseguintemente, que sejam removidos todos esses debates inadequandos da página principal. Thiago Dancona.

Se trata do São Paulo Futebol Clube e não dá Floresta, esse apelido foi uma alcunha devido mandar seus jogos na chácara da floresta. Segundo informações oficiais do site oficial do clube, a data de fundação é 25/01/1930 Geogarcia71 (discussão) 02h24min de 14 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Noite das garrafadas[editar código-fonte]

É importante deixar um depoimento sobre a noite das garrafas, foi um Majestoso que ficará sempre marcado na história do clássico, eu me propus a deixar um depoimento mas ele foi apagado. Por que será? Só por que o Maurinho perguntou pro Gilmar onde ele queria levar o drible e tambem por que o Canhoteiro driblou várias vezes o Idário até ele perder a cabeça e dar um soco nele?


QUeria saber pq foi não esta mais mostrando sobre a falencia do São Paulo , é o jogo entre corinthians X Palmeiras que foi realizado para ajudar o São Paulo.

Isso é lenda. O SPFC (na verdade São Paulo da Floresta) não chegou a falir, ele se fundiu com o C.R. Tietê justamente para evitar a falência.(EPleite (discussão) 16h47min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)EPleite).[responder]


--- Qual a relevância de tratar de títulos internacionais de um time, se aqui fala-se do clássico entre ambas equipes?

Gil Francisco: A lenda da pergunta de maurinho a gilmar antes de driblá-lo deve ser contada pois faz parte da história do clássico. Não há provas de que ouve? também não há provas de que não ouve! É provocativo? o artigo é todo provocativo e tem de ser assim para ter graça, pois é futebol e paixão, tudo dentro dos limeityes da brincadeira. Essa lenda deve constar. Não à censura parcial!

Números do clássico[editar código-fonte]

283 jogos

105 vitórias do Corinthians, 91 empates e 87 vitórias do São Paulo

Gols do Corinthians: 407 Gols do São Paulo: 384

Talvez a diferença dessa estatística com a do arquivo seja a fonte que o amigo utilizou, uma página sobre o São Paulo, portanto parcial...

No meu caso, servi-me da coluna do jornalista (e são paulino) Victor Birner.


  • Estão contando os jogos contra o extinto São Paulo da Floresta, o que demonstra uma completa e total ignorância da história deste clube.

-poxa, velho, mas e como fica o fato de a taça do campeonato de 1931 estar na sala de trofeus do sao paulo futebol clube, reconhecido pela Federaçao Paulista de Futebol como o campeão? Como desconsiderar isto?

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_da_Floresta uma questão de coerencia com a propria wikipedia, que considera o SPFC e o São Paulo da Floresta o mesmo clube, o campeão de 31 na pagina do campeonato paulista, inclusive.

Desde 1930, de acordo com o http://turso.terra.com.br/showthread.php?t=129967 e somados os jogos não computados neste link, o números corretos são 110 vitórias do corinthians, 96 empates e 95 vitórias do São Paulo, sem considerar o jogo do Edilson em 2005, o que acho que deve constar, porque foi anulado para efeitos de classificação, mas as camisas não deixaram de entrar em campo.


Todas as estatísticas dos outros clássicos paulistas envolvendo o SPFC consideram 1930 como o ano de partida. Por que só esse aqui quer ser diferente? O camarada afirma que o clube mantém o nome, a tradição, a torcida, o time e a diretoria mas diz que, por uma questão burocrática, não é o mesmo clube! Isso não faz sentido. SPFC é desde 29 e o primeiro confronto é de 1930. O Corinthians não precisa desse tipo de golpe pra ter superioridade nas estatísticas. Tendenciosos são os que só olham pelo seu ponto de vista. 95 vitórias são-paulinas.

ai sao 114 vitorias do corinthians 97 do são paulo nao 98

Observações:

  • O jogo do dia 07/09/2005, pelo Campeonato Brasileiro, foi anulado pelo STJD, em virtude da confissão de manipulação do resultado pelo juiz Edilson Pereira de Carvalho. Para efeito da estatística, a partida foi considerada.

Houve também os confrontos pelo Torneio Início de São Paulo, não considerados nas estatísticas, por serem de menor duração: 06/03/1938 - Corinthians 2 x 0 São Paulo 19/05/1940 - Corinthians 0 x 2 São Paulo [decisão] - Pacaembu (São Paulo) 12/01/1969 - Corinthians 0 x 0 São Paulo

FONTE:http://jornalheiros.blogspot.com/2011/06/historia-corinthians-x-sao-paulo.html


SÃO 97 VITORIA DO SÃO PAULO CARA ENTRA NO SITE OFICIAL DO SÃO PAULO PRA VOCÊ VER DA ONDE VOCÊ TIROU 98 ?

Favor reverter modificação[editar código-fonte]

Quem reverteu a inserção de dados, favor colocar de novo a informação de que o clássico também é conhecido como Superclássico Paulista. Esta informação consta de duas fontes diferentes, uma do Estadão e outra da Gazeta Esportiva, as quais corroboram com a informação de que este clássico também é chamado na imprensa de Superclássico.

Att., JFCVG

  • Duas fontes diferentes? Você leu as "fontes" citadas inteiras ou apenas as palavras que te interessavam? Vamos analisá-las semanticamente:
  1. O texto da Gazeta Esportiva traz uma série de notinhas, sob o título "Rapidinhas do Tricolor: Cicatriz de Luis Fabiano impressiona". A última delas tem um intertítulo "Superclássico também" e o seguinte texto: "Lucas se sentiu honrado por estar em um Brasil x Argentina, mesmo sem ter sido usado por Mano Menezes. E comparou a sensação com a de disputar um Majestoso. 'A emoção é parecida. É claro que a Seleção tem muito mais peso e valor para o País, mas já passou. A Argentina fica para trás e agora o mais importante é o clássico contra o Corinthians', apontou o meia-atacante." Onde aqui se encontra referência de que o clássico é conhecido como "Superclássico Majestoso"? Em lugar algum. O intertítulo só ressalta a comparação, dizendo que o clássico entre Corinthians e São Paulo seria, também, "súper", tal qual o confronto entre Argentina e Brasil, na opinião de Lucas. Cabe ressaltar que Argentina × Brasil não é conhecido como "Superclássico". Na Argentina, isto sim, o confronto entre Boca Juniors e River Plate é conhecido como "Seperclássico".
  2. Já o texto da ESPN tem meramente uma frase onde se lê "O superclássico entre São Paulo e Corinthians marcará a estreia da Rádio Estadão/ESPN, que 'nascerá' de forma oficial para ocupar o lugar da Eldorado/ESPN". Notar que "superclássico" não é usado como substantivo próprio, muito menos acompanhado de "Paulista" ou "Majestoso". Onde aqui se encontra referência de que o clássico é conhecido como "Superclássico Paulista"? De novo, em lugar algum.

Referenciar artigos não é meramente "jogar" fontes só porque em algum lugar alguma coisa é (supostamente) citada. O clássico é conhecido como "Majestoso" e pronto. Se tivesse outros nomes, seria fácil encontrar uma fonte a respeito, que falasse explicitamente disso. Em compensação, fontes chamando o clássico unicamente de "Majestoso" não faltam. Vamos a uma pequena amostra delas:

  1. "Somente isso já seria suficiente para justificar o nome dado ao clássico nos anos 40: Majestoso." Placar número 1 060, "Os grandes clássicos do Brasil", Editora Abril, junho de 1991, p. 54.
  2. "Foi a maior goleada da história do clássico Majestoso, termo cunhado pelo cronista Thomaz Mazzoni, na década de 40, para designar o encontro." Conrado Giacomini, São Paulo — Dentre os Grandes, És o Primeiro, Ediouro, 2005, pp. 40-41.
  3. "Ao longo da história do clássico batizado pelo jornalista Tomaz Mazzoni de Majestoso em 1942 (…) existe um certo equilíbrio." Placar, coleção de aniversário número 2, "Os grandes clássicos", Editora Abril, maio de 2005, p. 62.

Há muitas outras, o que falta é tempo de procurar. Temos, para isso, o Google para ajudar. Uma busca por "Superclássico Majestoso" traz nada mais que quatro resultados, sendo um deles mera coincidência de palavras, outra o comentário de um usuário e as duas que sobram páginas aqui da Wikipédia oriundas desta discussão. Já a busca por "Superclássico Paulista" traz meros 31 resultados, mas — vejam que curioso! — alguns deles falam de Corinthians × Palmeiras, Palmeiras × São Paulo…

Para finalizar, foram colocados títulos errôneos para tentar "reforçar" a ideia de que as fontes referenciavam o conteúdo. O título da primeira fonte foi colocado no verbete como "Superclássico Majestoso", algo que não aparece na fonte em questão, cujo título, como citado acima, é "Rapidinhas do Tricolor: Cicatriz de Luis Fabiano impressiona". Já na segunda fonte, o título colocado foi "Superclássico Paulista", quando o título correto é "VÍDEO: PVC diz que São Paulo é 'time mentiroso', e Mauro enaltece Liedson; veja debate".

Creio que após esta explanação não sobram dúvidas de que "Superclássico Majestoso" e "Superclássico Paulista" não são alcunhas do confronto entre Corinthians e São Paulo. Alexandre Giesbrecht (discussão) 01h54min de 23 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

quem está mudando os dados da página para prejudicar o são paulo?[editar código-fonte]

corinthiano filho da "" fica mudando várias partes porque não aguenta ver que seu time é inferior vai ganhar título seus "..."

e sem libertadores e mundialcomentário não assinado de  187.23.84.72 (discussão • contrib) Edição das 16h11min de 25 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]


QUEM FICA COLOCANDO 98 VITORIAS PRO SÃO PAULO TORÇO PRO SÃO PAULO MAS SÃO 97 VITORIAScomentário não assinado de 189.47.119.17 (discussão • contrib) Edição das 10h23min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Falta anexar uma goleada do São Paulo no campeonato paulista de 1933. Dia 11/09/1933. São Paulo 6 x 1 Corinthians. Bruno Mancilhaa (discussão) 01h14min de 22 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Ja está anexada a outra goleada de 6 x 1 do São Paulo sobre o Corinthians no rio sao paulo de 1933. Dia 10/09/1933 Bruno Mancilhaa (discussão) 01h15min de 22 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Jogo das Barricas[editar código-fonte]

Como Admirador do Futebol, fiquei surpreso com a frase de um usuário da Wikipédia nessa discussão no Tópico: Aqui ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o%3AMajestoso#aqui Em que O Autor dessa Informação Comete um Equivoco Dizendo Nestas mesmas palavras : "O tal "Jogo das Barricas" é lenda pejorativa sem comprovação em nenhuma fonte, portanto, inválida"

Em base dos estudos que fiz sobre o mesmo assunto conclui que o Jogo das Barricas Foi Realizado mesmo, e tem comprovação explícita no seguinte artigo do "Jornal da Manhã", Hoje seu Proprietário é a "Folha de São Paulo", Que mantém o acervo do jornal da manhã no seguinte link : http://acervo.folha.com.br/fdm/1938/07/01/2 O Torneio Foi Organizado Pelo São Paulo Futebol Clube e os seguintes clubes participaram : Sport Clube Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras e Portuguesa de Desportos estes mesmos doaram a sua parte de renda para o organizador do evento, e ainda que o São Paulo Futebol Clube que estava em fase de falência, Usou e Jogou Todos os Jogos Com o Uniforme Reserva do Sport Clube Corinthians Paulista.

O Jornal é do dia 01 de Julho de 1938 (Sexta-Feira) e Todas as informações aqui foram tiradas do Acervo da folha : http://acervo.folha.com.br/fdm/1938/07/01/2 Assim Termino esse tópico.

Obs: Peço Para Que Independente do torcedor de quaisquer clube que seja, não apague esse tópico, pois este mesmo é um registro do início do Futebol no Brasil, mais Também aviso que mesmo apagando este registro a Folha faz questão de guardar um Fato muito importante, não só para motivos de zoação, mais também Relatos da Cultura Brasileira e suas decadências. --Jonatas Bento (discussão) 21h14min de 28 de setembro de 2012 (UTC)[responder]


Não se preocupe, não será apagado. Ficará aí para que todos que leiam a discussão e percebam a quantidade de informações inverídicas que circulam na internet e como muitos bobos acreditam nelas. Primeiramente, agradeço o link do jornal que mostra claramente que o "jogo das barricas" tem mais invenção do que verdade. Segundo ponto, o São Paulo nunca jogou com uniforme do Corinthians, não sei de onde tirou esta informação sem qualquer tipo de comprovação. Como você bem colocou, o que existiu foi um festival patrocinado pelo São Paulo, no qual participou Corinthians, Palestra, Portuguesa e o próprio São Paulo. Cabe enfatizar então que, de doação não houve nada (a lenda fala em doação). O que aconteceu é que os clubes envolvidos aceitaram os termos do acordo. Nunca houve doação de renda, pois de fato a renda nunca foi dos clubes participantes, e sim do promotor do evento. Aos participantes somente cabia a disputa pela Taça do Festival. Além disso, os fatos de um torneio com os jogos ainda a serem sorteados no mesmo dia, além da gratuidade da peleja, torna muito questionável, senão risível, a idéia de que algo assim salvaria alguma coisa de falência iminente como a lenda diz. Se assim o fosse, não seria desta maneira. O próprio jornal que você cita deixa bem claro que tais dificuldades financeiras "felizmente, já estão quase combalidos", portanto não estava em fase de falência como você disse. E para que não haja dúvidas, o clube sempre deixou bem claro suas dificuldades nos primeiros anos de fundação, e não é demérito algum ter sido em seu início um clube pobre, embora seja tachado como clube de "elite"). (Bruno Santos)

Torneio Augusto Mundell organizado pelo São Paulo F.C. durante a parada para a Copa de 1938 não teve nada de jogo das barricas e falência, houve diversos torneios similares na época organizados por outros clubes. Geogarcia71 (discussão) 02h29min de 14 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Site meu timão como página oficial do 5mall ?[editar código-fonte]

Vergonhoso o clubismo dos editores dessa página. Logo no início da página 3 links para afirmar que o coríntias reconhece os confrontos a partir de 1936. Você clica nos links e entra na página meu timão como palavra oficial do clube kkkkk E mesmo que fosse a posição do clube, qual seria objetivo ? Esconder o 6x1 de 1933 ? É o rival que tem decidir quando a fundação do clube alheio ? Vão dizer que o 8 gols que tomaram do Palestra em 2933 não era o atual Palmeiras também ? Tome vergonha na cara e coloquem o link e as fontes de matéria que afirmam que o SPFC foi fundado em 1930. Vários clubes tiveram fundação, refundação e fusões e não vejo esse mimimi. Por isso nunca serão respeitados esse 5mall sujo. Geogarcia71 (discussão) 00h40min de 25 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Então qual objetivo dos 3 links/observação entre colchetes no início afirmando o contrário ? Ainda mais Link de páginas de torcedores ? Então inclua fontes de torcedores rivsis afirmando a falência do coríntias em 1915 ? Geogarcia71 (discussão) 01h27min de 25 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Ainda quer negar, as observações 1, 2 e 3 ao lado da palavra majestoso, todas direcionam para sites afirmando que o São Paulo está em busca da centésima vitória justamente por não reconhecer os jogos anteriores a 1935. Geogarcia71 (discussão) 01h41min de 25 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Site de torcedor como fonte ? Kkkkk qual é o objetivo de colocar obs de que um time está alcançando 100 vitórias kkkk chega a ser vergonhoso. Geogarcia71 (discussão) 03h02min de 20 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Depois não deixa colocar obs com fontes de muitos consideram esse clássico o maior do estado.. Vai entender kkkk Geogarcia71 (discussão) 03h03min de 20 de junho de 2016 (UTC)[responder]

UOL, globo.com, fox são sites são paulinos , doente ? Geogarcia71 (discussão) 16h06min de 23 de junho de 2016 (UTC)[responder]

E site meutimao é fonte confiável e independente ? Kkkkk chega a ser piada Geogarcia71 (discussão) 16h11min de 23 de junho de 2016 (UTC)[responder]