Discussão:Maria Severa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a nome exacto de Maria Severa? Maria Severa Onofriana (ou Honofriana) [1]? Nem o pai nem a mãe dela teve esse nome Honofriana.

Segundo a Certidão de casamento dos pais de Maria Severa [2] o pai dela chamou-se Severo Manoel, mas foi "filho de Pais incognitos", portanto não teve apelido?

A mãe dela chamou-se Anna Gertrudes, "filha Legitima de Alberto Joze Lobo", portanto ela tampouco trouxe o nome de (H)onofriana.


Onde é que Maria Severa nasceu?

  • Na Mouraria? Mariza, numa entrevista holandesa [3] disse que:
    "Toen ik drie jaar oud was verlieten mijn ouders Mozambique voor Lissabon, en vestigden zich in [...] wijk "Mouraria" [...]".
    Em português: "Quando tive três anos meus pais saíram Mozambique para Lisboa, e domiciliaram-se [...] no bairro Mouraria."
    E mais tarde Mariza disse naquela entrevista: "In mijn wijk is in de 18de eeuw Maria Severa geboren en getogen." Em português: "Foi no meu bairro onde no século XVIII nasceu Maria Severa."
  • Na Graça? Ali [4] leio:
    A história de Maria Severa Onofriana, a mais lendária das figuras do imaginário fadista, que nasceu em Lisboa, na Graça, em 1820, [...].
  • Na Madragoa? [5]:
    "Maria Severa Honofriana nasceu em Lisboa, no Bairro da Madragoa, em 1820. Era filha de Ana Gertrudes Severa e de Severo Manuel de Sousa. Sua mãe era proprietária de uma taberna na Madragoa."
    Mas no [6] leio:
    "Because A Barbuda -so called because she was rumored to have whiskers- lived in a tavern on Rua da Madragoa (officially Rua Vicente Borga in 1863), in 1820, she was probably a varina."
    Será que há aqui uma confusão entre uma rua da Madragoa e bairro da Madragoa? O bairro encontra-se numa bastanta grande distância de Graça, Mouraria a Alfma? Mas não, a Rua Vicente Borga hoje é no bairro da Madregoa!
  • Na freguesia dos Anjos? Registo de Baptismo de Maria Severa Onofriana, Freguesia dos Anjos, concelho de Lisboa, 1820
  • Na Alfama?

Rudhar 17:58, 8 Outubro 2006 (UTC)

Naturalidade da mãe[editar código-fonte]

O assento de baptismo claramente diz que a mãe da Severa era natural de Ponte de Sor, seguindo-se a indicação de que Ponte de Sor pertencia à diocese de Portalegre. Pôr, como está no texto, que ela era natural de Portalegre (sem especificar que se referem à diocese, não ao município) só serve para passar uma informação incompleta e, por isso, potencialmente enganosa. Em especial, não percebo a razão de reverterem a edição que eu fiz, que era factual. Gazilion (discussão) 00h10min de 10 de outubro de 2022 (UTC)[responder]

@Gazilion: penso que não tenha notado que desfiz a reversão em seguida, pois foi um erro meu, ao clicar sem querer no link de reversão.--PauloMSimoes (discussão) 00h47min de 10 de outubro de 2022 (UTC)[responder]