Discussão:Massa Crítica (evento)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Discussão:Bicicletada Rodrigo Primo (discussão) 12h39min de 19 de maio de 2011 (UTC)[responder]

O nome desse artigo difere do Massa crítica, discutindo o conceito físico e sociológico, apenas pelo "C" maiúsculo. Não seria melhor renomeá-lo para "Massa Crítica (evento)" ou qualquer coisa assim para evitar confusão?



Criei uma sessão no artigo para listarmos as cidades onde tem rolado a Bicicletada, coloquei apenas as que tenho ouvido alguma atividade ultimamente. Peço ajuda para completar essa lista. Futuramente minha idéia é ter uma sessão para cada cidade falando um pouco de como ocorre o movimento no local, como é dito no início do artigo, uma das coisas interessantes da Bicicletada é assumir formas diferentes em lugares diferentes. Rodrigo Sampaio Primo 13:52, 18 Abril 2006 (UTC)


Lilx 15:30, 29 Abril 2006 (UTC): Eu prefiro o termo Massa Crítica ao invés de Bicicletada, por que esse dá a idéia de um evento que é só de bibicletas, quando o Critical Mass promove a interação social e reinvindicação das ruas através de todo e qualquer veículo de propulsão humana, como bicicletas, skates, patins, patinetes, etc. Ainda que, no Brasil só temos regulamento de ruas para as bicicletas. Mas como o nome já está sendo usado a bastante tempo, acredito que vai ser difícil mudar.

Com isso, eu aqui como ciclista e pró-ativista para a reinvindicação das ruas para pedestres e esses tipos de veículos, gostaria de anunciar que criei um canal de IRC para que possamos nos comunicar/conhecer melhor e fazer crescer esse movimento.

#bicicletada @ irc.zirc.org


Prazer em conhecê-lo Rodrigo, acredito que teremos bons momentos daqui pra frente com nossas bikes. :)


Nao dá para ocorrer a fusão pois se trata de movimentos distintos apesar de similares. Como o colega acima explicou, a massa critica é um movimento mais amplo, enquanto a bicicletada é especificamente de bicicletas. A massa critica nasceu em Sao Francisco, a bicicletada é um movimento brasileiro inspirado em outros movimentos internacionais. 201.53.84.159 (discussão) 16h56min de 9 de abril de 2011 (UTC)[responder]

Discordo, dentro da Bicicletada de São Paulo e Rio de Janeiro (para citar as duas que conheço melhor) sempre houve o entendimento de que é o mesmo movimento com dois nomes. Em outras cidades do Brasil inclusive se utiliza o nome Massa Crítica e não Bicicletada, como é o caso de Porto Alegre ([1]). O Lilx não está defendendo que são dois movimentos diferentes. Está explicando porque ele prefere o nome Massa Crítica. Pretendo começar a trabalhar na fusão dos artigos. Rodrigo Primo (discussão) 11h57min de 19 de maio de 2011 (UTC)[responder]

O texto acima foi movido de: Discussão:Bicicletada Rodrigo Primo (discussão) 12h39min de 19 de maio de 2011 (UTC)[responder]


Mistério das imagens[editar código-fonte]

Olá, estou escrevendo aqui para ver se alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo. Para iniciar a tradução do artigo da Massa Crítica peguei o código do original em inglês e colei aqui. O que esta me tirando o sono é que desde então algumas imagens aparecem e outras não, e eu não faço idéia do que ocorre com as imagens que não aparecem. Não sei se é o caso de subir as mesmas imagens para o acervo da wikipédia lusófona (não sei nem se o acervo é compartilhado ou não). Alguém teria alguma luz? Obrigado, Rodrigo Sampaio Primo 03:09, 5 Maio 2006 (UTC)

Rodrigo, peguei o código original e copiei por cima de novo, achando que pudesse ser alguma vírgula ou espaço a mais, mas também não obtive sucesso. Pelo que entendi até agora isso ficaria no Media Commons, que é comum a todas as línguas, portanto não precisaria ser enviado novamente... mas um teste que eu fiz põe na dúvida essa teoria: fui até uma das imagens que não aparece a partir da versão original e cheguei nesta página. Mudando o início da URL para pt, não é encontrada a imagem. Já com as outras que aparecem na página da Massa Crítica em Português, mudar a URL para pt funciona. Bom, em último caso a gente pode pegar outras imagens de Critical Mass disponíveis lá... --Willian Cruz 12:49, 9 Maio 2006 (UTC)

O problema que leva a que nem todas as imagens da EN:WP apareçam aqui é que nem todas as imagens do respectivo artigo em inglês estão carregadas no Commons. Ou seja, não dá para usar aqui imagens que só estão carregadas na EN:WP (o mesmo é válido para as outras Wikipedias noutras línguas). Por isso mesmo existe o Commons, carregando lá uma imagem ela pode ser utilizada em qualquer Wikipedia ou projecto relacionado. Por exemplo, esta imagem apresenta um link para a página do Commons onde foi carregada. Por outro lado, esta imagem não apresenta nenhum link para o Commons, ou seja, foi carregada na EN:WP. Para solucionar o caso ou se carregam as imagens que faltam (e que só estão na EN:WP) para o Commons ou usam-se outras imagens disponíveis na commons:Category:Critical Mass. Caso não saibam como carregar imagens no Commons vejam Commons:First steps. Se não souberem inglês estou disponível para ajudar passo a passo ou para carregar eu mesma as imagens se quiserem! Qualquer dúvida é só perguntar. Lusitana 16:37, 9 Maio 2006 (UTC)

Graças as explicações da Lusitana consegui resolver o mistério e agora todas as imagens aparecem Haha. Rodrigo Sampaio Primo 21:31, 11 Maio 2006 (UTC)