Discussão:Memória virtual

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Português de boteco[editar código-fonte]

O artigo a partir de "No Linux a memória virtual também"(...) está num português pré-ginasial, eu tentei emendar aquilo mas não consegui pois não sou brasileiro e não quis "aportuguesar". --79.169.194.49 (discussão) 01h45min de 23 de julho de 2012 (UTC)[responder]

A introdução e a definição de memória virtual não estão corretas. A memória virtual consiste num conjunto de recursos de hardware e software com algumas funções (ou finalidades), sendo que a extensão da memória física é apenas uma dessas funções (e nem é a mais importante, podendo ser desativada). Caso não exista manifestação em contrário em uma semana, começarei a reescrever esse artigo. Angeloshimabuko 18h04min de 12 de Julho de 2007 (UTC).

-cara que é isso desativar a memória ram você é louco,está certo que eu sou só um estudande mais qual é a sua graduação mesmo??(acho que eu vi por ai bacharel) <- comentário anônimo (IP 201.66.84.36) em 11-05-2010 às 15h16min (UTC).
Colega, não altere o meu comentário e use ":" para endentar os seus. Leia novamente e diga-me onde está escrito (por mim) "desativar a memória RAM". Vou simplificar para você: "extensão da memória física" = "espaço de paginação" = "uma das funções da memória virtual" -> esta pode ser desativada. Pode-se desativar o espaço de paginação no Linux usando o comando "# swapoff dispositivo_de_swap". Angeloshimabuko (discussão) 00h54min de 12 de maio de 2010 (UTC).[responder]

Como não houve manifestação, alterei esse artigo. O texto retirado está armazenado em meu computador. Angeloshimabuko 00h19min de 30 de Julho de 2007 (UTC).

Edição desfeita[editar código-fonte]

Desfiz a edição 7271740 de 26/08/2007, pois definia novamente memória virtual por apenas uma de suas funções. Angeloshimabuko 12h53min de 27 de Agosto de 2007 (UTC).

"definia por apenas uma de suas funções,mais estava errado o que definia?para vc ter apagado--Thyagopacher (discussão) 20h22min de 26 de maio de 2010 (UTC)"[responder]

Alterações sucessivas[editar código-fonte]

O usuário Thyagopacher fez sucessivas alterações entre 04 de maio e 05 de maio de 2010, cometendo vários equívocos: (i) em 04/05, às 12:20, 12:22, 12:33 (UTC), alterou unidades de medida (KiB e MiB) para unidades que não existem (Kb, Mb) -- por favor, informe-se!; (ii) em 04/04, às 12:44, colocou texto restringindo o conceito de memória virtual à extensão em disco, isso já foi discutido aqui anteriormente; (iii) em 05/05, às 18:24, colocou texto sobre escalonamento de processos, fugindo ao contexto. Além de tudo, fez muitas alterações sucessivas, impedindo, p.ex., a operação desfazer. Angeloshimabuko (discussão) 12h24min de 6 de maio de 2010 (UTC).[responder]

Introdução[editar código-fonte]

Foram feitas alterações e inclusões na introdução que: (i) descaracterizam a definição; (ii) tornam o texto quase ininteligível. Desfiz essas alterações e retirei o texto incluído. Angeloshimabuko (discussão) 13h03min de 6 de maio de 2010 (UTC).[responder]

Referências[editar código-fonte]

Em 23/06/2009 (00:05), o artigo foi marcado como não tendo citações de fontes no corpo do artigo. Entretanto havia algumas citações, no estilo alfabético (sistema autor-data). Parece que a maioria dos editores não entende este estilo, mesmo sendo permitido (WIKIPEDIA, 2010):

A formatação da lista de referência é um detalhe secundário, não há consenso sobre o formato preciso de citação na Wikipédia. Mas se você não consegue decidir que estilo usar, ou se não sabe que informações incluir, segue abaixo um exemplo baseado no estilo da APA . (No estilo da APA, as referências são listadas em ordem alfabética por autor, e pelo ano para o autores iguais).

A norma da APA (ANPAD, 2008) usa o método autor-data, onde a citação é feita colocando-se o sobrenome do autor dentro ou fora de parênteses, e o ano de publicação dentro dos parênteses. O quadro abaixo foi retirado do texto citado.

Um autor O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses:
No texto (Giddens, 1978). Giddens (1978).
Nas referências Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.
Dois autores Quando um trabalho tem dois autores, citar os sobrenomes seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.
No texto Moody e White (2003). (Moody & White, 2003)
Nas referências Moody, J., & White, D. R. (2003) Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103-127.

A norma NBR 10520 (NBR, 2002b), que também trata de citações, indica dois sistemas de chamada: numérico ou autor-data (sistema alfabético). O sistema de referências <ref></ref> usa o sistema numérico, mas nada na Wikipédia obriga este uso; aliás, o livro de estilo, conforme mostrei anteriormente, usa como exemplo o modelo APA, que usa o sistema autor-data.

Com relação à listra de referências, eu procurei seguir a norma NBR 6023 (NBR, 2002a), e, novamente, o livro de estilo/cite as fontes:

As referências devem ser reunidas no fim do artigo sob o título ==Referências==; veja abaixo uma proposta de estilo. O mais importante é colocar a informação completa da referência; no entanto, detalhes como o formato podem ser acertados mais tarde, se necessário.

Observem um trecho do artigo (a introdução e parte das referências) em junho de 2009:

A memória virtual consiste num conjunto de recursos de hardware e software que possui três funções básicas -- v. Tanenbaum (1999) e Hennessy & Patterson (2003): (i) assegurar que cada processo (aplicação) tenha seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero (problema de relocação ou recolocação); (ii) proteção de memória, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença; (iii) possibilitar que uma aplicação utilize mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).
[...]
Referências:
  • HENESSY, John L.; PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
  • TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. Rio de Janeiro: LTC. 1999.
[...]

Eu adotei o sistema autor-data. Qual o problema? Eu não vou mais usar esse sistema (a não ser agora, aqui na discussão, para reforçar minha tese), mas entendo que o livro de estilo deveria ser mudado, para determinar com clareza que apenas o sistema numérico será aceito, juntamente com o uso das tags <ref></ref>.

Referências:

Angeloshimabuko (discussão) 02h58min de 7 de maio de 2010 (UTC).[responder]

Edições de Thyagopacher[editar código-fonte]

O editor Thyagopacher continua acrescentando texto incorreto e sem quaisquer referências que sustentem seus argumentos.

-sinceramente cara como que você acha que foram criados os primeiros livros na área de informática?? da onde que eles iriam referênciar se não do conhecimento próprio?,da certo que algumas coisas eu posso ter omitido e outras errado,mais meu artigo garanto que se fosse corrigido por outra pessoa não teria o mesmo pensamento que você <- comentário anônimo (IP 201.66.84.36) em 11-05-2010 às 15h14min (UTC).

(1) Insiste em confundir memória virtual com espaço de paginação -- v. introdução e referências.

(2) "Recomenda-se que se use 2x de memória virtual do que você tiver de memória RAM ..." -- quem recomenda? Na verdade, a própria Microsoft diz, em relação ao Windows XP e Windows Server 2003: "Não há nenhuma recomendação específica para tamanho do arquivo de paginação. Seus requisitos serão baseados no hardware e software que você usa e a carga que você coloca no computador." (Disponível em http://support.microsoft.com/kb/889654, acesso em 11 maio 2010.)

(3) "... por exemplo se você usa um computador de 2 Gb ,precisará de no máximo 512Mb." ??? -- v. (2).

(4) "Neste sistema operacional a memória virtual é dimensionada em seu tamanho quanto o próprio sistema operacional é instalado." (sobre Linux). Mesmo trocando-se a expressão "memória virtual" por "espaço de paginação", a afirmação está errada. No Linux o espaço de paginação pode ser determinado a qualquer momento, inclusive com o sistema em funcionamento

(5) "No Linux você tem duas partições swap e raiz, no caso a partição de swap é usada para sua memória virtual e a partição de raíz é usada para a instalação do sistema operacional e aonde você poderá salvar seus documentos." Há vários equívocos aqui. (i) Partições são conceitos de armazenamento -- v. Partição. O Linux não necessita de partição para funcionar. (ii) Quando usa partições, o Linux pode usar várias (uma para o sistema raiz -- root ou "/", uma para /home, outra para /usr, mais uma para /var, etc. -- v. Filesystem Hierarchy Standard, disponível em http://www.pathname.com/fhs/, acesso em 11 maio 2010). (iii) O espaço de paginação, se necessário, pode ser colocado em partição, arquivo ou mesmo em dispositivo de rede (não é recomendado, mas é possível). Angeloshimabuko (discussão) 14h43min de 11 de maio de 2010 (UTC).[responder]

-Esta certo que tudo se precisa de fundamentação,mais você acha sinceramente que um cara que tenha 2Gb precisa de mais do que 512 Mb de memória virtual no seu computador,e quanto ao recomenta-se está certo que a própria microsoft não da nenhuma recomendação especifica,mais se você se baseia só na microsoft,cara e os outros artigos que tem na internet,revistas,foruns,e muito mais...vou ter que sinceramente tudo que eu postar aqui colocar referência ,por que você é o cara chato que dúvida da palavra dos outros?? <- comentário anônimo (IP 201.66.84.36) em 11-05-2010 às 15h11min (UTC).
E assinem suas mensagens com ~~~~, pq esta discussão está uma bagunça. --Dédi's ✓♂®Ⓐ (☞SCRAP - @) 15h22min de 11 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Vou supor que os comentários anônimos, usando o IP 201.66.84.36, são do editor Thyagopacher -- se eu estiver enganando, por favor corrijam-me. Aparentemente este editor está com dificuldade em entender o que é a Wikipédia -- vejam as mensagens de 11-05-2010 às 15h11min e 15h14min. Thyago, "A Wikipédia não é local apropriado para inserir opiniões, teorias ou experiências pessoais. Todos os editores da Wikipédia devem seguir as políticas que não permitem a pesquisa inédita e procurar ser o mais rigorosos possível nas informações que inserem" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Cinco_pilares). "Citar fontes (citação) fornece referências para ajudar o leitor a verificar a veracidade do artigo e encontrar mais informação" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Livro_de_estilo/Cite_as_fontes).
André, eu assinei todas as minhas mensagens. Entretanto, quem usou o IP 201.66.84.36 (em 11-05-2010 às 15h11min) removeu a minha assinatura da mensagem anterior.
Eu não pretendo começar uma guerra de edições. Assim gostaria que os demais editores se manifestassem para que eu possa melhorar o artigo. Seria possível alguém bloquer este artigo até que essa situação seja definida? Angeloshimabuko (discussão) 00h54min de 12 de maio de 2010 (UTC).[responder]
Isso pode ser feito na discussão mesmo, propondo a redação de substituição, mesmo porque o trecho questionado não apresenta nenhuma fonte e poderia inclusive ser removido imediatamente por não estar adequado ao projeto. Cabe ao editor que inclui a informação incluir as fontes. Proponha os textos com as fontes, o que há de errado na edição atual e se ninguém questionar troque o texto. --Dédi's ✓♂®Ⓐ (☞SCRAP - @) 02h46min de 12 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Edições de Dédi's[editar código-fonte]

Cara vamos supor assim você já pensou que está sendo chato ,que muitas pessoas em quase toda a wikipedia editam por que sabem sobre o assunto alguma coisa e querem distribuir com os outros.Bom deixe outra pessoa editar...--Thyagopacher (discussão) 21h26min de 13 de maio de 2010 (UTC)[responder]

As pessoas podem editar, desde que sigam as políticas da Wikipédia, entre elas princípio da verificabilidade e "Nada de pesquisa inédita". As pessoas normalmente editam sobre o que conhecem, mas devem basear as informações que adicionam em fontes fiáveis. É assim que funciona... Eamaral (discussão) 23h31min de 13 de maio de 2010 (UTC)[responder]

"Mais veja bem alguma vez eu disse que não me baseio em informações confiáveis,como minhas referências que eu estudei já estavam relacionadas tratei de só escrever sobre o assunto (colocando com minhas palavras o que tinha nos livros)"--Thyagopacher (discussão) 02h20min de 15 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Alterações[editar código-fonte]

"Bom eu --Thyagopacher (discussão) 02h14min de 14 de maio de 2010 (UTC) coloquei minhas próprias palavras do livro do Tanenbaum e do Silberschatz claro que ninguém escreve nada sem referência ,mais como as mesmas referências já estavam postadas e como o proprio wikipedia não deixe a gente copiar com as mesmas palavras os conteudos do livro para não haver plagio os li e reli fazendo assim com minhas palavras o conteúdo que postei mais o usuário >(☞SCRAP - @) 02h46min de 12 de maio de 2010 (UTC) se mostrou de muita arrogancia e sendo muito presunçoso pois o mesmo retirou em uma vez anterior toda minha edição sobre memória virtual,sendo que não deixou outros derem a palavra nem que houvesse a devida correção do usuário,errei admitido que errei em uma coisa ou outra,mais o usuário cada vez que eu postava coisas novas dizia que o meu texto estava integralmente errado e infuntado...,não é isso que espero do wikipedia uma tão respeitada enciclopédia aberta,acho não sei se existem que deveriam haver supervisores para esses casos,pois pode haver muita discordia entre usuários brigando para ver quem vai postar o que ..."[responder]


Futuras edições[editar código-fonte]

Bom se ninguém discordar vou editar totalmente o conteúdo na página sobre memória virtualvou me basear nos mesmos livros do tanenbau e silberschatz ,vou esperar até dia 17 espero contar com a boa vontade dos usuários para respeitar minhas idéias e não falar que meu texto está completamente errado...--Thyagopacher (discussão) 02h31min de 15 de maio de 2010 (UTC) Considero que o conteúdo esteja de uma forma muito exagerada ,pois tem editores que querem se mostrar que tem conhecimento e acabam escrevendo coisas que só os mais estudados no assunto,que já conhecem o próprio assunto vão saber decifrar,quero deixar o conteúdo de uma linguagem que qualquer um possa entender.Peço que ninguém estiver contra que deixe-me edita-lo.--Thyagopacher (discussão) 02h31min de 15 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Pedi a proteção da página, pois o editor Thyagopacher continua não respeitando a política da Wiki lusófona. Agora virou promoção pessoal - uma de suas referências é sua página pessoal: http://thyagopacher.vilabol.uol.com.br/virtual.html. Angeloshimabuko (discussão) 13h16min de 16 de maio de 2010 (UTC).[responder]

"Tudo o que o Angeloshimabuko é completamente mentiroso ele não gostou que eu mexe-se na sua querida página o coitado que é bacharel em ""matemática"" veja só se um cara desses tem estudo suficiente para refutar meu artigo???,Peço a vocês que desconsiderem a opinião dele,pois coloquei a página mesmo com minha autória para referência e não foi como promoção pessoal e nunca será o cara até parece que viajou na maionese,só foi por que este usuário estava feito louco atrás de mim que eu comprova-se minhas referências,e comprovei mais digo e repito sempre estou me baseando nas referências que já foram postas aqui sobre o livro do tanenbau e silberschatz " "ora se você quiser mesmo eu coloca uma listagem tão grande de referências que só as referências vão ficar muito maior do que o texto" --Thyagopacher (discussão) 02h03min de 17 de maio de 2010 (UTC)[responder]

procurei sua tradução e vi como palavra ofensiva,se estiver errado peço a quem colocou essa palavra que a exlique de melhor maneira