Discussão:Meningite

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de artigo destacado Meningite é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Destaque na Página Principal Este artigo figurou na página principal da Wikipédia lusófona como artigo destacado entre 4 e 7 de janeiro de 2019.
15 de julho de 2018 Candidato a artigo destacado Promovido

Retirei a citação a uma bactéria causadora da meningite, pois há mas várias bactérias que causam essa doença, e não uma apenas. Além disso, essa citação estava alterando o sentido da frase a que pertencia. Penso que, se alguém sabedor do assunto quiser citar alguns tipos de bactérias, seria melhor citá-los de modo que não prejudique o texto. Obrigado, Dayan Barca 00:44, 6 Outubro 2006 (UTC)

Certo. Faça todas as alterações que forem necessárias. --OS2Warp msg 19:35, 6 Outubro 2006 (UTC)

Epidemia de 1988 no Brasil[editar código-fonte]

Ou pelo menos em Florianópolis. Segundo os jornais daquela cidade, a última no Brasil foi à dos 70. O que li afirmou que a ditadura militar escondeu ou suprimiu notícias, dificultando a batalha contra a doença. A citação nro. 80 deste artigo sustenta esta idéia, mas mostra uma capa da revista VEJA do 1972, que desmente uma ignorância imposta ao país. Todo mundo sabia...algo. A meningite não foi um segredo.

Se pudesse ter ajudado a saber quantas pessoas foram aflitas, não teria sido óbvio a mim: em 1988, os brasileiros continuavam insistir em manter as janelas dos ônibus fechadas. Numa época sem ar condicionado, uma escolha esquisita. Passeando pelas praias da Ilha de Santa Catarina em transporte municipal, fiquei preocupado, e enfim doente. E com alguns sintomas clássicos: enjôo, febre, dor de cabeça, todas súbitas. Mas outros sintomas - inchação de um linfonodo inguinal, e uma infecção numa ferida no pé (aberta após levar novas sandálias) do mesmo lado do corpo - me decidiram que tinha sido natação em águas poluidas, na Ponta das Canas na baixa-mar, o perigo verdadeiro. Fosse o que fosse, sobrevivi, sem ter que visitar um hospital. Jahutter (discussão) 20h04min de 22 de março de 2020 (UTC)[responder]


Na verdade foi na década de 1970 esta Epidemia de Meningite. A ditadura censurou o quanto pode a informação. Alguem deveria criar um artigo sobre esse assunto, pois a epidemia foi tão grande que o Brasil não pode sediar os Jogos Pan-Americanos. Fontes [1] [2] Fontaine347 (discussão) 19h19min de 11 de junho de 2020 (UTC)[responder]