Discussão:Mogi das Cruzes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Localização[editar código-fonte]

A distância de 45 km ao leste de São Paulo foi determinada através de uma linha reta entre os marcos zero das duas cidades (Catedral da Sé em São Paulo e Igreja Matriz em Mogi), usando-se "Google Earth". HYC 12:11, 6 Fevereiro 2006 (UTC)

A latitude, longitude e altitude do marco zero foram determinadas com a ajuda do programa "Google Earth". (Latitude: 23º31'23.7" sul; Longitude: 46º11'31.2" oeste; Altitude: 754 m.) A altitude da edição anterior (591m) deve ser incorreta porque era baixa demais. Porém, não sei qual é a acurácia do Google Earth. O ideal é um residente local com acesso a GPS checar os números. HYC 10:32, 6 Fevereiro 2006 (UTC)

Grafia do Nome[editar código-fonte]

Moji com "J"[editar código-fonte]

Sugiro que a página fique aqui. Meus motivos: este nome (Moji e não Mogi) é o oficial (aparece no site do IBGE) e respeita a grafia original do tupi moîy. O fonema em questão, em transcrições do tupi para o português, deve ser sempre escrito com J, pois G é reservado ao som dessa letra na palavra "gato". Amorim Parga 22:07, 13 Ago 2004 (UTC)

Mogi com "g"[editar código-fonte]

Por se tratar de nome consagrado pelo uso - Mogi se escreve com "g" tal qual Bahia se escreve com "h". Por gentileza veja o comentário no artigo. valtermello_@hotmail.com

Mogi com "G"[editar código-fonte]

Uma enciclopédia deve cuidar para que seus verbetes sejam corretos. No caso do nome de Mogi das Cruzes, conforme está explicado numa atualização revertida de 11 de Outubro, Mogi vem do tupi M´Boygy que significa rio das cobras, no caso o Rio Tietê, e há documentos comprovando a grafia com "G" desde 1611. Embora pela regra da língua portuguesa o termo devesse grafar-se com "j", no caso de tradição a mesma norma permite a grafia alterada. Senão Bahia não poderia grafar-se com "H".

No entanto, percebo que há uma certa insistência "acadêmica" em manter-se a informação errada ao invés da oficial.

Portanto, já que minha contribuição anterior foi revertida porque uma pequena parte do texto foi inadvertidamente mantida como da fonte original, que pelo menos o acréscimo dos importantes dados sobre o município, a bem do objetivo enciclopédico do projeto wiki, eu penso que deveria ser mantido.

Valter Mello valtermello_hotmail.com em 17/10/04

Uma pergunta: A prefeitura da cidade e do governo do estado grafam como oficialmente? Jurema Oliveira 02:43, 18 Out 2004 (UTC)
Prefeitura de Mogi das Cruzes é um nome próprio, a cidade foi batizada com esse nome? Jurema Oliveira 02:50, 18 Out 2004 (UTC)

Grafia oficial de Mogi das Cruzes[editar código-fonte]

Conforme pode ser verificado através do link providenciado por Jurema Oliveira, a grafia oficial do nome da cidade é mesmo Mogi das Cruzes. Do mesmo modo, todos os documentos oficiais estaduais, federais e de quaisquer orgãos públicos grafam o nome da cidade com "G". A versão do IBGE é com certeza um erro visto que em nenhum documento o nome da cidade é grafado com "J".

--Mello 00:43, 24 Out 2004 (UTC)

O nome oficial da cidade, definido por lei, é com G, e por isso assim deve ser nomeado o artigo. Contudo, foi desrespeitada a atualização ortográfica de topônimos conforme acordo estabelecido entre os países lusófonos em 1943. Assim, faz-se necessário uma observação sobre como deveria grafar-se o nome da cidade. O termo utilizado pelo IBGE não está errado, e sim a postura dos políticos do referido município. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 17:21, 23 Outubro 2006 (UTC)

Concessão no Formulário Ortográfico de 1943[editar código-fonte]

A grafia "Mogi" com "g", na verdade, foi consagrada pela tradição, tendo sido usada continuamente desde 1611 ou antes -- por mais de 300 anos antes da convenção de 1943 -- ela não foi inventada pelos atuais habitantes ou políticos do referido município. Além disso, de acordo com o Formulário Ortográfico de 1943, XI.42 (ênfase minha),

   42. Os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na
sua grafia, quando já esteja consagrada pelo consenso diuturno dos brasileiros.
Sirva de exemplo o topônimo "Bahia", que conservará esta forma quando se aplicar
em referência ao Estado e à cidade que têm esse nome.
   Observação. - Os compostos e derivados desses topônimos obedecerão às normas
gerais do vocabulário comum.[1]

Portanto, tal como "Bahia" e "Sergipe", "Mogi" como topônimo pode ser usado, como excepção à regra (em vez de "Baía", "Serjipe" ou "Moji"). Quanto aos derivados, eles deveriam obedecer às regras ortográficas ("baiano", "serjipano", "mojiano"), mas mesmo assim, o vocabulário ortográfico da ABL registra "sergipano" e "sergipense" com "g" em vez de "j", mostrando a força da tradição.[2] --HYC (discussão) 18h09min de 28 de Junho de 2008 (UTC)

Sou só eu ou franca expansão é um pouco forte? o comentário precedente não foi assinado por Mashimom (discussão • contrib.) 15:31, 12 Novembro 2006 (UTC)

Mais imagens[editar código-fonte]

criaram uma galeria de imagens para reduzir a quantidade de fotos no artigo, agora querem inserir mais? J.P.Chagas msg 14h56min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Densidade domográfica incorreta[editar código-fonte]

Se a área é *714.156 km²* e a população for *387.241* a densidade é perto de 0.5/km² e não 500/km²