Discussão:Monocultura

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"e ao plantation"? Que raio é isto? Manuel Anastácio 21:17, 27 Jan 2005 (UTC)

É o mesmo que os grande latifundios, ou seja, as grandes plantações tempo do Brasil Colônia, onde produzia exclusivamente para exportação, utilizava grandes extenções de terras, mão de obra barata ou escrava.

Segundo essa página latifundio e plantation são a mesma coisa, não é necessário colocar os dois termos no artigo. gbitten 21:37, 27 Jan 2005 (UTC)

é só não grifar.

Melhor :)
gbitten 21:44, 27 Jan 2005 (UTC)

Segue abaixo alguns conceitos que eu já vi na Universidade.

Atenciosamente Alberto Silva Alves dos Santos Acadêmico do Curso de Geografia Regular na Universidade Estadual de Goiás – UEG

Plantation traduzindo do Inglês para o Português é plantação, porém autores como Manuel Correia de Andrade do livro Geografia Econômica editora Atlas de São Paulo considera que “a plantation é o resultado da penetração colonial dos países europeus e dos Estados Unidos nos países subdesenvolvidos, visando à produção agrícola dos artigos tropicais. Surgindo no século XVI, antes da Revolução Industrial, é, cronologicamente, o primeiro sistema de cultura em que se dá grande importância ao fator capital, de vez que a instalação da plantations requer grandes investimentos”.

Esse conceito defini bem o significado Plantation: grande propriedade rural, normalmente monocultura (que cultiva um só produto), voltada para o mercado externo e que faz uso do trabalho compulsório ou mal remunerado. As fazendas de cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro, as de café me São Paulo ou no Paraná, as de algodão no sul dos Estados Unidos durante a época colonial, entre outras, são exemplos de plantations. Eu vou ficar de devendo o nome do autor, este texto foi dado em uma aula de Geografia do Brasil.

Nos países da América do Sul “as plantations de produtos tropicais de exportação, praticadas nas áreas mais quentes e úmidas”. Na África “A grande expansão das áreas dedicadas às plantations reduziu o espaço dos cultivos de subsistência, que são deslocados para áreas de solos mais pobres ou climas menos favoráveis; diminui assim a produção e a oferta de alimentos para a população local, agravando o problema da fome”. Com as transformações na agricultura “a plantation passou a ser um sistema intensivo de capital, pois embora continue a ser uma monocultura de produtos tropicais voltados para exportação, já processados, é realizada com grandes investimentos em mecanização, fertilização, agrotóxicos, mão-de-obra assalariada e técnicos, visando alcançar melhorias quantitativas – mediante contínuo aumento da produtividade – e qualitativas para enfrentara a intensa competitividade no mercado internacional” Eu também vou ficar de devendo o nome do autor, este texto foi dado em uma aula de Geografia Humana.

Em seguida tem uma definição minha (não é bom como os autores mais serve): “A grande monocultura, ou seja, a plantation foi introduzida no período colonial para atender aos interesses das metrópoles, que queriam grandes quantidades de algodão, açúcar, café, chá, cacau e outros. Isto conduziu a detrimento das lavouras tradicionais, pois a metrópoles não podiam extrair muito dos camponeses tradicional com suas safras altamente diversificadas, para a subsistência e direcionadas para os mercados regionais e locais, muitos primitivos foram dizimados, vencidos, dominados ou agrupados em reservas, sem contar as milhares de pessoas que foram trazidas da África para as Américas para serem escravizadas. Esse quadro estrutural persiste até os dias de hoje, porém com formas e nomes diferentes, um exemplo clássico é a empresa United Fruit Company, que atua na América Central com a plantation de culturas de banana, ela controla as plantações me mais de 700.000 ha, essas bananas são vendidas para o mercado consumidor dos Estados Unidos”. Resenha REFLEXÃO DA AGRICULTURA MODERNA, Acadêmico: Alberto Silva Alves dos Santos, trabalho apresentado a UEG - Universidade Estadual de Goiás como requisito parcial da disciplina Geografia Econômica para fins avaliativos do professor Felipe Machado.

monocultura