Discussão:Movimento estudantil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria de ressaltar alguns pontos sobre a passagem no início do artigo.


"O estudante é um vir a ser profissional, é o futuro não-estudante. Sua condição presente é passageira. Logo, é um sujeito TRANSITÓRIO."

Existe hoje um conceito de aprendizado para toda a vida. O que é compreensível que você aprenda um assunto e, logo em seguida, não vá aprender sobre ele (ainda que, sim, o aprendizado continue sendo contínuo), acho problemático enfatizar que você estuda hoje para não estudar amanhã, uma vez que não será necessário. Todos nós deveríamos ser estudantes sempre. Ademais, estudar não é somente com fins profissionais. Posso estudar por curiosidade, por hobbie, para poder discutir à noite com minha família. E acredito que não seja "transitório", pois isso evoca a ideia de ou você é estudante, ou você é profissional. Você não pode ser os dois ao mesmo tempo? E se você é mesmo transitório, depois de estudante, vira um "não-estudante", ou seja, está proibido de aprender e/ou estudar?!


"Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino - matriculado em alguma instituição de ensino - , estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - [...]"

Aluno, em sua origem, significa "filho a ser crescer", ou seja, um ser a aprender intelectualmente. Estudante significa alguém que trabalha, dedica-se, em sua origem. Posto assim, é compreensível a intenção de distinguir quem só "se aproveita" do sistema de ensino e quem contribui para com ele. Porém, mais uma vez minha opinião, acho prejudicial a intenção de separar os dois, como se ser estudante fosse melhor ou mais digno da entidade ou do sistema de ensino. E isso, de forma alguma, está estipulado. Acredito que isso veio muito da intenção do autor inicial, e não de algo (in)formalmente institucionalizado, mesmo entre o movimento estudantil. Outro ponto crucial é que ele descredita estudantes por conta, ou seja, somente são alunos ou estudantes aqueles que estão matriculados no ensino formal. E aqueles auto-didatas? Ou os que estão em escolas comunitárias? O crescimento dessa população é cada vez maior. (1)


"O Estudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda." Mais uma vez, aqui o usuário é posto como objeto de um ensino imposto a ele, desarmando ele de qualquer livre arbítrio e controle sobre sua educação.

Consideração final:

Como participante ativo do movimento estudantil, eu acredito que, no final, a intenção foi de separar estudantes da universidade e aqueles que participam do movimento estudantil como se este fosse uma entidade mais ativa na sociedade, mais digno de notoriedade e, de alguma forma, mais importante que aquele. E de fato, acredito eu, que ele mereça alguma nota (não a acadêmica, mas a social) por ser mais ativo neste âmbito, mas isso não descredita o "simples" estudante ou reduz ele a "somente estudar". Eu posso não participar do movimento estudantil, mas posso fazer outras coisas pela sociedade, comunidade e meus arrededores.


Referência: (1) "Statistics About Non-Public Education in the United States". US Department of Education. February 11, 2014. (http://www2.ed.gov/about/offices/list/oii/nonpublic/statistics.html#homeschl)