Discussão:Natureza jurídica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O artigo criado é só um esboço, fiz o melhor que pude. No entanto é necessário alguém da área de economia ou direito. Como referência, para mais alguns dados de outros países ver na wikipedia em inglês en:Types_of_corporations. (não criei um interwiki porque o assunto não é bem o mesmo)...


--notas--

na verdade, percebe se que quem escreveu este artigo não tem formação em direito. O texto apenas faz referencia a alguns tipos de pessoas colectivas(pt)/juridicas(br), nao ao conceito de natureza juridica como é utilizado em direito, v.g. a natureza juridica de cada instituto. contudo ,nao me sinto suficientemente à vontade para editar eu o artigo. no entanto, aqui http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080623112644AAcaP2n está uma boa definição(jurídica) de o que é a natureza jurídica.

Natureza Jurídica é muito mais amplo[editar código-fonte]

Natureza Jurídica não é isso que está descrito na página. Quando se questiona qual a natureza jurídica de algo, está-se perguntando o que é esse algo para o direito, independentemente da nomenclatura que lhe der o senso comum ou a lei. Por exemplo, qual a natureza jurídica da gorjeta? Qual a natureza jurídica dos princípios administrativos? Qual a natureza jurídica da OAB? Aferir a natureza jurídica de algo é buscar a essência de determinado instituto, portanto, a página não pode ser corrigida, mas sim, deve ser apagada e feita uma nova sobre o tema, pois não há o que salvar desta. No dizer do preclaro Alexandre Freitas Câmara sobre o tema em sua Obra Lições de Direito Processual Civil assevera que: “Quando se perquire a natureza jurídica de um instituto, o que se pretende é fixar em que categoria jurídica o mesmo se integra, ou seja, de que gênero aquele instituto é espécie. (CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. Vol. L, 9ª ed. 2003)

Cadê a definição de Natureza Jurídica?[editar código-fonte]

Pelo amor de Deus alguém tira isso!! Eu estou com vergonha alheia kkkk Gente o que é isso"discrimina o tipo de organização contábil e a relação de uma pessoa jurídica com o sistema de fiscalização económica de um estado". Meu Deus os juristas mais célebres devem está revirando o túmulo e vão ingressar com uma ação transcendental contra o criador. Com certeza não é da área jurídica.

Alguém, além do que criou essa definição poderia modificar? Precisa-se de ajuda urgentemente.

Entendo que a definição é muito ampla e complexa, mas daí colocar que é um tipo de organização contábil tá forçando a barra.

Imagine uma natureza essa mesma de senso comum, com bichos, arvores e tudo o que compõe um bioma, e a ciência do direito compõe a biosfera é esse bioma é um dos institutos que existem no direito, mas lembre-se que existe diversos biomas e suas particularidades e que por elas a identificamos. Assim é cada instituto e como o compreendemos e agimos. A natureza jurídica seria o que faz ser o que é ou como devemos interpretá-lo. Vou ser mais claro: a natureza jurídica é o que vai validar o instituto a ser discutido por uma linha de raciocínio. Não fui claro? Realmente não,então compreenda porque é tão difícil explicar algo tão amplo e complexo.