Discussão:Nilo Peçanha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Era Nilo Peçanha mulato?[editar código-fonte]

Uma Discussão da Wikipedia em inglês: Era Nilo Peçanha mulato?

In the Brazilian Wikipedia, Nilo Peçanha is described as the first (I would say the only) Brazilian mulatto President.

During all his political career, he was accused of being a mulatto. The most famous are the accusation written in the letter scandal of Marechal Hermes government.

Maybe he was a dark Portuguese, but I prefer to believe that he was like the Barão de Cotegipe, someone that could be recognized as a mulatto, but who hide his African ancestors. By the way, the Barão de Cotegipe was AGAINST slave emancipation. Also, who proved that Machado de Assis had African ancestors?

--Quissamã (talk) 23:12, 26 May 2008 (UTC)


See Tribuna de Petrópolis's article where Nilo Peçanha is described as "mestiço do Morro do Coco, criado como ele mesmo dizia com pão dormido e paçoca, filho do Sebastião da Padaria".

--Quissamã (talk) 00:57, 27 May 2008 (UTC)


There are NO sources to say Peçanha had any African ancestry. At that time, perhaps, his opponents said that Peçanha was a mulato only to denigrate him (a racist vision, of course).
But, as it's only an assumption and this is an encyclopedia, we should not put Peçanha in article Afro-Brazilian.
For Machado de Assis, anyone smarter knows that Machado de Assis was a son of a Mulatto father with a Portuguese mother. Just read his biography.
By the way, many other Brazilian presidents had some African ancestry, not only Peçanha, but even Fernando Henrique Cardoso, who already said to media he had a mulato great-grandmother, even though he looks as Caucasian as any Portuguese.
You cannot base ancestry in "apparence"; not in Brazil.
Lula probably has some. Maybe only presidents like Ernesto Geisel or Costa e Silva did not, because they were the sons of immigrants.
Most Brazilians whose family are in Brazil for over 4 generations have African ancestry, despite their physical apparence.

Opinoso (talk) 12:34, 29 May 2008 (UTC)

Paralelo entre Machado de Assis e Nilo Peçanha[editar código-fonte]

Os mesmos critérios aplicados com Machado de Assis podem ser aplicados com Nilo Peçanha. Não é minha pesquisa inédita, é fato citado por historiadores nas referências mencionadas.

O que certas opinicidades não vêem é que Machado de Assis foi considerado mulato apenas pelas fotos não retocadas que restaram e pelo que seus contemporâneos diziam dele. Machado de Assis nunca se disse mulato, não fez política abolicionista (como Nilo Peçanha) e foi um grande intelectual das elites brancas e ricas da época. Sua mãe devia ser branca, pois nasceu em Portugal; seu pai, supõe-se que tenha sido mulato, pois não há foto, documento ou depoimento de contemporâneo que diga que ele foi mulato. O maior indício de que o pai de Machado de Assis tenha sido mulato é que ele residia em um bairro de periferia que reunia muitos negros e mulatos, mas sua mãe portuguesa também viveu lá, né?

Também não será nenhum descoberto nenhum documento oficial classificando Nilo Peçanha como mulato, entretanto, a certidão de óbito de Machado de Assis diz que ele era branco. De certo modo, era mesmo. Social e intelectualmente.

--Quissamã (discussão) 20h57min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)

--Quissamã (discussão) 18h36min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Uma sugestão, resolvam essa disputa aqui e um aviso na próxima guerra de edições os envolvidos serão bloqueados. Fabiano msg 19h36min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


A questão já foi resolvida aqui. 7 pessoas votaram que ascendência africana não faz de ninguém "afro-brasileiro". Apenas 2 pessoas não concordaram.

O caso já está encerrado e não pretendo mais me alongar. Já perdi meu tempo demais com esse ser.

É só desbloquear o artigo e eliminar Nilo Peçanha de "afro-brasileiro", como a comunidade decidiu. Opinoso (discussão) 23h08min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)


Uma das coisas mais divertidas que já vi na Internet foi uma certa pessoa defender seu ponto de vista na Esplanada dizendo que "FHC era branquencéfalo". E depois, quando se chama a atenção para o fato que FHC nunca seria "branquencéfalo" nem parece braquicéfalo, a pessoa insistir em defender-se repetindo duas vezes a palavra "branquicéfalo".

Qualquer pernóstico pode arrogantemente tentar impor suas vontades na Wikipedia, mas quando for mostrar erudição em algum assunto, vai pisar em falso.

É impossível levar a sério o "branquencéfalo Opinoso" em qualquer assunto de antropologia ou sociologia. Falta conhecimento, sem contar a falta educação.

Ou será que ele deve ser classificado como "dolinconcéfalo"?

Assinando atrasado => --Quissamã (discussão) 18h39min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Sugiro colocar, as fontes que estavam no artigo, aqui na página de discussão. É interessante para termos uma visão do que está sendo discutido. Crazyaboutlost discussão 22h47min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

A versão em uso eliminou uma referência em que o Nilo Peçanha é descrito como mulato[1][2][3][4][5]. Estas referências apóiam a sua colocação na categoria Categoria: Afro-brasileiros, assim como se faz com Machado de Assis.

É interessante vê-las como o artigo As duas cores de Machado de Assis, uma das boas coisas que o Opinoso me proporcionou.

--Quissamã (discussão) 01h36min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)



Mais referências.

CARNEIRO, Cleverson Ribas. Mendes Fradique e seu Método Confuso: Sátira, Boemia e Reformismo Conservador. Tese de Doutorado em Letras. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008. pág. 148

PAIXÂO, Marcelo Jorge de Paula. Crítica da Razão Culturalista: relações raciais e a construção das desigualdades sociais no Brasil. Tese de Doutorado em Sociologia. Rio de Janeiro:Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, abril de 2005; pág. 296

Uma referência de possibilidade de que Nilo Peçanha fosse mulato:

MÉTRAUX, Alfred. Brazil, Land of Harmony for all Races?. UNESCO Courier, Volume IV, no 4, April 1951; pag. 3

Uma referência de que Nilo Peçanha tinha a "tez pigmentada", mas a família ou biografias não reconheceram sua ascendência africana: NASCIMENTO e NASCIMENTO. "O Negro e o Congresso Brasileiro"; Fundação Palmares, 2004.

Não li a obra acima, mesmo assim acho que ela deve ser avaliada com cuidado, pois suponho que um dos Nascimento é o Abdias Nascimento, conhecido militante negro. Não digo que ele não seja sério, mas ... prefiro a opinião de quem não tem interesses pessoais ou políticos no assunto.

A referência acima foi citada em:

Relatório de Desenvolvimento Humano - Racismo, Pobreza e Violência - Brasil 2005. Brasília: PNUD Brasil, pág. 28

DUARTE, Rebeca Oliveira. Nos Alicerces do Mundo: O dilema e a dialética na afirmação da identidade negra. Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, agosto de 2006; pág. 25

--Quissamã (discussão) 07h16min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)


"Alberto da Costa e Silva, historiador, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, declara que "temos a aspiração de construir uma democracia racial. É necessário um livro para explicar por que a situação do negro, ao longo do tempo, piorou: o Brasil foi mais mestiço nas classes dirigentes do que é hoje. No fim do Império (1889-1930), tivemos negros em posição de relevo. Chegamos a ter quatro presidentes mulatos: Campos Sales, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha e Washington Luís". (...) In: Zero Hora. Caderno Cultura. 14/07/2007

--Quissamã (discussão) 18h43min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Alberto da Costa e Silva tem até artigo na Wikipedia. Alberto Vasconcellos da Costa e Silva (São Paulo, 12 de maio de 1931) é um diplomata, poeta, ensaísta, memorialista e historiador brasileiro, e membro da Academia Brasileira de Letras.
Isto é fonte fiável, mesmo quando publicada no Zero Hora. .
--Quissamã (discussão) 00h54min de 3 de Setembro de 2008 (UTC)

Mais Referências fornecidas por IP Anônimo no artigo Afro-brasileiro

Como contribuição:

In Nilo Peçanha, presidente da República: Durante sua presidência, seus retratos eram retocados para que não transparecessem suas feições marcadamente negras.

Painéis resgatam negros ilustres, 'branqueados' pela história

Por fim, lembremos que não devemos cometer anacronismos, ou seja, as atitudes dos homens (e mulheres) mudam de acordo com o tempo e se inserem na época em que vivem/viveram!

Como exemplos: até os anos 1990, o uso de tatuagens era muito restrito, pois relacionava-se à contravenção. O uso de calças compridas, pelas mulheres, decorreu da inserção delas nas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. Isso para não falarmos no uso de brincos pelo segmento masculino, tido como comportamento feminino até tempos atrás.



Dagoberto José Fonseca, professor de antropologia, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Araraquara. disse que:

Na gestão de Peçanha, suas fotos foram retocadas para não transparecerem os traços marcadamente negros. in Painéis resgatam negros ilustres, 'branqueados' pela história (visitado em 1o de setembro de 2008)

Enfim, a brincadeira acabou[editar código-fonte]

Fiz alterações no artigo sobre Nilo Peçanha na Wikipedia em inglês (en:Nilo Peçanha). São NOVE referências de teses e artigos sérios, mais umas três opiniões em entrevistas. Todas estão disponíveis na Internet. Há intelectuais famosos como Roberto da Matta (como orientador), Alberto da Costa e Silva e Gilberto Freyre dando a sua opinião.

Não foi encontrada nenhuma fonte que dissesse que Nilo Peçanha NÃO era mulato.

O Usuário:Opinoso sabe que as fontes fiáveis estão contra ele, tanto que em vez de procurar refeências, preferiu empreender o risível procedimento maquiavélico de procurar apoio para eliminação da Categoria:Afro-Brasileiros para a qual tinha tanto colaborado anteriormente. Assim, nunca Nilo Peçanha seria colocado na Afro-brasileiro e ele teria "ganho" a discussão. Sutil...

O Usuário:Opinoso vai insistir e dizer que não há nenhuma declaração de Nilo Peçanha dizendo que ele era mulato. Ele não se percebe...

Não vou inserir as nova fontes de dados que consegui quando o artigo Nilo Peçanha for desbloqueado. Se alguém quiser fazê-lo, pode pegar na wikipedia em inglês no artigo (en:Nilo Peçanha). Vou deixar assim, meio incompleto, como um monumento inacabado à tolice.

Vou rir em outro lugar, a não ser que ele vá mexer no Nilo Peçanha em inglês.

--Quissamã (discussão) 22h03min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

  • ele parece ter residuos negroides pelo cabelo e labio inferior, mas dizer que ele é mulato meio a meio é mesmo ridiculo..pela aparencia deve ser entre 1/8 negroide e 1/16; talvez entre 6,25% e 12,5%..!!entre 7,5% e 10% possivelmente..

mas pelo cranio parece tambem ter residuos mongoloides..talvez uns 20% de mongoloide com uns 10% de negroide e uns 70% branco, ou seja, mais de 2/3 - só com exame de dna nos restos mortais mesmo..

Data errada no Primeiro Mandato como Presidente do Rio de janeiro[editar código-fonte]

A Data de termino do primeiro mandato de Nilo Peçanha como Presidente do Rio de Janeiro insiste em aparecer como a data do término do segundo mandato, na predefinição. Tentei alterar, mas não importa o que eu tentasse, não muda. Se alguém tiver como alterar isso, seria bom. Paladinum2 (discussão) 14h55min de 12 de março de 2017 (UTC)[responder]