Discussão:Ordem arquitetónica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Ordem arquitetónica é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Módulo é o mesmo que modulor?[editar código-fonte]

Alguém poderia me responder a esta pergunta? O link em módulo desta página agora segue para a desambiguação módulo. Anteriormente levava ao módulo no sentido de valor absoluto. Qual o sentido da palavra módulo neste artigo? Obrigado, Luís Felipe Braga 02:09, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Neste caso não se pode dizer que modulor é o mesmo que um módulo de uma ordem arquitectónica, por ser um sistema de medida "inventado" por Le Corbusier no séc. XX (também relacionado com medidas base com origem no Homem a partir das quais se desenvolve as proporções de um edifício). Módulo, neste artigo, é, do mesmo modo, uma unidade de medida a partir da qual se determinam as proporções de um edifício, mas cuja origem é o raio da base do fuste da coluna, ou seja, um elemento construtivo, fazendo com que o edifício se desenvolva segundo um processo normativo. Um módulo, na arte ou arquitectura, não iniciou com os gregos, foi utilizado noutros momentos da história com diferentes medidas base. Também na pintura ou escultura a cabeça é um módulo para calcular as proporções do resto do corpo humano. Ou seja, não vejo nada na desambiguação que se aplique a este caso. O mais próximo é o modulor, mas não é a mesma coisa. Lusitana 07:49, 23 Abril 2006 (UTC)