Discussão:Papiloscopista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá. Uma luva mesmo que muito fina pode atrapalhar na identificação de uma digital? Grato Willer De que é composto o conteudo ou pó que os papilocopistas usam para retirar as digitais de cenas de crimes.

Complemento do conceito[editar código-fonte]

Em alguns Estados, uma das atribuições do papiloscopista policial é o "retrato falado" sendo a identificação facial de responsabilidade de desenhista técnico policial. O papiloscopista atua na identificação civil e criminal através do confronto de impressões digitais atuando desde a coleta de impressões de indivíduos, a analise, revelação e coleta de fragmentos de impressões em locais de crime, a necropapiloscopia ( identificação de cadáveres que não podem ser identificados senão pelas impressões digitais, através de métodos específicos), o arquivamento criminal e o arquivamento civil sendo que o primeiro se dá através de uma fórmula específica tendo como o conjunto de impressões seu parâmetro. A respeito da questão colocada na discussão, uma luva pode atrapalhar sim ,e há vários tipos de pó usados para revelar impressões digitais de acordo com a superfície de suporte, entre eles o carbonato de chumbo, o negro de fumo,etc.


Obs.: Na Polícia Federal, o Papiloscopista tem dentre outras atribuições a elaboração do Retrato Falado. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 200.169.41.23 (discussão • contrib.)

O papiloscopista precisa ter nível superior? Qual seria a Faculdade que um papiloscopista precisaria fazer? E o perito Criminal?

Atenciosamente, Luiz Claudio


Depende do estado brasileiro. Alguns exigem nível superior (principalmente quando a denominação do cargo é Perito Papiloscopista) enquanto outros exigem nível médio.

Quanto ao Perito Criminal, que é bem diferente do Perito Papiloscopista (em atribuições, autonomia funcional e quanto à remuneração), peço que verifique o link: Perito Criminal.