Discussão:Pareidolia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pareidolia artificial[editar código-fonte]

O conceito de Pareidolia enquanto fenômeno psíquico humano me deixa um pouco intrigada pois alguns softwares computacionais também andaram "enxergando" rostos humanos aonde não existem (vejam [1]). Porque simplesmente não acreditar que algumas imagens simplesmente parecem ser o que não são devido a uma grande semelhança? Não quero sugerir que a definição do artigo esteja errada, mas apenas refletir se a Pareidolia e a Apofenia são de fato fenômenos da psique humana, lembrando que que a Apofenia já descrita como sintoma de psicose. Imagino que o femômeno psíquico (psicose) seria verdadeiro apenas quando uma pessoa ficasse confusa e transtornada ao enchergar um rosto aonde não existe. --Jirah (discussão) 00h19min de 24 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Remoção de parcialidade religiosa[editar código-fonte]

Após reclamação feita por consulente, constatamos que a seção inserida aqui a tratar da transcomunicação instrumental, além de fugir completamente ao tema proposto, consistia numa série de conclusões pretensamente obtidas em sites em inglês; não conheço bem o assunto como vem sendo tratado na psicologia, mas acredito que o artigo em que se deva colocar tais ponderações seja o Fenómeno da voz eletrónica, que possui os interwikis onde se pode conferir apropriadamente o caso. Acresce que a seção removida trazia como referência para o tema um site chamado "gospelmais"... Ou seja, a Wikipédia sendo utilizada para divulgação de opiniões religiosas num contexto científico, para subrepticiamente atacar outra visão religiosa. Como trazia referências a dar aparente fiabilidade, trago aqui para avaliação imparcial dos demais editores que se interessarem:

  1. a seção removida
  2. Exemplo de "referência" 1: página pessoal de cientista, cuja biografia na en-wiki (en:Diana Deutsch) demonstra que ela não versou sobre transcomunicação ou mesmo sobre temas transcendentais (vide os afluentes)
  3. "referência" 2: http://www.portalcidadegospel.com.br/noticias/principal.php?catID=6&nid=6137 - site religioso, adversário das ideias de transcomunicação ou qualquer outra coisa similar.
  4. "referência" 3: http://noticias.gospelmais.com.br/ator-que-decaptou-mae-com-espada-samurai-diz-que-deus-surgiu-e-mandou-matar-o-demonio.html - outro site religioso de propaganda e proselitismo.
  5. outros tantos trechos de total parcialidade chegaram ao cúmulo de relacionar que a tal "transcomunicação" provoca esquizofrenia, citando para tais "sintomas" fontes como este artigo de Jane McGrath, que nem de longe fazem menção a transcomunicação.

No sentido de coibir este tipo de vandalismo proselitista, esperamos que a página em questão possa melhor ser vigiada, e aqueles que realizam tais ações, revelados. Cordialmente, André Koehne (discussão) 05h57min de 10 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]