Discussão:Pedro Mascarenhas (c. 1484-1555)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Confusão de homónimos[editar código-fonte]

Segundo o índice da Ásia Portuguesa, de Manuel Faria e Sousa, tratar-se-á de duas personagens diversas. Uma leitura sumária dos tomos I e II parece confirmar tal facto. Há também um paradoxo na data de nascimento estimada, pois o texto de Faria e Sousa atribui-lhe em 1554 setenta anos.

Portanto, vou transferir para aqui o parágrafo que será relativo ao hipotético (e quase certo) primeiro dos homónimos, «Pero Mascarenhas», para que se confirme e, caso haja recolha suficiente de dados, se lhe possa abrir verbete próprio, e vou também mover o título deste verbete para «Pedro Mascarenhas (c. 1384-1555).

Texto transferido e ligação externa transferidos (há ainda a necessidade de encontrar as fontes para as afirmações quanto às ilhas de Diego Garcia e Maurícia, que parecem muito duvidosas, o restante texto é verosímil):

Foi o primeiro europeu a descobrir a ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico (1512). Também se lhe atribui a descoberta da ilha Maurícia no mesmo ano, embora talvez não tenha sido o primeiro português a encontrá-la; anteriores expedições de Diogo Dias e Afonso de Albuquerque poderão tê-las avistado antes. Mascarenhas foi Capitão da Fortaleza de Malaca entre 1525 e 1526, ano em que consegue uma grande vitória em Bintão. Em 1528 o explorador Diogo Rodrigues designou as ilhas de Reunião, Maurícia e Rodrigues como Ilhas Mascarenhas em sua homenagem.