Discussão:Pentecostalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carismáticos católicos, incluir ou não?[editar código-fonte]

Informação de LeandroDeon[editar código-fonte]

Houve uma inclusão e posteriormente uma exclusão do texto sobre a Renovação Carismática Católica (RCC), que já tem verbete próprio. Apóio a ação do Leonardo Alves retirando o trecho, pois ser uma ambigüação, mantendo apenas o link. --Leandro Deon 22:14, 9 Agosto 2006 (UTC)

Proposta de revisão[editar código-fonte]

Informação de Elmer Mendes

foi omitida na lista da primeira Onda uma das maiores igrejas evangélicas brasileira: 1910 - Congregação Cristã no Brasil 1911 - Assembleias de Deus - Primeira geração: Congregação Cristã do Brasil (CCB), Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil (CGADB), Convenção Nacional das Assembléias de Deus do Brasil (CNADB) - Madureira, Igreja de Cristo no Brasil, Igreja de Deus no Brasil, Igreja de Deus Pentecostal do Brasil

1946 - Igreja Evangélica Avivamento Bíblico

Informação de LeandroDeon[editar código-fonte]

Proponho que esse artigo, até agora muito bem escrito, seja ampliado e revisto, de modo a incluir mais assuntos e também revisar alguns aspectos obscuros do texto, que poderiam dar margem a diferentes interpretações, adversas à boa compreensão do que pretende o artigo.

Conceito

Na definição do artigo, o pentecostalismo é definido como "grupos religiosos", o que denota extrema variedade e presumível falta de unidade. Em seguida, porém, continua como "originário do protestantismo" (acredito que a manutenção do singular seja um erro de revisão a partir do momento em que deixou de ser entendido como um "movimento" para ser entendido como "grupos"). Na realidade, segundo a terminologia cristão, nem "grupos" nem "movimento" são corretos para se definir o pentecostalismo. Se for grupos, segue a idéia de heterogeneidade (o que contradiz com as características em comum e sua própria origem histórica); se for considerado movimento então denota algo perene em uma escala muito maior dentro do cristianismo, em diferentes épocas e organizações.

O conceito mais correto, portanto, é o de DENOMINAÇÃO, que inclui diferentes igrejas e movimentos interno, surge historicamente dentro do protestantismo (mais propriamente na primeira década de século XX), e que tem como ELEMENTOS DIFERENCIADORES a crença na continuidade dos dons do Espírito Santo (após a era apostólica), manifestados por meio da variedade de línguas, curas e profecias.

Observe que os pentecostais não são os únicos a admitirem essa continuidade de dons. Há outros elementos COMUNS extremamente importantes: a começar porque o pentecostalismo é originário do movimento evangelical do final do século XIX nos Estados Unidos. Também é importante não esquecer que a maioria dos pentecostais evangélicos também segue a teologia pré-milenarista. Quanto a outros movimentos (atuais ou do passado) que também admitem os dons, o conceito genérico é o de CARISMÁTICOS, reservando ao Pentecostalismo o caráter de uma denominação exclusivamente protestante.

Até meados dos anos 60, as estatísticas recusavam-se a classificar os pentecostais entre os protestantes (devido a considerarem perigosa a relação entre a revelação profética e o princípio da Sola Scriptura), mas nas últimas décadas a sua inclusão já é fato corrente, e admitido pelos próprios protestantes.

Assim sendo, os pentecostais são carismáticos. Porém, os carismáticos católicos não são pentecostais.

História

A explicação da origem do movimento pentecostal (datada de 1906) é sastisfatória, mesmo que se possa ampliar esse assunto e recuar alguns anos, pelo menos até o avivamento de Topeka (1900), sem desmerecer é claro o grande impulso a partir da rua Azuza.

Não se deve citar outras situações em que outros grupos cristãos admitiram os dons, porque realmente a lista seria muito grande, tanto dentro do protestantismo quanto fora dele, em diversas partes do mundo. Esses grupos e movimentos nem por isso se filiaram ao pentecostalismo. São igrejas africanas, "culto de cobras" nos Estados Unidos, movimentos no interior da Rússia, irvinguianos... até mesmo há carismáticos ortodoxos e anglicanos, Aconteceu também o contrário: a Church of God, fundada em 1886, vinculou-se mais tarde ao pentecostalismo. Também não é necessário referir-se a curas milagrosas. Todas as curas são, por si só, milagrosas.

Por outro lado, é preciso retirar que o avivamento da Azuza cresceu por causa da projeção na mídia. Na época, a mídia resumia-se aos jornais, e esses eram frontalmente hostis ao movimento de Seymour. É possível que as notícias sobre o que acontecia nos cultos tenha atraído alguns leitores curiosos que acabaram se juntando ao pentecostalismo nascente, mas se isso aconteceu foi contra a expectativa da própria mídia.

No mais, poderíamos avançar na história do pentecostalismo com outras igrejas que surgiram após os anos 20. A Four Square Gospel não pode ser esquecida. Mas, ao entrar nos anos 60, é preciso cuidado na relação com os tele-evangelistas, que não são unica nem majoritariamente pentecostais.

Sobre algumas igrejas pentecostais terem se afastado da corrente comum (teologia protestante), como por exemplo os que seguiram o unitarismo, é fato que deve constar, mas não com muita ênfase, já que são muito minoritários. Movimentos desse tipo existiram a partir de todas as denominações cristãs.

No Brasil

Aqui cita que o pentecostalismo divide-se no Brasil em três correntes. Mas é complicado falar nisso, porque compreender como correntes seria admitir que cada uma delas tinha um conjunto de doutrinas comuns, o que não se verifica. Por exemplo, CCB e Assembléia de Deus foram opostas, e esta última tinha mais em comum com as que vieram posteriormente.

Portanto, o mais correto seria definir como 3 GERAÇÕES, e mais as renovadas. Observe que as gerações devem incluir as subdivisões, mesmo recentes, que delas surgiram. Assim, se deve constituir um quadro mais ou menos assim, apenas com as igrejas mais importantes:

- Primeira geração: Congregação Cristã do Brasil (CCB), Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil (CGADB), Convenção Nacional das Assembléias de Deus do Brasil (CNADB) - Madureira, Igreja de Cristo no Brasil, Igreja de Deus no Brasil, Igreja de Deus Pentecostal do Brasil

- Segunda geração: Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, Igreja Pentecostal de Nova Vida, Igreja do Cristo Jesus, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Igreja Evangélica Só o Senhor é Deus, Igreja Evangélica Pentecostal Unida, Igreja Evangélica Casa da Benção

- Terceira geração: Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), Igreja Renascer em Cristo, Comunidade Evangélica Casa de Oração, Comunidade Sara Nossa Terra, (essa lista precisa ser acrescida de cerca de uma dezena de igrejas que surgiram recentemente, APENAS entre as mais importantes; há realmente um número muito significativo de igrejas que poderiam se incluir no grupo das RENOVADAS, e pode ser incluída aqui, embora como uma "geração" própria)

Quanto ao termo neo-pentecostalismo, não costumo utilizar. Não há motivos suficientes para conceber a 3a. geração como um neo-pentecostalismo. Nem novas doutrinas, nem elementos comuns, sequer tem uma base teológica externa. No entanto, é bom que o termo ao menos seja citado, já que é corrente. Por algum motivo, a IURD é citada no artigo duas vezes, com duas datas de origem diferentes. Corrigir.

Quanto a referência que essas igrejas da terceira corrente "funcionam como empresas" de forma alguma deve fazer parte do texto. Nem mesmo a adesão à teologia da prosperidade (que nem todas seguem). É certo que algumas são fortemente criticadas porque trabalham com ofertas ou pregam ganhos materiais, mas de forma algumas são geridas como empresas. Por mais que tenham ações criticáveis, nenhuma se organiza como empresa. Elas não trabalham com com mercadorias, notas fiscais ou gerência de equipes. Não pagam impostos e nem são cotizadas por ações. Essa é uma comparação que não deve ser colocada aqui.

Sobre os carismáticos católicos, é possível se colocar um link, mas o conteúdo não deve ser colocado aqui. A Renovação Carismática já tem seu próprio artigo, muito mais extenso e elaborado que esse. Não há necessidade de colocar aqui.

o comentário precedente não foi assinado por LeandroDeon (discussão • contrib.) em (01:12, 10 Agosto 2006)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Olá Leandro! A sua observação tem muitos pontos de vista interessantes, e estu certo de que poderão certamente ser aproveitados para inclusão no artigo. Acho que você faz muito bem ao colocar primeiro o tema aqui em discussão, uma vez que este pode ser um artigo mais ou menos controverso. Aguarde alguns dias e, caso não existam opiniões contrárias, edite o texto do artigo com estas suas novas indicações! Obrigado. Cumprimentos, --Vitor Madeira 09:25, 10 Agosto 2006 (UTC)

Comentário de Leandro Deon[editar código-fonte]

Vejo que o artigo está melhorando!--Leandro Deon 18:09, 11 Agosto 2006 (UTC) Caros amigos, Fiz uma Rápida leitura de vossos comentários, mas nesta rápida leitura me deparei com um detalhes importante: Aliás...vários detalhes importantes:

Texto de cabeçalho[editar código-fonte]

Devemos lembrar da ancestralidade do pentecostalismo, seu marco fundantes, sua característica principal. Isso difere dos neo-pentecostais e dos pós-pentecostais. Portanto até o ano de 1950 só surgiu o pentecostalismo histórico. Outro detalhe é quanto a questão daas três primeiras igrejas que surgem no Brasil e são na verdadef frutos de missões: Congregação cristã, Assembléia de Deus e Misão Evangélica Pentecostal do Brasl. Essas igrejas não surgem de rupturas diferentes das demais como a I. de Cristo, e outros ministérios da Assembleía ok?

www.joaobosco.wordpress.com

João Bosco

Fiz algumas alterações históricas porém não foram levadas em conta. Creio que as informações do amado estejam incompletas. Ou no mínimo confusas. É necessário uma leitura de Paul Freston, João Bosco, Paulo Siepiersk, Elben Lenz, Ricardo mariano dentre outros.

Observação[editar código-fonte]

Eu acho que seria interessante colocar uma observação. Alguns evangélicos são pentecostais pois acreditam nos dons do Espirito Santo, mas não seguem o tipo de doutrina de algumas igrejas como Assembléia de Deus, já que na própria Bíblia são citados os dons, a Diferença é que em igrejas como a Batista, segue-se a ordem de culto citada em Conríntios 14. (Quero deixar claro que não é uma crítica, muito pelo contrário, é apenas uma observação entre diferenças de igrejas e o pentecostalismo)

Crítica ao Pentecostalismo[editar código-fonte]

De forma a dar maior imparcialidade ao artigo a Crítica é muito importante. Infelizmente todas as vezes em que se acrescenta a Crítica , alguém a retira do Artigo. Assim sendo, o artigo fica incompleto e parcial. Portanto é necessário a Crítica pois proporciona uma visão neutra sobre o tema e esclarece as posições doutrinárias e razões de quem rejeita o Pentecostalismo como é o caso do Protestantismo histórico e de outras Igrejas Cristãs tradicionais.

Erro na matéria sobre o "Pentecostalismo Clássico"[editar código-fonte]

[1]--Héber Gouveia de Lima (discussão) 23h39min de 8 de maio de 2015 (UTC)Ao ler o artigo sobre o Pentecostalismo clássico eu vi um erro que foi a seguinte declaração "logo depois Daniel Berg conhece atraves da Congregação o movimento pentecostal e funda no Brasil a Assembleia de Deus logo depois da CCB." Essa declaração é erronia pois Daniel Berg não foi influenciado por Francescon para fundar a Assembleia de Deus nem tão puco para vir ao Brasil. Muito pelo contrario ele veio para o Brasil na intenção de avivar as Igrejas ja existentes e após ser expulso da igreja batista ele e Vingren fundaram uma igreja que na epoca chamava Missão da Fé Apostólica em Belém, Igreja essa que posteriormente foi re-nomeada com Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Além de que segundo o site Ultimato diz que: "Gunnar já tinha feito teologia em um seminário batista sueco e pastoreava uma igreja em Menominee, no Michigan, e Daniel trabalhava em uma quitanda em Chicago. Em uma conferência realizada na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, Gunnar passou pela experiência do chamado batismo com o Espírito Santo e falou em línguas. A partir daí, começou a pregar a doutrina pentecostal; porém, metade da igreja de Menominee não o quis mais como pastor. Assumiu, então, o pastorado de outra igreja batista sueca, dessa vez em South Bend, na fronteira de Indiana com Michigan, e a transformou em uma igreja pentecostal". E o site Gospel + diz que: "Em 1909, após despedir-se dos pais, em meio à viagem de retorno aos Estados Unidos, Daniel orou com insistência a Deus, pedindo o batismo no Espírito Santo. Como não estava preocupado como da primeira vez, posto que já conhecia os EUA, canalizou toda a sua atenção à busca da bênção. Ainda no navio, ao aproximar-se das plagas norte-americanas, sua oração foi respondida". além desses sites existem vários livro e fontes que contestam essas informações. Por esse, motivo é preciso alterar essa matéria para um melhor estudo.[responder]