Discussão:Pleonasmo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

{7{marca de projeto|1|WP Offline|1|}}

Esboço[editar código-fonte]

  • Que mais acham que precisa para deixar de ser esboço? -- Leonelsr msgs 04:56, 3 Junho 2006 (UTC)
  • acho que faz falta aquela nota que pus la. ou estou enganado? bom, não sei bem!

2018-12-15 Os exemplos de pleonasmos são muito maus, é preciso que alguém pesquise exemplos melhores e altere. Acabei de apagar um muito mau, mas não resolve. Se estas a ler isto e tiveres tempo, ajuda aí. Eu não consigo.

  • Desculpem-me estar a abrir esta discussão, mas o que se refere a pleonasmo no excerto de Fernando Pessoa, muitos não o consideram... De facto, quando se diz (porque acho que é dessa parte que se está a retratar) "Ó mar Salgado, quanto do teu Sal" o autor entra em diálogo com o "Mar Salgado" (embora se possa pensar que é um pleonasmo, a palavra mar não está directamente relacionada com a palavra sal em muitos casos, pois existem "mares" que não são "salgados"...). Penso que seria necessário, ou citar as fontes que comprometam esta teoria ou então retirar-se o excerto...

Abraços a todos, Vitor

Sim foi isso que apaguei, devia ter melhor justificação, concordo com o dito, mas penso mesmo que era bom arranjar melhores exemplos de autores para esta entrada do que os que estão lá. Se fosse rápido para mim já tinha posto lá, mas não é.


  • "Prefeitura municipal (pois no Brasil toda prefeitura é do munucipio)" No Rio de Janeiro exatamento na Ilha do Governador existe um Prédio chamado Prefeitura da Aeronáutica
  • Como por exemplo <- esse erro é bem comum, "como" já expressa um exemplo. Achei interessante e ia acrescentar esse exemplo, mas vi o anúncio na hora que ia editar e não o fiz. Fiquei em dúvida quanto a isso ...

Abraços, Edgaro comentário precedente não foi assinado por 189.51.55.226 (discussão • contrib.) --Lucas Telesdê a voz 06h42min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

"Como" não expressa exemplo; expressa comparação apenas.--Lucas Telesdê a voz 06h42min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)
    • Não faz sentido chamar Prefeitura Municipal de pleonasmo vicioso. Existe "Prefeitura Universitária", que pode ser um exemplo raro perto das prefeituras de municípios, mas nega o sentido óbvio que prefeitura seja apenas e somente de municípios. Fasouzafreitas (discussão) 13h44min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)
  • "Como" + "por exemplo" = pleonasmo
 "Temos argumentos sólidos, como, por exemplo (!), a comprovação do superfaturamento."
 "Temos argumentos sólidos, como a comprovação do superfaturamento."
 "Temos argumentos sólidos; por exemplo, a comprovação do superfaturamento."
 "Como" e "por exemplo", em frases como a reproduzida acima, significam a mesma coisa. Usar os dois é redundância. Escolha um ou outro. 
 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/dicas_do_pq.shtml

Desculpe a correção, mas eu acho que "Goteira no teto" não é considerado pleonasmo, pois há também goteiras na pia, por exemplo.

pleonasmo x hipérbole[editar código-fonte]

"Eu nasci, há dez mil anos atrás" não é pleonasmo, é uma hipérbole, se alguém concorda apague este exemplo. Flávio Costa (discussão) 16h03min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

Olá Flávio. A hipérbole ocorre depois da vírgula e o pleonasmo antes. Nasci é conjugação da primeira pessoa e não necessita colocar o pronome. Paulo Aguiar.
Este não é local para isso, mas não me contive e decidir deixar um comentário. Não é pleonasmo usar "eu nasci", "eu dormi", "eu fiz", "eu sei", apesar de todas essas formas serem certamente relacionadas à primeira pessoa. O pleonasmo nessa frase é que o "há" e o "atrás" passam a mesma ideia de passado. Portanto, "eu nasci há dez mil anos" ou "eu nasci dez mil anos atrás" seriam formas aceitas pela gramática. É o uso de ambas as formas em uma mesma frase (" dez mil anos atrás") que caracteriza o pleonasmo. E não cabe vírgula nessa frase. A hipérbole é pelo exagero ("dez mil anos" com sentido de "muito tempo", embora não necessariamente "dez mil anos cronológicos"). Por isso, esta frase tem pleonasmo e, na grande maioria das vezes que for utilizada, também tem hipérbole. Sds, CasteloBrancomsg 06h06min de 7 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Quanta ignorancia por aqui corre livremente... 188.80.41.56 (discussão) 22h08min de 23 de março de 2010 (UTC)[responder]


o wikipedia agora dá dicas é?

Super Pleonasmo[editar código-fonte]

Considera a frase ambos os dois conjuntamente juntos simultaneamente ao mesmo tempo. É isso um pleonasmo literário ou vicioso ou ambos os dois conjuntamente juntos simultaneamente ao mesmo tempo? É essa construção um pleonasmo duplo, pleonasmo exagerado, super pleonasmo ou simplesmente "plain wrong" (português culto)? É o termo pleonasmo exagerado um pleonasmo em si mesmo e portanto um super pleonasmo?

Considera também a frase se suicidou-se a si mesmo. É isso um outro exemplo de super pleonasmo? Não sou um perito (expert) em linguística em inglês ou português para responder minhas perguntas e portanto não vou alterar esse artigo para addressar essas issues. Porem a Wikipedia é baseado no conceito de consensus e acredito que essas perguntas merece respostas.

Seu colega wikipediário
Airliner User talk:DomFerreira01 18h41min de 4 de dezembro de 2015 (UTC) Airliner User talk:DomFerreira01 19h26min de 20 de fevereiro de 2016 (UTC)[responder]

Certamente que certeza absoluta não é pleonasmo: a pessoa pode estar certa em partes![editar código-fonte]

E onde está o primeiro e principal pleonasmo nessa lista, que é "Seu próprio" (no caso, "seu" e "próprio" têm o mesmo significado!)?

Saviochristi (discussão)

Autobiografia não é pleonasmo / redundância![editar código-fonte]

Se eu disser que estou com minha biografia, ela pode não ter sido escrita por mim mesmo!

Da mesma forma, se eu disser que estou com a autobiografia, ela pode ser a de outra pessoa!

Entenderam bem o que estou escrevendo?

2804:D45:167A:6800:5560:7344:FCF1:89CC (discussão)

Ver com os olhos, comparecer pessoalmente e amigo pessoal jamais foram pleonasmos (literários ou viciosos)![editar código-fonte]

Tem gente que diz que “ver com seus próprios olhos” é pleonasmo vicioso por somente se poder ver com os olhos, mas o pleonasmo vicioso ocorre com “seus” e “próprios” e só com elas, haja posto que uma pessoa pode dizer que “vai ver o que pode fazer pela outra”, “vai ver algumas coisinhas ali”, “viu alguém ou algo em seus sonhos”, “viu alguém ou algo em sua imaginação”, “viu que uma ideia era a maior furada ou roubada”, “não viu que o Brasil decaiu da sexta maior economia do mundo para a nona e que o Reino Unido decaiu da quarta para a sexta” etc.

Já quanto a comparecer pessoalmente, a pessoa pode comparecer por videochamada ou videoconferência, por carta em casamento, divórcio, processo por indenização, multa ou pensão, etc.

E em relação a amigo pessoal, existem amigo virtual, amigo por telefone, amigo por carta, etc.

2804:D45:1626:4000:9AF:5BC2:6E46:543B (discussão)