Discussão:Polímata

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Precedência canônica[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Discussão:Polimatia

Caros colegas,
administradores,
ou co-editores,

Se é que compreendem verdadeiramente a "natureza duma enciclopédia moderna — e seu cânon, por uma questão de boa estrutura e ordem, não realizem nem encorajem a realização dessa anunciada transferência.

Não me alongarei no arrazoado. Se, após sua leitura, não se convencerem irrestritamente...

  1. Da mesma forma que engenheiro remete a engenharia, filósofo remete a filosofia, médico remete a medicina and so more (para os afeiçoados...) é inequivocamente claro que polímato (forma preferível...) e suas variantes) devem remeter a polimatia. A regra semiológica é — ou deve ser!... — a mesma, certo? Ou dar-se-á aqui de haver "dois pesos e duas medidas"?!...
  2. Muito bem: eu — idiossincrasicamente eu, apenas eu — sou favorável à unificação dos subsistemas Wiki num só. Se isso não for viável no modo de exclusão lógica (OU exclusivo) proponho que seja implantado no modo de inclusão lógica (OU inclusivo). Da seguinte maneira: todas as entradas do wikcionário sejam consignadas também na wikipedia, porém diretamente, a fazerem parte do corpus enciclopædiæ, embora o contrário, por motivos óbvios per se, não se faça.
  3. Em terceiro lugar, mais uma sugestão: pode haver, sim — na wikipedia qual presentemente conformada ("apenas enciclopédia": que será isso?) — artigos/verbetes independentes, sem redirecionamentos (!), a tratarem de engenheiro (estudando-lhe as peculiaridades pessoais, profissionais, corporativas, sócio-políticas etc.), bem assim, semelhantemente, de filósofo, de médico... de político etc.. SEM REDIRECIONAMENTOS. É inteiramente possível e muito enriquecedor tratá-los, quase-independentemente (com os vínculos, é certo), sob a atual (e restrita) ótica enciclopédica.

Peço-lhes refletirem detidamente sobre essas questões. Estamos procurando aperfeiçoar.

Da forma como se anda a conduzir, não está bom: parece-se muitas vezes mais uma "entropædia"...

Meus respeitos!

EgídioCamposDiz! 13h36min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)

Propus a fusão dos dois artigos, acho que isso resolveria o problema. O que me diz, caro Egídio? Se ninguém tiver nada contra, ofereço-me a fazê-la o mais rapidamente possível. RafaAzevedo msg 16h51min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)
  • Caro RafaAzevedo, note que eu não propus ou sugeri essa fusão. O que fiz foi tão-somente alertar para apliação de regras de afluência ou precedência diferentes em casos semelhantes [como está em (1) acima]. Em verdade, sou favorável à existência independente de ambos os verbetes: isso tem o condão de enriquecer mais e mais nossa Wikipédia [como está em (3) acima]. Por fim... em verdade, em verdade mesmo, sou favorável à unificação dos vários subsistemas wiki num único Sistema Wikiuma "holospædia", ou "plenipædia", sugestões de como chamá-la. Como se pode construir uma "plenipædia" a partir do atual cenário? Da seguinte maneira extremamente simples e conveniente: pela migração inclusiva de todos os subsistemas para essa nova base "cognimática" ("cognimática" é neologismo para significar a junção de congnição e informática). Porém... voltando à "vaca fria" — já que em maioria a comunidade parece não aprovar a unificação total — não haja a fusão, tampouco a transferência. Acolham-se ambos "enciclopedicamente". Sds! EgídioCamposDiz! 15h29min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

A comunidade se manifestou contra a fusão? Não fiquei sabendo. Pessoalmente, creio que os dois artigos estão muito pequenos e os conceitos muito interligados para que uma existência separada se justifique. RafaAzevedo msg 15h40min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

O texto acima foi movido de: Discussão:Polimatia

Enciclopédia?[editar código-fonte]

Este artigo/verbete — conforme o atual cânon wikipédico — deveria constar do Wikicionário, não da Wikipédia. A não ser que se venha a conceber novo cânon (eu, a propósito, aprovo-o!) de se unificarem os dois corpora wiki num só, a ser dicionário enciclopédico ou, lato sensu, mui apropriadamente, enciclopédia.

EgídioCamposDiz! 06h27min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Propus a fusão dos dois artigos (Polímata e Polimatia), gostaria de saber a opinião dos demais wikipedistas. RafaAzevedo msg 16h50min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)
Acho válida afusão dos dois artigos, gerando uma página com maior qualidade enciclopédica, ao invés de meramente conceitual. Iceancient (discussão) 15h19min de 27 de julho de 2011 (UTC)[responder]