Discussão:Presbítero

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revertido para a última edição de Joãotg Jurema Oliveira 04:28, 4 Jan 2005 (UTC)


Acho que o que tentaram fazer foi uma página de desambiguação, não seria melhor fazer direitinho?--Osias 11:31, 4 Jan 2005 (UTC)
Estão colocando presbítero como sinônimo de presbiteriano. O erro está aí.. Presbítero é um cargo/função da Igreja, inclusive da Igreja Católica. Estão associando diretamente com 'presbiterianos'.Kodai 11:50, 4 Jan 2005 (UTC)

Trata-se de um título de ministro de culto religioso presente em diversas denominações religiosas. Irei pesquisar e adequar o verbete. Ajudas serão bem vindas. --O. Arouck 09:43, 1 Mar 2005 (UTC)

Texo Retirado my razões[editar código-fonte]

Presbíteros de acordo com a Bíblia ( Este tema foi retirado visto que está no meu ver imprefeito e necessitar de um melhor trabalho. Seria melhor ser editado aqui e o texto final ou as ideias chaves, ser recolocado no artigo Presbítero. Fiz uma revisão geral imediata sem remover a boa contribuição anterior. Vou procurar colaborar neste artigo dando a minha contribuição tb. A Vidente 20:28, 9 Maio 2006 (UTC) )

A escolha dos presbíteros

Os presbíteros eram escolhidos através de eleição na Igreja local depois de orações e jejuns. (Atos 14:23) É uma função de muita responsabilidade, pois é através dos presbíteros que a igreja local tem a sua administração e governo, temos um exemplo claro na ocasião em que Paulo e Barnabé estavam para resolver uma séria questão sobre a circuncisão em que o assunto foi levado ao conhecimento dos apóstolos e presbíteros de Jerusalém. Até mesmo para oração de doentes os presbíteros são os responsáveis pela oração e unção (Tg 5:14)

Presbíteros/Bispos

O termo Presbítero refere-se à pessoa e Bispo a função, a função de um presbítero é ser bispo. A palavra Bispo é uma terminologia grega que quer dizer epískopos, formando dois radicais: epí (que significa "sobre") e skopós (que significa "aquele que vê", "vigilante"). A função dos presbíteros é de supervisionar a Igreja. (I Timóteo 3:1)

Qualificações dos presbíteros

Por ser uma função de governo e administração na Igreja, os presbíteros devem ser cristãos que preencham satisfatóriamente os requisitos encontrados na Biblia. (I Timótio 3:2-7; Tito 1: )

Os presbíteros podem receber salário pelo seu trabalho religioso?

Sim, desde que estejam empenhados integralmente na obra religiosa. (I Timóteo 5:17)

A função de pastorear o rebanho de Deus

Devido a responsabilidade os presbíteros também tem a função de pastorear (cuidar) dos cristãos numa Igreja. (I Pedro 5:1,2).

Quantos presbíteros devem ter numa Igreja?

De acordo com a Biblia, uma igreja deverá ter um número de presbíteros de acordo com as necessidades religiosas da igreja (comunidade) local. (Atos 15:2) A Igreja de Jerusalém foi a primeira igreja cristã a ser formada. Como decorrer do tempo muitas outras foram formadas, em particular, durante as viagens missionárias do apóstolo Paulo, e nomeados presbíteros para liderar espiritualmente as igrejas locais.

Fusão: Padre e Presbítero[editar código-fonte]

Padre e presbítero hoje em dia são sinónimos. Presbítero é o nome técnico e oficial que é dado ao ministro sagrado de várias Igrejas cristãs. Padre é o nome por que vulgarmente são conhecidos os presbíteros, nas várias Igrejas em que existem.

Proponho pois que os dois artigos sejam fundidos, com o título Padre (por ser o termo mais conhecido e vulgar), com redireccionamento em Presbítero. No artigo Padre seriam colocados os aspectos históricos do artigo Presbítero.

Renato Rosa 19h11min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

Discordo, o artigo explica bem a amplitude do termo grego πρεσβυτερος (presbyteros) presbítero em contraste com padre, que é uma designação única da igreja Católica. Marcos msg 19h28min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)


O artigo Padre afirma que "Padre é o título que recebe um presbítero na Igreja Católica, Igreja Anglicana e Igreja Ortodoxa".
Mas para preservar que há presbíteros que não são chamados padres, talvez possamos então reunir os dois artigos no título Presbítero, visto que todos os padres são presbíteros, e por isso acho que não vale a pena ter dois artigos diferentes. Renato Rosa 21h57min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)