Discussão:Programa de computador

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Iniciei um artigo específico para o programa de computador. Ele é mais básico e fundamental; discorre sobre a sua história e definição, sem entrar em aspectos sobre a indústria do software, as metodologias de desenvolvimento, as licenças e os diversos tipos de software. Esses assuntos, acredito eu, devem ser tratados no artigo software. Eu sei que para os leigos é difícil fazer essa diferenciação, mas acredito que, para o leigo, é preciso falar sobre o "programa de computador" de maneira mais simples. Luís Felipe Braga Msg 04:45, 10 Abril 2007 (UTC)

Acredito que Sofware e programa de computador, sejam a mesma coisa. A wikipédia inglêsa também propôs a fusão de seus artigos (Computer software com Computer program). Acho que a página software deve ser uma página de redirecionamento para programa de computador, para que pessoas que procurem por "software", cheguem a página programa de computador (do mesmo modo que Game engine e Motor de jogo). Os conteúdos que um artigo tiver a mais que outro, devem ser colocados na mesma página, ou seja, Programa de computador. --Ricvelozo 23h07min de 15 de Setembro de 2007 (UTC)

Caso eu não receba resposta, ou ninguém se manifeste, colocarei a predefinição de fusão... --Ricvelozo 20h17min de 23 de Setembro de 2007 (UTC)
Sou contra. Ver discussão no artigo software. Luís Felipe Braga Msg 12h45min de 24 de Setembro de 2007 (UTC)
  • Discussão antiga. Mas realmente parece que há uma crise de identidade nesses dois artigos. Como eu já disse na discussão de Software, se chegaram à conclusão de que Programa de computador é diferente de Software o que deveria haver é empenho de quem vê dessa maneira, de evidenciar essa distinção. O que ocorre, no entanto, é exatamente o contrário, com todo o conteúdo de ambos os artigos explicitamente tratando as duas coisa como sinônimos, tanto lá como cá. Aqui, por exemplo, podemos ver na seção terminologia a seguinte frase:

"Um programa de computador também é conhecido como software, software aplicativo, software de sistema ou simplesmente "programa".

Alguém sabe explicar esse fenômeno? Gerbilo :< 00h00min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Software X Programa de computador[editar código-fonte]

Voltando (novamente) ao debate Software X Programa de computador e replicando aqui o que eu disse na discussão de Software.

Embora essa discussão já tenha ocorrido resultando em um aparente consenso sobre a separação dos dois assuntos, eu ainda não encontrei uma justificativa técnica que fundamente essa distinção. Ao contrário, ambos os artigos incorrem na alternância do emprego das duas terminologias com sendo sinônimas, fortalecendo a noção de que trata-se realmente do mesmo assunto. E a despeito do consenso alegado, nada foi modificado em nenhum dos artigos para que essa distinção entre um e outro fosse estabelecida. Ao contrário, como estavam, assim continuam, sem sinal de que haverá alguma modificação.

Eu penso que por uma questão de lógica, aqueles que discordam da redundância entre os dois artigos deveriam modificar tanto um quanto outro, para que essa diferença efetivamente seja caracterizada, se acharem que isto de fato é possível. Gerbilo :< 12h57min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]