Discussão:Protocolo de Quioto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Melhoria do artigo[editar código-fonte]

Antes estava escrito como "causa do aquecimento global". Porém os estudos ciêntificos mostram que o homem não é o único responsável pelo aquecimento global e sim apenas um coadjuvante, isso segundo o próprio artigo "aquecimento global" presente na Wikipedia. Portanto, mudei o texto para: "como causa endogênica do aquecimento global, haja vista que o mesmo pode ser influenciado por outras causas."

Não entendi essa frase, mas não reverti, esperando que explique (ou corrija). Você quer dizer como principal causa antropogênica do aquecimento? O resto não me parece relevante, já que se está falando do Protocolo e da forma como a sua aplicação poderia influenciar o aquecimento. --Rui Silva (discussão) 07h00min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Exclusão do "esboço"[editar código-fonte]

Excluí a predefinição de esboço por achar que o artigo está completo o suficiente para não ser mais considerado um esboço. As contribuições, entretanto, ainda são muito bem-vindas. Eduardo Gerhardt Martins 23h53min de 4 de Setembro de 2007 (UTC)

De fato tem razão, obrigado por remover o esboço, contribuições seram-bem-vindas. Augusto Reynaldo Caetano Shereiber 23h55min de 4 de Setembro de 2007 (UTC)


Quioto vs. Kyoto[editar código-fonte]

Caros Editores, a Troca da Grafia Quioto por Kyoto já foi proposta antes e não foi aceita porque no idioma português a grafia correta é Quioto. Por favor, antes de fazer alterações desse tipo consulte a história do artigo ou proponha na página de discussão. abraço e boas contribuições. Eduardo Gerhardt Martins 19h55min de 19 de Setembro de 2007 (UTC)

o argumento de que nao se altera nome próprio nao vinga porque Kyoto é a forma em Inglês, língua que não é falada naquela província e naquela cidade, na língua local a forma escrita é 京都市 ou Kyōto-shi. por favor nao altere. 15h19min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
  • solicito que algum administrador proteja o artigo contra edições feitas por usuários não cadastrados, pois os mesmos têm feito muitas edições trocando o nome da cidade de Quioto para Kyoto. Eduardo Gerhardt Martins 15h27min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Acho que é válido um adendo a respeito do Quito vs Kyoto no próprio artigo, para que os usuários não tenham que vir na página da discussão como eu fiz. Quando li "Quioto" a primeira coisa que pensei é "o nome do tratado não é baseado na província japonesa?", imaginando então se "Quioto" era uma pessoa.

Exclusão das edições de 31 de outubro de 2007[editar código-fonte]

Reverti as edições porque achei que o texto excluído estava redundante com os parágrafos anteriores, que eram mais completos. Se o editor quiser propor um texto mais simples para a introdução acho que teriamos que discutir aqui antes. Eduardo Gerhardt Martins 00h16min de 1 de Novembro de 2007 (UTC)

Efeitos do protocolo de Quioto[editar código-fonte]

EFEITOS DO PROTOCOLO DE QUIOTO

A tabela incluída sobre os efeitos do protocolo de Quioto trata de gases CFC. O Protocolo de Quioto não lida com CFC, mas com gases de efeito estufa. CFC é cloro-fluor-carbono, e é um gás que agride a camada de ozônio, tornando-a mais fina e permeável. Gases de efeito estufa são gases como o CO2, o CH4 e outros que se concentram na atmosfera e impedem que parte do calor recebido pela Terra (proveniente do sol) seja refletido de volta para o espaço, deste modo, criando um efeito semelhante ao de uma estufa.

É necessário, assim, rever a tabela, para saber se se trata de um mero erro da nomenclatura dos gases, ou se a tabela diz respeito mesmo ao CFC.

Como não estou muito familiarizado com a Wikipedia, deixei uma observação na seção correspondente. PS: Emissão de CFCs foi restringida pelo Protocolo de Montreal. Emissão de gases de efeito estufa é tutelada pelo Protocolo de Quioto.o comentário precedente não foi assinado por IP (discussão • contrib.)

Tabela transferida para Clorofluorcarboneto. --Rui Silva (discussão) 14h19min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

isso e importante para todo o munddo

A informação de que o protocolo de Quioto expira em 2012 é, no mínimo, equivocado, pra não dizer mentiroso. O protocolo não tem prazo para expirar. Há sim, um cronograma, onde o período de 2008 a 2012 é relativo a primeira etapa de implemntação do protocolo. o comentário precedente não foi assinado por Thiago.maf (discussão • contrib.) 13h30min de 15 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Mudança do nome Quioto para Kyoto[editar código-fonte]

Solicito que mudem Quioto para Kyoto pois, o termo Kyoto é mais usado atualmente tendo aparecido em artigos de jornais, na televisão e ,até mesmo, em livros didáticos.Acredito que essa mudança torne o artigo mais "coerente",e possibilite um melhor entendimento,entre outros diverssos aspectos que devem ser observados.Desde já agradeço a atenção. comentário não assinado de 179.127.241.213 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Além de não ser, Quioto é a forma correta em português. JMagalhães (discussão) 20h12min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]