Discussão:Purificação de água

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Purificação da água

Atualmente, a tecnologia mais utilizada para a dessalinização da água é a osmose reversa, também chamada de osmose inversa, que segue o princípio contrário do fluxo natural da osmose. No processo natural, duas soluções com concentrações diferentes de solutos estão separadas por uma membrana semipermeável, que permite a passagem da água, mas barra os solutos, como os íons de sal. Para chegar ao equilíbrio de concentração, ocorre a difusão, por meio da membrana, da água do reservatório com a solução menos concentrada de sal para a mais concentrada. A quantidade cada vez menor de água potável disponível a uma população em crescimento constante é objeto de preocupação de ambientalistas, governantes e também de cientistas, que buscam formas viáveis para aumentar a produção do recurso. Por esta preocupação, alguns pesquisadores buscam novas formas de dessalinizar a água do mar. Uma desta novas formas de dessalinização da água é através do grafeno.

Purificação da água através do grafeno


Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova tecnologia de dessalinização da água que poderá reduzir os custos do processo e tornar mais eficiente a purificação para o consumo humano das águas dos oceanos, que correspondem a 97% da água total do planeta. Em entrevista ao Correio, Jeffrey Grossman, autor principal do estudo, disse que o grande diferencial do método é o material utilizado para a filtração: as ultrarresistentes folhas de grafeno, a forma do elemento carbono mais forte já demonstrada. O design para a utilização do elemento no processo de transformação da água salobra em potável é a grande novidade introduzida pelos cientistas do MIT.


Como funciona o processo

A nova tecnologia descoberta para a dessalinização da água funciona através de nanoporos que são feitos no grafeno. Cada átomo de carbono na extremidade de poros é reforçado com átomos de hidrogênio ou grupos hidroxilo por passivação ou blindagem, para que a água não sofra uma reação com o carbono, permitindo que a água passe através desses nanoporos, mas que os sais de sódio e de cloro do sal sejam bloqueados.

Esta nova técnica descoberta apresenta resultados de pureza de duas a três vezes maiores que as técnicas atualmente usadas. Além de ser mais barata e mais eficiente que as atuais. Ela também exigi um gasto de energia muito menor durante o processo, já que não precisa utilizar altas pressões, como no caso da osmose inversa.


http://phys.org/news/2012-06-nanoporous-graphene-outperform-commercial-desalination.html http://www.ecodebate.com.br/2012/07/18/pesquisadores-criam-um-processo-de-dessalinizacao-por-meio-de-folhas-de-grafeno/ http://portuguese.ruvr.ru/2013_01_11/Grafeno-vem-purificar-agua-contaminada/