Discussão:Quaresma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Erro de informacao

Jesus nao ficou no deserto por 40 dias, depois da sua ressurreicao e sim, 40 dias antes do inicio do seu ministerio, logo apos o seu batismo.

Precisa ser reescrito. A quaresma náo dura 47 dias, e dura apenas 40 dias. Pode conferir. Em qualquer calendário, entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de ramos há exatamente 40 dias. O lance dos 47 dias é pq muita gente confunde o final da quaresma com o domingo de páscoa. Esse negócio de náo contarem os domingos é apenas conversa.

Minidesambiguação[editar | editar código-fonte]

Basta fazer uma pesquisa no Google.pt com a palavra "quaresma" e verificar a quantidade esmagadora de hits que se refere ao jogador; mesmo no Google.com.br alguns dos hits mais bem colocados são sobre o Ricardo Quaresma. Naturalmente, muitas pessoas entrarão neste artigo à procura de informação sobre o crack, pelo que considero a minidesambiguação essencial. Lampadinha 13:34, 27 abril 2007 (UTC)

duração da quaresma[editar | editar código-fonte]

Embora o termo quaresma signifique 40 dias, o tempo da quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Antecedendo a quinta-feira do lavapés.


duração da quaresma 2[editar | editar código-fonte]

Sobre a duração da Quaresma encontrei na própria página do Vaticano:

"3. Hoje a «liturgia da morte», que se exprime no rito da imposição das cinzas, une, num certo sentido, este primeiro dia da Quaresma ao último dia, o da sexta-feira Santa, o dia da Morte de Cristo na cruz. Precisamente, então, completam-se as palavras que o Apóstolo proclama na segunda leitura de hoje, quando diz: Em nome de Cristo vos rogamos que vos reconcilieis com Deus! Aquele que não havia conhecido pecado, Deus O fez pecado por vós, para que nós nos tornássemos justiça de Deus (2Cor 5, 20-21).

E difícil exprimir melhor tudo isto que esconde em si a realidade da «conversão», da reconciliação com Deus.

Para «realizar» plenamente esta «realidade», é necessário viver no espírito de São Paulo, no espírito da Igreja, todo este período de quarenta dias desde as Cinzas até Sexta-Feira Santa — para se chegar ao término destes dias, com a definitiva resposta de Deus mesmo, do Deus de Amor, na «liturgia da Ressurreição», na liturgia da Páscoa, isto é, da Passagem: da passagem à Vida mediante a Ressurreição. Não se pode entrar de outro modo nesta suprema realidade da Revelação da fé, a não ser percorrendo todo o caminho, que hoje se inicia. "

A Quaresma é um período de 40 dias que Jesus Cristo passou pelo deserto e foi tentado pelo diábo. Para os cristãos é um tempo de praticarmos a caridade, sermos solidários com nossos próximos e nos voltar a Deus

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/1980/documents/hf_jp-ii_hom_19800220_ceneri_po.html

Na Bíblia existe relatos de Jejum e como devemos fazer, porém não tem nenhum mandamento de que devemos obrigatoriamente fazer e nenhuma data especifica. Gostaria de saber quais as referência das datas que muitos afirmam ser corretas?