Discussão:Quilombo dos Palmares

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Categoria: Países Antigos[editar código-fonte]

Seria possível esclarecer o critério empregado para enquadrar o verbete na categoria referida? Grato, Carlos Luis Cruz 14h18min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tens razão, já retirei a categoria indevida. Jurema Oliveira 03h26min de 4 de Dezembro de 2007 (UTC)

Trabalho compulsório[editar código-fonte]

Gostaria de saber de onde procede essa informação do verbete: "Apesar disso, alguma forma de trabalho compulsório também foi praticada dentro do quilombo, onde indígenas foram utilizados como escravos nas plantações" Obrigado

Já se encontra esclarecido em nota indicada no texto. Carlos Luis Cruz (discussão) 09h53min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)

Verbete menciona livro em nota 7 indicada no texto, "alguns quilombos eram efêmeros, de caráter nômade e frequentemente utilizavam mão-de-obra escrava", sem nenhuma outra citação além do quilombo Buraco de Tatu fundado mais de um século após a queda de Palmares em área geográfica diferente e sem qualquer ligação com o quilombo do artigo. Mesmo o texto citado usa termos como "frequentemente" sem apresentar outra citação além de uma única comunidade com menos de 200 habitantes que durou menos de 20 anos. Ao longo do livro citado é mencionada a hipótese que quilombos não atacavam a escravidão como instituição antes de 1793 por razões econômicas como sendo verdade absoluta, sem mencionar dados que suportem tal hipótese. Tais afirmações não deveriam ser embasadas por mais de uma fonte independente, considerando o caráter político da tese apresentada?

Transferi para discussão o texto abaixo até que verifique-se a origem da lenda.[editar código-fonte]

Curiosidades[editar código-fonte]

  • Os sobreviventes do quilombo afirmavam que Zumbi havia virado um inseto e que, quando ocorria uma injustiça, ele voltava para fazer justiça.[carece de fontes?]

levs16h30min de 3 de março de 2009 (UTC)[responder]