Discussão:Quociente de inteligência

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Diz-se coeficiente de inteligência ou quociente de inteligência?

Diz-se "quociente", por ser a divisão (quociente de uma divisão) da idade mental pela cronológica. Mais informações em http://www.sigmasociety.com

Um "teste de inteligência" em que um gorila obtém uma nota superior à média de humanos vivendo em tribos?? E chamam isso de "teste de inteligência"? --Mschlindwein msg 00:24, 15 Abril 2006 (UTC)

Por que supor que um sistema de contagem e operações artiméticas são necessários para o desenvolvimento de inteligência? Podem ser necessários para o desenvolvimento de tecnologia, mas não de inteligência! Estudos de Richard Lynn indicam QI médio 100 para os metropolitanos e 70 para os tribais, em testes que consistem no reconhecimento e reprodução de padrões visuais.. E quem preparou o teste? Será que o Lynn passou por um teste preparado por tribais? --Mschlindwein msg 00:27, 15 Abril 2006 (UTC)

User:Yanguas Boa noite. Essa palavra, título desta página, está escrita errada, o correto é Quoficiente de Inteligência = QI http://amentehumana.no.sapo.pt/projecto/inteligencia.pdf Ana Gauna (discussão) 21h21min de 1 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Que há sérios questionamentos sobre a validade genérica dos testes de QI, é verdade. Mas vamos trabalhar o artigo, pois o tema é válido, atual e queiramos ou não, os testes continuam em uso, e há quem os defenda, estando no seu direito de livre pensar. Ficheiro:Primer vuelo (para E.) - Transp.gif [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 10:20, 11 Maio 2006 (UTC)

Os testes apenas testam uma AMOSTRA do conhecimento do testado, e, dependendo da forma como for aplicado, pode variar o resultado. E sobre QI: O QI pode mudar com o tempo e não pode ser considerado fixo. Dependendo dos aprendizados que uma pessoa tiver mais a frente (lógica e matemática), isso ALTERA o QI. Por esse motivo e outros, sou TOTALMENTE CONTRA dizer que alguém é inteligente apenas por isso. Não defendo, em hipótese alguma esses testes. Os mesmos são inválidos e discriminatórios. --System 17:56, 12 Junho 2006 (UTC)


Eu tb sou contra os testes de QI, radicalmente contra, diga-se. Mas não posso ser contra a existência do artigo, seria um absurdo. Por isso, acho que o artigo precisa ser melhorado. Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 18:32, 12 Junho 2006 (UTC)
Somos contra os testes de QI, mas a questão não é essa, e sim, que o resultado do teste pode ser discriminatório. Por exemplo, ao saber o resultado do seu teste podem te chamar de burro, idiota, e dentre outros. Esse "Sigma Society" e esse "Mensa" não lembro o que, fazem o teste de admissão, mas depois, dependendo do resultado, te expulsam por causa desse maldito resultado. Essa medida injusta podemos chamar de Preconceito de QI. --System 21:29, 12 Junho 2006 (UTC)


Este artigo está seriamente comprometido por parcialidade e trechos controversos, com informações sem fundamento, outras totalmente fora de contexto e já superadas por estudos posteriores. Além disto, argumenta sobre necessidades educativas especiais de um modo equivocado e preconceituoso, sem a devida fundamentação e o assunto nem diz respeito ao artigo propriamente dito. Nem sei o que fazer, pois eu acho que o artigo precisa totalmente reescrito. Eu realmente não sei o que devo fazer, porque para editá-lo dignamente, meu método seria partir do zero novamente e isso não posso fazer devido às regras. Se alguém puder ajudar, por favor, fique à vontade. Saudações, Martiniano Hilário disc 11:17, 5 Julho 2006 (UTC)


----------------------------------------------------------------------------------------
O Quociente de Inteligência é um assunto controverso ! Não o sería se todos obtivéssemos os mesmos scores...Como isso não acontece, o QI é uma fonte de preconceito, quer para quem o tem alto, quer para quem não o tem assim tão alto...No entanto, O QI é uma fonte de análise comumente utilizada em meios terapeuticos e alvo de estudos de psicologia diferencial. É claro que a psicometria vai mais além, não se limitando a medir o quociente de inteligência. Por isso, é pena que o artigo esteja tão incompleto. Não fala, por exemplo, nas várias escalas hoje em dia utilizadas e nos desvios padrão respectivos. Falar num valor de QI sem referir a escala (ou o desvio padrão utilizado) é o mesmo do que apresentar uma massa sem referir se a unidade é o kilograma ou a libra. Aliás, faz mais sentido falar em percentil do que propriamente em valor de QI. Assim, qualquer artigo que explique o QI tem, forçosamente, de passar pela explicação destes conceitos. Sei muito pouco sobre o QI - e por isso vim aqui, na esperança de aprender mais alguma coisa. Tenho pena de não poder contribuir mais. :-( Cumprimentos ! -- Eolus 19:35, 31 Julho 2006


Jared Diamond[editar código-fonte]

Já havia lido o livro, e quanto ao fato de que "qualquer ocidental teria certamente péssimos resultados em um teste de QI elaborado por aborígenes australianos, por exemplo" não passa de mera opinião dele! Digo isso porque no livro todo, ele não mencionou nenhum teste de QI própriamente dito! O Artigo ainda está pouco esclarecedor e muito parcial.

Já em outra parte, não acredito no que eu leio: "até mesmo um gorila, cuja cultura é radicamente diferente da nossa", que diabos é isso? Preciso explicar? ____________________________________________________________ Eu concordo plena e sinceramente. Alias,quem foi que disse que os gênios sao obssesivos-compulsivos????????? Que coisa mais rídicula. Eu convivo com 2 genios! Nenhum dos dois é nem um pouco obssesivo ou compulsivo! Ai mais de quem foi idéia de comparar macacos com humanos? Eles podem ,sim ,parecer muito com a nossa especie,mais,meu Deus!ele sao animais irrscionais! esse artigo nem comentários merece,por favor,leiam isso daí e vejam como ele esta baixo para os padroes da wikipédia.

"Outliers: the story of success"[editar código-fonte]

O novo de Malcolm Gladwell lança interessantes questões a respeito do tema. A obra é um extenso debate sobre como se formam as pessoas fora-de-série em temos de sucesso financeiro, como Bill Gates, Rockefeller e tantos outros. Segundo ele - mas essa não é uma teoria dele - há diversos outros fatores que influem na vida de pessoas com altos QIs para que elas atinjam certo grau de sucesso como, por exemplo, praticar muito suas habilidades inatas e desenvolver outros tipos de habilidades, especialmente as sociais. Segundo ele, há um limite a partir do qual o QI passa a não fazer tanta diferença assim e essas outras habilidades passam, então, a fazer uma diferença maior ainda. Uma comparação bastante ilustrativa seria o caso do basquete, onde a altura passa a não fazer mais tanta diferença a partir de um certo ponto: um jogador altíssimo não seria melhor que o Michael Jordan, por exemplo. Espero ter contribuído, Rodolfo Araújo.