Discussão:RMS Titanic

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de artigo destacado RMS Titanic é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Estrelas de tópico bom RMS Titanic faz parte da série Classe Olympic, que em conjunto formam um tópico bom. Foi identificado e avaliado como pertencente a um dos bons conjuntos de páginas produzidas pela comunidade. Se puder atualizar ou melhorar, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
8 de novembro de 2015 Candidato a artigo destacado Promovido
20 de dezembro de 2015 Candidato a tópico bom Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado

Nunca tinha ouvido falar de estatísticas de náufragos do Titanic que foram devorados por tubarões. Assim de repente parece-me uma daquelas estatísticas sensacionalistas. Quer dizer, eventualmente, todos os que morreram no naufrágio foram devorados, de uma forma ou de outra. Este facto é tão relevante para o incidente como escrever que "calcula-se que oitocentos dos 1513 passageiros mortos foram devorados por tubarões. Os restantes poderão ter sido devorados por sardinhas"... -- Rui Malheiro 01:06, 25 Out 2004 (UTC)

Eu não acredito nessas estatisticas,ate por que acho que se as pessoas foram comidas pelos tubaroes como conseguiram retiras os corpos?,eles vomitaram!

Piada Negra, Né? Eh Eh Para a Comissão de Inquérito dos EUA foram 1517, para a Câmara de Comércio Britânica foram 1503, enquanto para a Comissão de Inquérito Britânnica ficou pelos 1490. O número da Câmara de Comercio Britânica parece o mais convincente, descontado o fogueiro J. Coffy, que desertou em Queenstown. Usuário: José Dias 17:02, 6 Outubro 2005 (UTC)

Meu contributo[editar código-fonte]

navio transatlântico inglês Titanic da White Star Line

Cronologia dos Eventos Mais Importantes

O navio Titanic enfeitiçou as pessoas que o construíram e os homens que o tripulavam. Na realidade, o Olympic e o Titanic eram navios gémeos, só que Titanic era muito mais luxuoso e pesava mais 1 004 toneladas.

O Titanic era suficientemente impressionante, mesmo sem os exageros da época. Pesava 46 328 toneladas brutas, deslocava 66 mil. Media 270 m de comprimento, 28 m de largura, 18,5 m da linha de água até convés superior, 53,6 m da quilha até ao topo das 4 chaminés enormes. Em resumo, tinha a altura de 11andares e o comprimento de quatro quarteirões. Com três hélices, o Titanic dispunha de dois conjuntos de motores reversíveis de 4 cilindros, um para cada uma das hélices laterais, e uma rurbina que impulsionava a hélice central. Esta combinação fornecia 50 mil cavalos, no registo, mas o navio podia chegar facilmente aos 55 mil. À velocidade máxima, atingia 24 a 25 nós, ou seja, 44 a 46 km/h.

Mas a característica mais notável era a construção estanque. Tinha fundo duplo e era dividido em 16 compartimentos estan¬ques. Estes eram formados por 15 anteparas estanques, que atra¬vessavam o navio de lado a lado. É curioso que não fossem mais altas. As duas primeiras e as cinco últimas só subiam até ao convés D, enquanto as oito do meio se elevavam até ao convés E. Contudo, podia flutuar com quaisquer dois dos compartimentos alagados, e como ninguém previa nada mais grave do que uma colisão na junção de dois compartimentos, foi considerado «in¬submergível» .

O «insubmergível» Titanic foi lançado à água nos estaleiros da firma Harland & Wolf, em Belfast (Irlanda do Norte), a 31 de Maio de 1911. Os 10 meses seguintes foram gastos a equipá-lo. Completou as provas de mar em 1 de Abril de 1912, e chegou a Southampton (Inglaterra), a 3 de Abril. Partiu para Nova lorque (EUA), uma semana depois. Os eventos mais importantes da viagem inaugural foram os seguintes:

10 de Abril de 1912 12h 00 - Parte de Sourhampton. Quase colide com o paquete americano New York. 19h 00 - Pára em Cherburgo para embarcar passageiros. 21h 00 - Parte de Cherburgo para Queenstown.

11 de Abril de 1912 12h 30 - Pára em Queenstown para embarcar passageiros e correio. Um tripulante deserta, J. Coffy, um fogueiro. 14h 00 - Parte de Queenstown para Nova lorque, com 1 316 passagei¬ros e 891 tripulantes.

14 de Abril de 1912 9h00 - O navio Caronia assinala a presença de icebergues na Latitude 42° N e Longitude de 49° a 51° W. 13h42 - O navio Baltic assinala a presença de icebergues à deriva na Latitude de ¬40° 51' N e Longitude 49° 52' W. 13h45 - O navio Amerika assinala a presença de icebergues à deriva na Latitude 41° 27' N, Longitude 50° 8' W. 19h00 - A temperatura da água do mar desce para 6° C (43° F) 19h30 - A temperatura da água do mar desce para 4° C (39° F). O navio Californian assinala icebergues à deriva na Latitude ¬Longitude 49° 9' W. 21h00 - A temperatura da água do mar desce para 0,5° C (33° F) 21h30 - O segundo oficial Lightoller manda o carpinteiro e a casa das máquinas verificarem o abastecimento de água potável, visto que há a possibilidade de congelar; manda que os vigias atentos aos gelos. 21h40 - O navio Mesaba assinala icebergues à deriva entre as Latitude e 41° 25' N e Longitudes 49° a 50° 30' W, a na rota do Titanic. Esse ultimo aviso não chegou às mãos do Imediato, que estava na Ponte. 22h00 - A temperatura da água do mar desce para 0° C (32° F) 22h30 - A temperatura da água do mar desce para 0,5° C negativos. 23h00 - O navio Californian telegrafa aviso de icebergues, mas a ligação é cortada antes de dar a localização. 23h40 - Colisão com um icebergue na Latitude 41° 46' N e Longitude ¬50° 14' W.

15 de Abril de 1912 0h05 - Dada a ordem de destapar salva-vidas, e reunir a tripulação e os passageiros para evacuação. 0h15 - Primeiro pedido de socorro pela TSF. 0h45 - Disparado o primeiro foguete de sinalização. É arriado o primeiro salva-vidas, o n.º 7. 1h40 - Disparado o último foguete. 2h05 - Arriado o último salva-vidas, o desmontável D. 2h10 - Envio do último sinal de rádio. 2h18 - As luzes falham. 2h20 - O navio afunda-se. 2h30 - Os foguetes do Carpathia são avistados dos salva-vidas. 4h10 - Primeiro salva-vidas recolhido pelo Carpathia, n.º 2. 8h30 - Recolha do último salva-vidas, o n.º 12. 8h50 - O navio Carpathia ruma a Nova lorque, com 705 sobreviventes. .,

Acho extremamente interessante que a edição efectuada por José Dias tenha ignorado por completo todas as alterações e correcções que eu havia efectuado pouco antes, introduzindo de novo no texto palavras como aremessados, arriado e desmontaveis --Hybrid-2k 21:17, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Comidos por tubarões[editar código-fonte]

'Calcula-se que oitocentos dos 1517 passageiros mortos foram devorados por tubarões.'

"e muitas morreram de ipotermia"'

Acredito que isso é falso e por isso vou tirar do texto, a não ser que alguém prove verdadeira, não vejo por que não colocar. Olhe bem, o titanic afundou a noite, com água congelante. Os navios de resgate ja tinham chegados no inicio da manha. Ta, tirado os vivos em um navio, outros (vários navios podiam estar lá) pegariam os mortos, que desculpe o humor negro, seria super fácil, 1.500 corpos num pequeno amontoado de espaço, boiando inertes, basta uma rede e voalá, pesca de corpos. Então, num tempo muito curto, águas geladas e muita movimentação na área, acho que seria lógico isso não acontecer, ou não de 800 pessoas, uma ou umas dezenas até vai... Mas, tudo isso...

Foi uma tragédia, porque o Titanic tinha muitas e boas condições para todos os passageiros e tripulantes do navio. Foi triste, porque um navio daqueles afundar assim tão facilmente....

eu acho ridiculo o fato de os pasageiros terem sidos devorado por tubarões naquela aqua congelante !!!!

Tubarões e Royal Navy[editar código-fonte]

Quanto a ataques de tubarões, nas águas do Atlântico Norte, é tão provável como pescar bacalhau nas águas do Recife ou Natal. Em suma.

Vou retirar a categoria Navios da Marinha Real Britânia, pois o navio nunca foi da ROYAL NAVY, era, sim, RMS -> Royal Mail Ship.

Saúde,

JoniFili (discussão) 19h50min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)

Contato/Linha direta[editar código-fonte]

Transcrito:

Sobre o titanic

PRezados, sempre que tenho tempo dedico algumas horas a pesquisar nessa fonte excelente de informação. Mas algo me deixou com duvida. é sobre o titanic ser classificado como o maior catástrofe marítima. Isto não é verdade, embora tenha sido uma grande catástrofe não se compara ao ocorrido com o transatlântico alemão Wilhelm Gustloff afundado no dia 30 de janeiro de 1945 com mais de 10 mil pessoas, onde apenas cerca de 950 se salvaram. Sem falar no cargueiro Goya que afundou em abril de 1945 com cerca de 7 mil passageiros, sendo que menos de 100 foram resgatados. Acho que a wikipédia deve fazer as devidas correções para evitar que pessoas desiformadas sejam traídas por esses erros que muitas vezes passam despercebidos. No mais parabenizo a todos por essa fonte de informação. geraldo M. de Lima delima.geraldo# gmail.com

* Parece ter razão, a própria Wikipédia tem artigo sobre o Goya (navio) e o Wilhelm Gustloff (navio), embora exista enorme diferença entre a série de acontecimentos que levaram ao afundamento do Titanic, do iceberg aos erros de projeto, e o bombardeio por torpedos em tempo de guerra dos outros, além do filme de sucesso. Vou rever o artigo.-- Jo Lorib ->500k 23h07min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)

Alterei o Titanic de o maior para um dos maiores.-- Jo Lorib ->500k 23h20min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

--Anony-- Nesse caso do Goya não foi um acidente, o navio foi destruído não por força da
natureza ou por equívoco dos comandantes mas sim ação humana.

Maior clareza quanto aos FATOS[editar código-fonte]

Como disse, Coltsfan vou citar aqui antes de editar. Proponho:

-Remover aquele trecho que relata o boato de que meu vizinho me contou que alguém disse, que disseram, que tu disses, que eu disse, que "alguém" disse que "supostamente" disseram, que nem Deus poderia afundar esse navio. Farei isso porque acho que está informação está na sessão errada, ué a a sessão fala das caracteristicas e diferenciais que tornavam o navio seguro, aí derrepente se lê uma coisa como esse relato e deixa o que já li sem sentido, nem me lembrava mais que estava na sessão Segurança.

-Após, pretendo recolocar o trecho que havia retirado, porém em uma sessão que convenha ou até criar uma outra sessão, pois pretendo adicionar muitos outros conteúdos, com fontes confiáveis, a respeito desse boato.

Farei isso, mas por favor não reverta as minhas edições de primeiro instante me deem pelo menos 10min, pois farei tudo em duas edições ou mais, porque faço tudo pela aplicação móvel da Wiki e só é permitido editar um tópico de cada vez.

Algo contra essa proposta Coltsfan?, se tiver relate antes que eu inicie e antes de agir como reverssor, inté!

Junior V. Carvalho (discussão) 20h58min de 30 de janeiro de 2016 (UTC)[responder]

Remoção de conteúdo referenciado sem uma justificativa digna pode sim ser revertido em qualquer instante (ver WP:V). Tirando isso da caminho, vamos as suas informações. Este "boato" faz parte da história do Titanic. O texto no artigo já deixa muito claro que tal afirmação foi 'supostamente' dita, deixando subentendido que a afirmação não é uma certeza. Ocultar este dado, que é no mínimo interessante, é algo complicado e contraprodutivo. Sim, muita gente diz que tal frase nunca foi dita. Pode muito bem ter sido apócrifo (eu inclusive pessoalmente acho que tal frase nunca foi dita mesmo). Mas há quem diga que foi (várias) e faz parte da história do navio. Ocultar isso seria um erro, principalmente em um artigo destacado onde, por definição (e regra), ele deve abranger todos os assuntos pertinentes a ele relacionados. Coltsfan Talk to Me 21h05min de 30 de janeiro de 2016 (UTC)[responder]
Como principal contribuidor desta versão do artigo, sinto que devo comentar aqui também. Como o Coltsfan disse, a frase em questão faz parte da história do navio, então tirá-la é remoção de conteúdo pertinente. Além disso, este artigo foi destacado recentemente e nenhum dos votantes levantou questão ou dúvida relacionada a esse trecho. E como este é um artigo destacado (ou seja, o "melhor" que a Wikipédia tem a oferecer), qualquer edição passará por escrutínio a fim de garantir que a qualidade geral do texto não seja comprometida, então aviso o editor Junior V. Carvalho a tomar cuidado em qualquer coisa que pretende adicionar pois este é um artigo estável sobre um tópico de grande visibilidade. Cléééston (discussão) 23h59min de 30 de janeiro de 2016 (UTC)[responder]


Penso que todos defendem a necessidade e reconhecem a importância do conteúdo do artigo ser harmônico e coeso. Não se pode, por exemplo, começar dizendo que o Titanic era amarelo e terminar dizendo que era vermelho. No nosso artigo, a palavra "inafundável" aparece 8 vezes: 1 vez no Início, 2 vezes na seção Segurança, e 5 vezes em Cultura Popular. No início, afirma-se que o termo "inafundável" foi gerado por lendas (provavelmente lendas urbanas), sem dar maiores detalhes; enquanto na seção Segurança, afirma-se que tem origem em rumores da impressa, inclusive tendo sido criado pela própria White Star Line referindo-se a uma embarcação anterior; já em Cultura Popular, o termo é apresentado como um mito criado após o desastre e que a White Star Line em momento algum fez uso dele. Não se pode afirmar categoricamente coisas opostas sem perder credibilidade, por isso, defendo a realização de pequenos ajustes no texto para que fique claro, ao leitor, a incerteza sobre a origem do termo "inafundável" (que sem dúvida é um termo inerente à história do Titanic). Aureliox (discussão) 22h15min de 12 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

De acordo com o artigo, após a quebra, a quilha da proa puxou a popa num ângulo bem alto antes de se soltar...

Mas isso é impossível. A quilha d'um navio é projetada para ser rígida, mas a quilha d'um navio é frágil pois uma quilha é basicamente um "cano" feito a partir da fundição de vários metais n'um só.

De acordo com Roy Mengot (que criou uma teoria inteira sobre como o Titanic se partiu) entortar um quilha é o mesmo que entortar um rolo de papelão: ele fica todo mole e quebra fácil.

Se a estrutura inteira do navio não conseguiu aguentar o peso da popa, como que um "cano" no meio do navio iria aguentar? AlejandroPorfirio (discussão) 15h02min de 29 de fevereiro de 2020 (UTC) comentário não assinado de AlejandroPorfirio (discussão • contrib) 18h27min de 28 de fevereiro de 2020‎ (UTC)[responder]

Não entendi. Isso é uma observação que você está fazendo, ou está querendo tirar uma dúvida? Se acha que tem algo errado no artigo, apresente fontes fontes que corroborem o que você diz. Caso contrário, a página de discussão dos artigos serve para debater o conteúdo coberto mesmo, e não o assunto em si (per WP:FORUM). Coltsfan Talk to Me 21h30min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Sim, é uma dúvida. É que parece meio estranho a ideia de que a quilha do navio conseguiu aguentar e "segurar" a popa, quando a estrutura inteira do navio não conseguiu. AlejandroPorfirio (discussão) 15h02min de 29 de fevereiro de 2020 (UTC) comentário não assinado de AlejandroPorfirio (discussão • contrib) 18h56min de 28 de fevereiro de 2020‎ ‎ (UTC)[responder]

Bem, não é função da página de discussão "tirar dúvidas sobre o assunto". Sugiro você ler o artigo e, mais importante, as fontes nele contidas. Todas as informações no artigo são tiradas de fontes reputadas, que dão embasamento ao conteúdo no verbete. A página de discussão não serve para como fórum ou coisas do tipo. Coltsfan Talk to Me 22h01min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Entendi. Muito obrigado! AlejandroPorfirio (discussão) 15h02min de 29 de fevereiro de 2020 (UTC) comentário não assinado de AlejandroPorfirio (discussão • contrib) 19h02min de 28 de fevereiro de 2020‎‎ (UTC)[responder]