Discussão:Radiação ultravioleta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


No final do 1o. parágrafo está escrito "UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm)". Ou seja, há uma sobreposição entre as faixas do UV distante e UV extremo. Isso já estava no texto em inglês. Não achei em nenhum outro lugar da internet uma definição das faixas corretas do UV distante e extremo. Se alguém achar, por favor, corriga o texto. --Rafael Afonso 22:27, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

De acordo com o comprimento de onda, a radiação ultra-violeta (raios UV) é classificada em raios UV-C de 100 - 280 nm, UV-B de 280-320nm e em UV-A de 320-400nm. Vou procurar o espectro em meus alfarrábios amanhã, se lembrar. Um abraço.Angeloleithold 00:03, 27 Fevereiro 2006 (UTC)
Angeloleithold: perdoe-me mas discordo das alterações que você fez em relação à classificação do ultravioleta. A divisão entre raios "próximos", "distantes" e "extremos" consta no artigo em inglês. No mesmo artigo diz que a classificação entre UVA, UVB e UVC é feita quando se considera os efeitos na saude humana e no ambiente. Sugiro que os dois primeiros parágrafos do artigos sejam revertidos ao que eram antes com a informação adicional a respeito da classificaçao dos UVA, UVB e UVC. --Rafael Afonso 01:53, 27 Fevereiro 2006 (UTC)
Rafael

Façamos o seguinte:

  • Insira a observação acima a classificação entre UVA, UVB e UVC é feita quando se considera os efeitos na saude humana e no ambiente no artigo (Como achar melhor, porém não retire a divisão aceita UV A,B,C, e, se puder complemente o artigo, claro que se tiver tempo, pois estamos todos meio atribulados).
  • Insira a divisão entre raios "próximos", "distantes" e "extremos" consta no [1] do artigo em inglês, se puder traduzir ótimo (Estou sem tempo agora, só posso fazer aparições rápidas na Wikiédia). Pode ser feito complementando ou complementado.

Quem sabe, pode ser inserido algo sobre o efeito biológico, etc... Mas, por favor, não nos limitemos somente a traduzir o que outros escrevem, vamos criar o nosso artigo em português, ok? Um abraço, me desculpe a visita de médico. : )) , Angeloleithold 00:49, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

P.S: Esqueci, me parece que o texto em inglês está errado, vou verificar, ok?, Um abraço.Angeloleithold 00:51, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Angeloleithold: Pronto, a classificação do UV está como antes, com o adendo da classificação p/a saúde e meio ambiente. Em que sentido o texto em inglês está errado? --Rafael Afonso 03:49, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Olá amigo Rafael, desculpe a demora na resposta. (Infelizmente) Neste Carnaval me escolheram para Cristo, e estou trabalhando num processo que não pode parar, logo, virei babá de computador, pois, as minhas crias (pupilos) querem ficar pulando ou pululando(rs). Quem manda ser véio.... (eheheheheh). Daí a distância (tempo) entre as mensagens. Os comprimentos de onda limítrofes do ultravioleta são entre 15 nanômetros e 400 nanômetros (se não me falha a memória, não fui para casa ainda ver nos meus alfarrábios). Abaixo de 15 nanômetros é o Raios-X baixo. Logo, em 10 nm existe uma superposição. Os tipos de Radiação em intervalos de comprimento de onda são separados da seguinte forma:

  • Raios Gama inferiores a 10 -2 nanômetros
  • Raios X entre 10 -2 nanômetros e 1 nanômetro
  • Ultravioleta entre 1 nanômetro e 4.10 2 nanômetros
  • Espectro visível entre 4.102 nanômetros e 7,8.102 nanômetros
  • Infravermelho entre 7,8.102 nanômetros e 106 nanômetros
  • Microondas entre 106 nanômetros e 3.108 nanômetros
  • Ondas de Rádio maiores de 3.108 nanômetros.

Quando voltar do laboratório, vou dar uma olhada no PC para ver se tem mensagens. Obrigado amigo pela paciência.

  • (Esqueci de complementar: É provável que eu esteja errado (Pois estou puxando pela memória), portanto ainda não se deve inserir no artigo ok?)Angeloleithold 11:33, 28 Fevereiro 2006 (UTC)
  • Conferi: o artigo em inglês está correto, eu estou errado quanto aos comprimentos de onda, onde eu disse 10, leia-se 1,0 nm. Existe uma certa superposição quanto aos raios X e o UV extremo.Angeloleithold 23:31, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Frase sem sentido.[editar código-fonte]

"A chamada lâmpada de luz negra não conta com o revestimento de fósforo, deixando assim passar toda radiação ultravioleta. É muito usada em boates e também como acessório de automotivo."E assim a"?

Parece que esqueceram de continuar com a frase ou esqueceram de apagá-la...


O melhor que se consegui fazer foi recuperar alguma informação de edições anteriores:

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Radia%C3%A7%C3%A3o_ultravioleta&diff=5360628&oldid=5189626

Lijealso 10:03, 19 Março 2007 (UTC)

Crítica deixada por IP[editar código-fonte]

Transfiro para cá a edição de IP em 26/10/2008, que fez a observação em negrito:

O UV destas lâmpadas é obtido principalmente através de uma lâmpada fluorescente sem a proteção do componente (fósforo) [Wikipedia, favor arrumar isto, é lampada fluorescente (de fluor) ou fosforescente (de fósforo)?] que a faz emitir luz visível. Maurício msg 19h54min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)



Boa tarde, De 100nm a 1nm nada é explicado nesta pagina pelo que aproveito para referir que esta gama de comprimentos de onda tem o nome de UVV, Ultra-violeta do Vacuo Cumprimentos