Discussão:Radioatividade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

o microondas também possui radiação? e o celular?? e a bolacha?

A radiação do microondas e do celular é radiação eletromagnética, ou seja, energia na forma de ondas (nos casos acima, com frequencia típica de microondas), como a luz visivel, ondas de radio ou calor (infravermelho). Já a "radiação" tipicamente ligada à radiatividade é, na verdade, energia na forma de matéria, que geralmente são partículas ejetadas por átomos instáveis, na tentativa de se estabilizar.

2- a radiação gama é do mesmo tipo da radiação de microondas (corrigindo a resposta do colega acima), mas a energia por partícula é tão menor que a radiação de microondas é não-ionizante, não sendo "radioativa" como a maioria das pessoas conhece. Radiações ionizantes são as que causam danos ao DNA e células, e podem causar câncer A radiação do microondas é não-ionizante, tipo ondas de rádio, luz, etc. Vide: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_eletromagn%C3%A9tico

Contaminação.[editar código-fonte]

O ponteiro do relógio, caso uma criança o engula oferece algum risco? Quais são elementos radioativos aplicados na industria como batéria de marcapasso, ponteiros de bússola e relógio? Algumas águas minerais termais podem oferecer risco de alta radioatividade? Quais são as medidas usadas para a medição de emanação de partículas e o tempo e quantidade máxima que um corpo pode suportar? O contador Geiser Müller consegue fazer a medição de um ponteiro de relógio? A batéria do celular contém material radioativo ou uma reação química faz com mesmo um elemento que não seja radioativa se torne?

O ponteiro do relógio raramente é do tipo radioativo (que contém trítio). Esses são caros e dificilmente são presentes em relógios aqui no brasil. O mesmo vale para as baterias de marcapasso. O ponteiro de bússola é um imã, tche. Não consigo terminar de responder. É complicado sem a pessoa ter base mas não, não tema a radioatividade pelamor... é bem menos presente aqui do que você imagina, e reações químicas (QUÍMICA - ELETRÓNS) não transformam nada em radioisótopo, apenas reações FÍSICAS (prótons+neutrons).............. Google!

Radioatividade[editar código-fonte]

sabemos que a radioatividade é bastante perigosa para o meio-ambiente. mas também é muito prejudicial á nossa saúde,por que nos contamina com suas reações químicas e faz com que o nosso corpo fique um pouco deformado.

COMPLEMENTO DA AFIRMAÇÃO ACIMA:[editar código-fonte]
1. Devemos lembrar que existe vários graus de radioatvidade:
  • "Existem elementos que emitem partículas alfa de seu núcleo. É o tipo de radioatividade menos prejudicial, já que a própria pele bloqueia a entrada dele no corpo. (produz efeitos quase só superficial na pele).
  • "Existem elementos que emitem partículas beta. É um tipo de radioatividade mais prejudicial que a partícula alfa, já que penetra mais no corpo.
  • "E a radiação gama, que é muito energética e muito prejudicial ao nosso organismo. É o que causa a maioria dos problemas com radiação.
2. O prejuízo causado por um elemento radioativo depende de como você se expõe à ele; em pequenas quantidades, o corpo se recupera bem, em quantidades grandes, aparecem muitos tipo de problemas, alterando inclusive o código genético das células, causando por exemplo: "Mutações"
3. A dinâmica da deformidade causada pela radiação pode ser explicada, basicamente, pelo seguinte sistema:
  • a) o organismo banha-se em radiação, que é um tipo de energia;
  • b) a radiação atua diretamente sobre os átomos e moléculas celulares, fazendo rearranjos e/ou reestruturando a combinação molecular, como por exemplo, as moléculas que compõem o DNA ou RNA do organismo;
  • c) esta reorganização/reestruturação das moléculas celulares irão causar consequências, as quais podem se apresentar como deformidades, doenças degenerativas ou até mesmo evoluções.
RESUMINDO:[editar código-fonte]
A deformidade dos seres vivos está estreitamente ligada à modificação de sua estrutura celular ou na estrutura genética herdada de um de seus ascendentes (antepassados), podendo ter como "base modificadora genética", a Radioatividade.

PunisherPM (discussão) 21h53min de 1 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Erro na definição de vida média[editar código-fonte]

A definição de vida média na página Radioatividade está incorrecta. A definição mencionada é a seguinte:

"Na Física Nuclear trabalha-se com o conceito de vida média, que é o tempo depois do qual a amostra se reduziu à metade.[5]"

Esta é a definição de tempo de meia-vida.