Discussão:Raio terrestre

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ERATOSThENES não provou globo nem curvatura. Ele partiu da ‘premissa’ de ser um globo para calcular a circunferência.

Se usarmos os mesmos dados de seu experimento e a premissa do terras sem curvatura como comprovado cientificamente, o resultado do cálculo trigonométrico é a distância do sol em aproximadamente 6.370 km. (que é o raio em um cálculo partindo da premissa de um globo)

O lado oposto é a distância (sem curvatura) entre o ponto A e B, a hipotenusa é o resultado do ângulo agudo de 7,2 graus da sombra no graveto, e o ângulo reto completa os dados. O lado adjacente do cálculo trigonométrico é a distância do sol, aproximadamente 6.370 km, que seria o resultado do raio em um cálculo partindo da premissa globo.

O sol menor que a Terra e muito próximo explica a diferença no tamanho das sombras no experimento de Eratosthenes e o fuso horário. O Documentário Terra Convexa tem desafio com premiação em dinheiro para quem provar curvatura na superfície das águas conforme dados acadêmicos. Podem enviar resposta para este e.mail que será repassado aos responsáveis pelo desafio.Timm Mill (discussão) 22h12min de 27 de maio de 2023 (UTC)[1][2][3][responder]

  1. https:///videos
  2. documentárioterraconvea
  3. terraconvexadadostecnicos