Discussão:Desenvolvimento rápido de aplicações

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá!

Queria dar minha contribuição neste tópico. Faltou falar da excelente ferramenta RAD Clarion for Windows!!!

Depois de programar alguma coisa em Pascal e 10 anos em Clipper, faz 10 anos que uso a excelente ferramenta RAD (proprietária) Clarion for Windows. É uma linguagem, uma IDE, um gerador de código data-driven, faz uso da tecnologia de templates para reuso e geração condicional de código pré-testado, é cross-db (CSV, ASCII, DBF, Paradox, Oracle, BTrieve, SQL, SyBase, ODBC), e muito mais! Permite que o desenvolvedor se preocupe com o QUÉ quer fazer e não com o COMO. Pragmatismo é a palavra-chave desta ferramenta.

Por exemplo, manutenção em tabelas: Com o Clarion eu faço o dicionário de dados, definindo tabelas, chaves, campos, validações dos campos, cómo mostrar os campos na tela e nos relatórios, relacionamentos entre as tabelas, integridade referencial, etc. Tudo isso, visualmente (se bem que não é como fazer um diagrama de E-R). Meu dicionário pode ter tantas tabelas como eu quiser (200 tá bom?). Aí eu chamo o gerador de código e ele cria um programa completo de manutenção de todas as tabelas, com navegação por cada uma das chaves definidas, com relatórios pra cada uma das tabelas, por cada uma das chaves, validando os campos, a integridade referencial, o uso multi-usuário, rollback, em linguagem orientada a objetos, etc.! E eu não tive que escrever uma linha de código! Eu só tive que fazer um bom trabalho de modelagem de dados, passar essa modelagem para o dicionário de dados do Clarion e definir mais alguns detalhes. Isso eu chamo de Produtividade! De ferramenta RAD! Não é um IDE com um editor, onde eu tenho que pegar modelos de código (templates) e adaptar à minha necessidade. Claro, na hora de programar processos, não existe ferramenta automática que possa fazer o trabalho. E é aí que o desenvolvedor vai ter que se destacar com o seu conhecimento da linguagem. É aí que a qualidade do profissional aparece. E aí a linguagem do Clarion também se destaca. Ela é considerada de 4a. geração por seu alto nível. Foi criada lá pelos anos 80, pegando o melhor de várias linguagens (COBOL, C, Pascal, etc). Exemplos: na linguagem do Clarion não é necessário botar ";" ao final de cada linha; nem usar chaves ("{") ou BEGIN/END para definir blocos de código; fortemente tipada, mas com conversão automática e transparente entre tipos; o mesmo comando que eu uso para posicionar num registro de uma tabela DBF serve para uma tabela Oracle (posso usar vários tipos de banco de dados ao mesmo tempo); se eu converter uma tabela de DBF para Oracle, por exemplo, o código que foi gerado e o que eu tiver escrito vai continuar funcionando, sem precisar de nenhuma alteração, basta compilar novamente. Além disso, a performance dos progrmas gerados se compara à dos programas escritos em C++!!

Site do fabricante (em inglês) Site do revendedor no Brasil História do Clarion Características Versão atual Soluções web Acessórios Tutoriais

Obs.: Não sou vinculado à empresa. Sou usuário da ferramenta

--189.45.40.134 (discussão) 19h06min de 16 de julho de 2009 (UTC) Flavio Suárez[responder]