Discussão:Real Forte Príncipe da Beira

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Real Forte Príncipe da Beira foi anteriormente candidato a artigo destacado. Para ver por que a nomeação falhou, veja as ligações abaixo, nos marcos alcançados. Para nomeações mais antigas, pode não haver arquivo.
2 de março de 2007 Candidato a artigo destacado Não promovido

E se os demais editores me permitirem, acredito que este artigo chegou a um nível de excelência que o alça ao posto de destaque. Muito bem feitas as intervenções neste artigo. Alex Pereirafalaê 17:50, 30 Janeiro 2007 (UTC)

Solicito checar a validade / fonte da imagem utilizada para ilustrar o verbete. Sds, Carlos Luis M C da Cruz 23:21, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

Trazendo texto da Discussão de Carlos Luis M C da Cruz D​ C​ E​ F​ B:

Prezado Alexader, A boa norma, se me lembro, recomenda que as discussões sejam conduzidas na alça apropriada de um verbete, ou na página de discussão do usuário. Se tiver algum comentário sobre a edição do verbete deste forte, penso estar capacitado para fazê-lo. Sigo ao seu inteiro dispor para o que necessitar. Boas edições, Carlos Luis Cruz (discussão) 12h56min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

O texto também não deixa claro se o forte fica atualmente em Guajará-Mirim ou em Costa Marques. Agradeço, Leandro Deon (discussão) 19h57min de 14 de outubro de 2014 (UTC)[responder]

Corrigido. Carlos Luis Cruz (discussão) 08h27min de 16 de outubro de 2014 (UTC)[responder]

Forte Príncipe da Beira[editar código-fonte]

Veja os seguintes links:

Por isso, acho que não restam muitas dúvidas de que há um pelotão de infantaria de selva ao lado do Forte. O Forte, inclusive, foi visitado pelo Ministro da Defesa e pelo Comandante do Exército, como pode ser visto aqui.

Espero que você mesmo reverta a sua última edição, desfazendo a minha, levando em conta essas informações. Se for o caso, mandarei um e-mail para a OM sobre o assunto, que poderá nos esclarecer, se ainda restar dúvidas a você. Obrigado. Alex Pereirafalaê 13h23min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Vou acrescentar mais um link útil: Comando de Fronteira - Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva. Alex Pereirafalaê 13h27min de 24 de Junho de 2008 (UTC)


Prezado Alexander, Espero que compreenda a noção elementar de que "ao lado" do forte não é "no forte". Posto isso, também espero que ninguém questionou que o mesmo tenha sido visitado por diversas autoridades, e isso desde Rondon, como aliás indicado no próprio texto.
Todos os links que desejar aditar são úteis, sim. Mas perceba que com relação ao primeiro link indicado, da comunicação social, apenas menciona o monumento como referência, aliás municipal e estadual: na minha experiência o nome "1º Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado - Real Forte Príncipe da Beira" refere-se à designação histórica da OM, como é praxe no Exército Brasileiro, o que, de resto, é confirmado pelo segundo link que me indica, que indica claramente ser esse o nome do Batalhão... "Batalhão Forte Príncipe da Beira". Com relação ao link sobre a história do forte, nenhuma das fotos mostra o mesmo ocupado, como pretendi demonstrar. Finalmente no último link útil a que me remeteu, transcrevo:
"Em dezenove de setembro de mil novecentos e noventa e sete, recebeu o Estandarte e a designação histórica de “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, conforme publicado no Boletim do Exército da mesma data, e publicado no Boletim Interno do Sexto BIS em treze de outubro de mil novecentos e noventa e sete.
O Sexto BIS é constituído pelo Estado-Maior, uma Companhia de Comando e Apoio, duas Companhias de Fuzileiros de Selva e uma Base Administrativa, além do Primeiro Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado no Forte Príncipe da Beira, na Cidade de Costa Marques."
O que, compreenda, mais uma vez não autoriza a afirmar que ele se encontra "no" forte.
Por oportuno, recomendo uma leitura complementar sobre a legislação sobre o patrimônio tombado no Brasil - nomeadamente as exigências quanto à sua utilização e conservação - e solicito, sim, já agora, confirmar as suas dúvidas por e-mail junto à OM, uma vez que ninguém melhor do que os próprios locais para proverem informação consistente.
Não se justifica assim a reversão da minha edição para a sua, por inconsistente. Aditarei, sim, com os fundamentos que me proporcionou, as referências à designação histórica da OM. Boas edições, Carlos Luis Cruz (discussão) 14h18min de 24 de Junho de 2008 (UTC)
Na discussão do usuário, concordei com seus argumentos e apenas pedi a inserção de um pequeno texto, que fica a critério do Carlos Luis. Alex Pereirafalaê 14h41min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Questões Cartográficas[editar código-fonte]

Observem bem o mapa. A localização indicada está um tanto distante não só do rio Guaporé, como do mapa do Brasil. Grato se alguém corrigir esta falha, uma vez que não sei como fazê-lo.

Feito. Carlos Luis Cruz (discussão) 10h59min de 17 de junho de 2009 (UTC)[responder]