Discussão:Religiosidade judaica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

estão apagando este texto (abaixo) SEM DISCUTIR; por favor, NÃO façam isso, e façam propostas: "==Ramificações pseudo-judaicas== Existem alguns grupos que se intitulam judaicos, mas não são reconhecidos como tais dentro do judaísmo. Entre estes pode-se mencionar um tipo de "Judaísmo messiânico", o qual adere à príncipios do judaísmo, mas crê em Jesus como Deus e Messias, é o grupo "B´nei Tsion" (ver mais em "O cristianismo e o judaísmo" [1]). É bom lembrar que este grupo, ou outros pseudo-judaicos estão distantes do Judaísmo messiânico oficial, que NÃO aceita "Jesus" Yeshua como Deus, apenas como Messias (confirme em: [2])." Grato! o comentário precedente não foi assinado por 201.48.80.122 (discussão • contrib.) 21:05, 10 Maio 2006


Religiosidade vs Ramificações[editar código-fonte]

Religiosidade é a expressão individual de uma crença, que difere de ramificações, denominações, ou grupos. Existiam três listas incompletas de denominações judaicas, agrupei-as em Movimentos judaicos. --Leonardo Alves 23:42, 19 Junho 2006 (UTC)

Há uma grande diferença entre religiosidade como manifestação de um grupo e movimento . Alguém pode ser ortodoxo e não pertencer à um movimento por exemplo. Ozymandias 16:34, 25 Julho 2006 (UTC)

Há uma grande diferença, que talvez por falta de conhecimento, foi colocado essa observação de que os Judeus Messianicos creêm em Jesus como Deus, há de se notar que Jesus é romano é de criação da igreja Católica. Bem há de se observar que existem grupos de igrejas que passaram por transformações e hoje se colocam como Judaico Messiânicos. Existe um Judaismo Messiânico que segue a Torah e tem Yeshua, um judeu cumpridor da Torah e dos mandamentos, como Messias, O Ungido de D-us, que estava prometido pelo Tanach que viria. Crê que há somente um D-us, Shemah Israel, Adonai Eloheinu Adonai Echad! Ou seja O Eterno é nosso único D-us em quem cremos e confiamos. Portanto que fique claro existem diferenças!!!

Judaísmo Messiânico[editar código-fonte]

Explicando minha alteração. Em Israel, o Judaísmo Messiânico é considerado uma seita, contudo nas regiões de língua portuguesa não. Os Judeus Messiânico (religião) reconhecem apenas a Jesus como o Messias, e não vários messias. Não para outros judeus, entretanto é errado a forma “um” Messias, pelo menos para os Judeus Messiânicos. Concordo que os Judeus Messiânicos consideram o "seu" cristianismo, também uma forma de religião judaica. Quanto a serem desprezados, francamente, podem haver divergências, mas não há desprezo por parte dos cristãos, pois os cristãos os consideram cristãos, já os judeus de Israel, nem os mais tolerantes, não os consideram judeus. Apesar das divergências entre judeus sobre o tema, lembremos que estamos editando na Wiki de língua portuguesa e não de língua hebraica. Vou esperar manifestação para resolvermos esse impasse pacificamente. __Observatore 14:21, 13 Janeiro 2007 (UTC)

O desprezo se refere as seitas de origem ebionita e não os messiânicos. Por isto acrescentei um "outros" ao texto para não dar margem a dúvidas. Ozymandias 09:04, 16 Janeiro 2007 (UTC)

Ok. Para não ficar qualquer dúvida, separei o parágrafo. Também acho que a palavra "desprezo" é muito forte na colocação.Observatore 14:59, 17 Janeiro 2007 (UTC)

Vou tentar "abrandar" o termo. Ozymandias 15:02, 17 Janeiro 2007 (UTC)