Discussão:Renda per capita

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não sou um especialista em economia, por isso pergunto: renda per capita = pib per capita? --Patrick msg 18:00, 4 Mai 2005 (UTC)

renda per capita não é pib per capita[editar código-fonte]

Renda per capita não é a divisão do pib pela população, mas sim da Renda Nacional Bruta (PNB)[1], pela população. O PIB pela pop. é o PIB per capita. Infelizmente não sou economista (cursei apenas introdução à economia em meu curso de graduação), mas segundo Clemente e colaboradores[2]:naum mesmo "o PIB baseia-se no conceito territorial (...), a designação "interno" explicita exatamente o fato de ser uma medida do total do valor agregado dentro das fronteiras da região. Entretanto, sabe-se que residentes da região vendem serviços de fatores que contribuem para a produção de outras regiões e que o contrário também ocorre, pois não residentes fornecem serviços de fatores empregados na produção corrente da região. Essas transações econômicas são denominadas importações e exportações de serviços de fatores e dão origem à Renda Líquida do Exterior, que é o saldo entre o total de rendas de fatores auferidas e o total de rendas de fatores devidas. Dessa forma, se certa região apresenta um superávit de exportações sobre importações de serviços de fatores, sua renda líquida no exterior é positiva no período e seu PIB é menor do que o produto total obtido por seus residentes, seu PNB . Se, ao contrário, as importações de serviços de fatores sobrepujam as exportações, a renda líquida é negativa, e uma parte do PIB gerado não pertence a residentes da região."

Com este texto quero apenas provar ao usuário Leslie que minhas modificações no tópico, por ele desfeitas, tinham por bem corrigir uma informação incorreta.

Bruno Parente.

Bibliografia: [1] http://www.unb.br/face/eco/inteco/dicionarior.htm [2] Clemente, Ademir e Higashi, Hermes Y. Economia e Desenvolvimento Regional. Editora Atlas, São Paulo, 2000

A informação reiterada pelo usuário já foi por mim modificada - a confusão se deve que muitas fontes utilizam o PIB ao invés da Renda Nacional, daí gerando confusão. Ambas são mencionadas no artigo. Leslie Msg 04:26, 17 Outubro 2005 (UTC) ...

Renda per capita dos continentes Americanos[editar código-fonte]

Saber a renda per capita dos países do continenetes americanos ok ou não

Esse artigo tá meio errado, ali diz que Paulinia tem a maior renda percapita do brasil por causa da replan, nada ver, consultando os arquivos da onu paulinia não é a maior nem na própria microrregião. No minimo o autor confundiu com pib percapita. Squibb msg 06:31, 13 Julho 2006 (UTC)

Carece de fontes[editar código-fonte]

O artigo carece de fontes. Um bot reverteu as alterações que indicavam a falta de fontes, mas as fontes não foram informadas. O resultado é que o artigo continua pobre.