Discussão:Revolução Federalista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Balanço : A Revolução da Degola

Corrigi a denominação do Coronel Adão Latorre no item acima, devido o mesmo ser maragato e não pica-pau como constava no artigo

Gostaria de sugerir que aumentassem o número de informações, inclusive com fotos, gravuras, pinturas, etc, das batalhas da guerra dos farrapos, da revolução federalista (1893-95) e da revolução de 23.

Evidentemente este pedido se encaminha a quem seja detentor de tal acervo. Se eu fosse, não estaria aqui pedindo.

Obrigado.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1923"

Antonio Chimango de Vidas Secas...[editar código-fonte]

Partido Federalista contra Partido Republicano Rio-grandense

(...) Os seguidores de Gaspar da Silveira Martins, Gasparistas ou maragatos, eram frontalmente opostos aos seguidores de Júlio de Castilhos, castilhistas ou Pica-paus (O termo Chimangos só viria a ser usado na Revolução Libertadora de 1923 para designar os seguidores de Borges de Medeiros - o Antônio Chimango de Vidas Secas).


Acho que houve um equívoco, o romance Vidas Secas de Graciliano Ramos não tem um personagem chamado Antonio Chimango. Por favor, explique melhor a referência.


Obrigada,

--La Jou (discussão) 14h03min de 20 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Não existe REGIÃO SUL em 1893/94[editar código-fonte]

A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional (onde esta o SUL?).

Denominação SUL veio décadas depois de 1893/94, portanto, ligação interna para região sul, na frase, é uma falácia.

É a mesma coisa que citar em uma biografia que um curitibano é um paranaense que nasceu em 1800, se o Paraná nem existia nesta data. O "R" Aliado 03h43min de 25 de agosto de 2020 (UTC)[responder]