Discussão:Rio das Velhas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

----









"O Rio das Velhas, também conhecido como Rio Araguari, é um rio brasileiro que banha o estado de Minas Gerais.

Ele deságua no rio São Francisco, que, por sua vez, deságua no oceano Atlântico, ao litorial nordestino brasileiro, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe."

Há alguma confusão na informação dada acima. O primeiro parágrafo refere-se ao Rio das Velhas que corre no Triângulo Mineiro e deságua no Rio Paranaíba, na Bacia do Paraná. O segundo parágrafo refere-se ao Rio das Velhas que nasce próximo à cidade de Belo Horizonte, e que pertence à Bacia do São Francisco. Embora com o mesmo nome, e ambos serem em Minas Gerais, tratam-se de rios diferentes.


Desculpe-me, mas o que provoca discusão é falta de descrição do trajeto do Rio das Velhas, cuja nascente encontra-se no municipio de Ouro Preto. Se constasse "Suas nascentes estão localizadas na Cachoeira das Andorinhas,cortando o município de Itabirito, onde é chamado "Rio Itabirito", desce pelo município Rio Acima etc... evitaria a dúvida. Deve-se ser levado ainda em conta que devido ao porte da cidade de Araguari que tem o nome do rio que corta aquele município, ou seja, O Araguari. Qualquer pessoa que não conheça bem Minas Gerais, se confunde.


Volto a insistir, o Rio das Velhas, que é também conhecido como Rio Araguari e no qual foi construída a Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, não nasce em Ouro Preto-MG. Corre no Triângulo Mineiro e não deságua no Rio São Francisco, deságua no Rio Paranaíba.

O outro Rio das Velhas, que passa pela cidade de Sabará-MG, é que deságua no Rio São Francisco. Segundo o escritor Aníbal Machado, nascido em Sabará, este rio era conhecido pelos índios como Uaimií, e pelos bandeirantes como Guaicuí, donde o nome Barra do Guaicuí para o lugar onde deságua no Rio São Francisco.

Em Tupi-Guarani, "gwaimi" significa velha e, tanto em Guaicuí como em Uaimií, o "i" final deve significar Rio.

Precisa de página de desambiguação, são dois rios diferentes[editar código-fonte]

CarlosRibeiro (discussão) 01h59min de 2 de Julho de 2008 (UTC) Fui criado em Belo Horizonte e morei 8 anos em Uberlândia. São dois rios totalmente diferentes.

O Rio das Velhas do Triângulo Mineiro, também conhecido como Rio Araguari, é um rio de águas escuras mas limpas, com várias corredeiras de pedra e alguns canyons (muito bonitos por sinal). Devido à conformação o rio foi muito represado, são pelo menos cinco usinas em sua extensão (Nova Ponte, Miranda, Capim Branco I, Capim Branco II, e uma pequena usina visível da BR262). Pode ser que tenham outras que eu não conheça. O rio nasce na Serra da Canastra, na mesma região onde nasce o São Francisco; a diferença é que o São Francisco nasce ao sul da serra e corre para o leste, enquanto o Araguari nasce na parte norte da Serra e continua correndo para o norte.

O Rio das Velhas que passa em Sabará é um rio de águas avermelhadas, "barrentas", extremamente poluído e assoreado na região de BH. É o maior afluente da margem direita do São Francisco. Existem fontes acadêmicas que indicam que ele teria sido o caminho original da descoberta do ouro em Minas Gerais; depois que exploradores do Nordeste desceram o São Francisco e o Rio das Velhas, por uma rota muito longa mas totalmente natural, descobriram ouro; sabendo da localização aproximada os paulistas subiram através da mata e das serras, por um caminho muito mais curto, mas também mais árduo e perigoso.