Discussão:Roda

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


História da roda[editar código-fonte]

Julgo que a roda deve ter sido inventada há mais de 3500 anos, não? A roda foi inventada ha 6.000 anos a.C atras na Mesopotamia. Em 1790 d.C foi inventada a roda com raios, a 1ª bicicleta foi inventada por De siorac, e quem aperfeicoou foi Carlos Drais 38 anos depois fazendo com que ela virasse para ambos os lados.

16-07-2008 Victor Henrique

fonte: http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/roda.htm

A concepção original da roda veio de um tronco? há provas disso ou isso é meramente uma suposição lógica? Creio que as palavras utilizadas foram mal-empregadas, a menos que seja apresentada uma fonte com uma prova explícita...

Momergil (discussão) 18h46min de 7 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Isto nao faz sentido nenhum: "a roda transmite de maneira reduzida para a borda qual aplicada no seu eixo rotação eixo". Rui Correia

A História da Roda[editar código-fonte]

Com a necessidade de poder carregar os objectos domésticos, muito mais resistentes para levar a carga, o homem necessitou de transportar estes. Para tal, acredita-se que os Egípcios colocavam troncos de árvore em forma cilíndrica no chão e rodavam, para a mobilidade desses objectos.

Acredita-se que foram os Sumérios na Mesopotâmia acerca de 5.500 anos atrás, a evoluir o método do transporte dos objectos, não com troncos mas sim com rodas discos cilíndricos.

Mais tarde, os Romanos novas aplicações técnicas, tais como:

  • Primeiros tornos de oleiro
  • Primeiras dubadoras
  • Primeiros fusos
  • Primeiros monta-cargas
  • Primeiras noras
  • Primeiros moinhos de vento e de água
  • o que há de errado com a minha edição?essa roda que está no artigo faz parte da cultura que usava as primeiras rodas em veiculos e transferiram via incursões na mesopotamia a exemplo dos gutis e cia..ja no egipto foram os hicsos que tambem ja tinham entrado em contacto com proto-arianos, e por isso mesmo estavam a fugir..

ja sei, é incorrecto usar o termo ariano mesmo no sentido historico?agora vamos ter de usar "indo-europoide" ou algo assim?