Discussão:Romance policial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Características dos Romances policiais[editar código-fonte]

Olá, eu abro esta discussão para falar sobre as edições na seção "Características dos Romances policiais", em primeiro lugar, porque não há nenhuma referência a seção, que fica sem credibilidade alguma, além disso a seção é simplesmente absurda em alguns pontos.

  • "O herói do romance, o detetive, sempre sairá vencedor, pois se o contrário acontecer, o fato será atribuído à baixa qualidade da história e, portanto, não haverá suspense, uma solução surpreendente ou uma catarse.". Quem escreveu isso provavelmente nunca teve um romance policial em mãos, e se teve foi em raras ocasiões, Sherlock Holmes o mais famoso detetive da literatura já perdeu um caso, um não vários, até mesmo Hercule Poirot e Miss Marple já perderam casos que os levaram a morte.
  • "No romance policial não pode haver intriga amorosa, para não atrapalhar o processo intelectual do detetive." Quase todos os romances policiais tem intrigas amorosas, raramente envolvendo o detetive, porém intrigas amorosas são temas recorrentes de assassinatos nessas histórias, como por exemplo em Um Estudo em Vermelho de Arthur Conan Doyle.
  • "O romance deve ter um cadáver, para causar horror e desejo de vingança." São vários os romances policiais que não contam com assassinatos nem envenenamentos, e tratam de assuntos como roubos de quadros e jóias importantes, porém é a única informação da seção que em termos procede.
  • "O culpado deve ser um dos personagens comuns, mas gozar de certa importância e não ser um assassino profissional. Ele nunca poderá ser o detetive, e o crime deve ser cometido por razões pessoais." "Assassino Profissional" é algo novo, e não são todos os romances que tem um culpado, já que muitas vezes ocorrem mortes acidentais ou suicídios.

A única coisa decente na seção foram esses dois pontos, que irei manter:

  • A solução do mistério deve estar evidente desde o início, para que uma releitura da obra possa mostrar ao leitor o quanto ele foi desatento.
  • As pistas devem estar todas presentes no livro, de forma a surpreender o leitor no momento da revelação da identidade secreta do assassino.

Muitas pessoas irão me dizer que não havia a necessidade de abrir uma discussão nesse sentido, porém acho que é bom esclarecer o motivo das edições.

Há outro trecho do artigo que eu irei retirar, que é a ligação externa «A estrutura do romance policial»  que leva a uma página referente a anúncios publicitários que nada tem a ver com o assunto. Wellyngton labes (discussão) 00h11min de 20 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]