Discussão:Rosinha Garotinho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não, o título não está bom. Sugiro Rosinha (política) ou o nome completo da pessoa. --E2m 22:54, 4 Jan 2005 (UTC)

Texto parcial[editar código-fonte]

Essas criticas aí são muito parciais e mal formuladas. O ensino religioso no Rio é dividido por religiões, existem professores de catolicismo, de protestantismo, de espiritismo, etc. Kodai 18:52, 10 Fev 2005 (UTC)

Se são parciais, torne-as menos parciais. Não vejo onde é que esteja a parcialidade. O texto original, sim, era parcial. Agora falam-se de acusações que existem realmente e têm eco nos meios de comunicação social. Não há nada no artigo que contradiga o que o Kodai diz - apenas que ela é acusada de promover o ensino do criacionismo - não é dito que ela o faz, de facto. Manuel Anastácio 19:04, 10 Fev 2005 (UTC)

Estão colocando o artigo sem conhecer como é feito o ensino religioso no estado do Rio de Janeiro. Kodai 19:10, 10 Fev 2005 (UTC)

Protegi a página. Kodai - defende aqui as tuas razões e terei gosto em tornar o artigo mais imparcial. Não numa guerra de edições. Obrigado. E não me irrites. Não gosto de censores. Defende o teu ponto de vista e diz o que deve ser melhorado no artigo. Mas não apagues factos comprovados. Manuel Anastácio 19:15, 10 Fev 2005 (UTC)

Não são fatos comprovados. Pelo menos não da maneira parcial que estão colocando o texto, que dá a entender que por ela ser presbiteriana está colocando o presbiterianismo como religião única nas escolas.. Veja: No edital de abertura do concurso para professores de ensino religioso das escolas públicas do estado do Rio, as 500 vagas oferecidas foram separadas da seguinte forma: 342 para o credo católico, 132 para o credo evangélico e 26 vagas para professores dos demais credos.

Estão confundindo as coisas, pois o ensino religioso no Rio de Janeiro é confessional, logo, é evidente que o criacionismo é citado. Afinal, está na Bíblia, adotada por católicos e evangélicos. Não estou sendo censor de nada. Apenas acho que as críticas devem ser bem-feitas. Além disso, deveriam ser colocadas de modo atemporal, ou focadas no passado. Rosinha pode sair do governo e teremos um artigo completamente desuatualizada.

Melhor seria assim:

* Criticas

Rosinha foi criticada ao adotar o ensino confessional nas escolas públicas. O ensino do criacionismo foi duramente criticado pro Fulano de Tal, em bla bla bla, e Cicrano em ble ble ble...

Kodai 19:26, 10 Fev 2005 (UTC)

Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, creio que acompanho isto mais de perto. Kodai 19:27, 10 Fev 2005 (UTC)

Então, Kodai, faça isso, escreva aqui o seu texto apresentando a sua versão: repare que não deve esconder a polémica. Daqui a cem anos ainda interessará a quem estiver à procura de informações sobre a senhora, que ela dizia publicamente que não acreditava na teoria da evolução e que foi acusada de promover o ensino do criacionismo. Isso nunca tornará o texto desactualizado! São informações importantes que interessam a muita gente. Eu, por exemplo, que não vivo no Rio de Janeiro, também estou interessado em expor a sua versão dos factos. Mas as suas críticas têm-se limitado a concretizar no apagar de informação. Isso para mim é censura, apenas. Manuel Anastácio 19:30, 10 Fev 2005 (UTC)

Quanto a ser carioca: isso não lhe dá mais direito a escrever as coisas como quer! Antes pelo contrário! Torna-o pessoa interessada e, por isso, influenciável. Eu que estou fora, tenho a capacidade de ver as coisas com alguma distância. A isso chama-se objectividade. Manuel Anastácio 19:30, 10 Fev 2005 (UTC)


Kodai, você disse: Não são fatos comprovados. Pelo menos não da maneira parcial que estão colocando o texto, que dá a entender que por ela ser presbiteriana está colocando o presbiterianismo como religião única nas escolas..... Desculpe-me perguntar-lhe, mas por alma de que diabo é que você está a dizer isso? O que é que há no texto a dizer que ela quer o presbiterianismo como religião única nas escola? Onde? Será que já não sei ler?

Manuel Anastácio 19:35, 10 Fev 2005 (UTC)
Acho que não deve saber, então.

Se você coloca assim:

  1. Comentadores disseram que Rosinha por ser presbiteriana conseguiu apoio de igrejs evangelicas.
  2. Rosinha colocou o criacionismo nas escolas públicas.

Sinceramente, o que você concluiria do texto? Vai negar que o texto induz à conclusão de que Rosinha estaria colocando sua crença como algo oficial nas escolas?

O fato de eu ser carioca me deixa mais próximo das notícias. Quem mora longe recebe a notícia de forma parcial, contra ou a favor, mas parcial. Quem determina a volta do ensino religioso é a LDB, lei estadual apenas configurou a forma que seria aplicada nas escolas estaduais. Ainda assim, o ensino é de controle dos professores de cada confissão religiosa. Pela sua grafia parece que você deve ser de Portugal. Então acha mesmo que pode daí ter uma visão melhor dos fatos do governo do estado do Rio que nós daqui da capital fluminense? Não sou partidário de Rosinha e sou contra o ensino religioso nas escolas públicas, porém também não gosto de críticas gratuitas nem parcialidade da mídia. Kodai 21:35, 10 Fev 2005 (UTC)

Além disso, omite-se o fato de que a sua rival, Benedita da Silva, também é evangélica. Então dizer que ela recebeu o apoio por ser evangélica não se justifica, uma vez que concorria com outra evangélica. Quem acompanha a política brasileira sabe que os evangélicos do PL (Igreja Universal) deram apoio a Lula, enquanto outros deram apoio para Garotinho. Existem muitas negociações políticas em jogo e a religião talvez seja a menor delas nessas horas.. Kodai 22:13, 10 Fev 2005 (UTC)


OK, Kodai, então ponha essas informações que me está dando agora no artigo. Mas só desbloqueio a página se você me disser que vai colocar isso mesmo no artigo, sem retirar o que está lá e que também é verdade! Se se omite alguma coisa, acrescenta-se! Na wikipédia não se apaga! Corrige-se e acrescenta-se. Diga-me que fará isso e porei o artigo ao seu dispor. Mas não diga que as críticas são erradas. Diga: por outro lado, etc...

Agora, mais uma coisa: você apresentou dois pontos:

#Comentadores disseram que Rosinha por ser presbiteriana conseguiu apoio de igrejs evangelicas. - Isso é verdade. Houve, realmente, comentadores que disseram tal coisa.

Mais:

  1. Rosinha colocou o criacionismo nas escolas públicas. - você diz que eu digo isso. É mentira. Não digo tal coisa em lado nenhum. Meu caro, parece-me que você é que não sabe ler. Ponto final. Manuel Anastácio 23:43, 10 Fev 2005 (UTC)
Não vou insistir nessa discussão. Não sei ler..

Kodai 00:33, 11 Fev 2005 (UTC)

Rosinha e apoio de evangélicos[editar código-fonte]

Kodai disse:Além disso, omite-se o fato de que a sua rival, Benedita da Silva, também é evangélica. Então dizer que ela recebeu o apoio por ser evangélica não se justifica, uma vez que concorria com outra evangélica.

Os evangélicos não são um grupo homogêneo. Rosinha angariou apoio de igrejas como a Presbiteriana e a Assembléia de Deus, Benedita recebeu apoio da igreja Universal.

Rosinha fez campanha entre evangélicos sim, eles são seu maior sustentáculo eleitoral. O fato de a Benedita ter apoio evangélico ou não é irrelevante. Missionary 04:48, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Parcialidade e Vandalismo[editar código-fonte]

Eu fiz uma tentativa honesta de remover a parcialidade do artigo tentando colocar informações objetivas sobre o que foi feito no governo da Rosinha Garotinho, que é até mesmo uma informação de utilidade pública. Não apaguei nenhuma crítica, apenas coloquei Tags pedindo as fontes para as mesmas e alguém removeu minha edição.

Não use a Wikipedia para provar um ponto de vista. Não abuse da Wikipedia. Se deseja modificar meu texto, comente aqui. Se desejar melhorar a parte das críticas não apague as informações válidas sobre o que foi feito no governo da Rosinha.

Leia esse texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Princ%C3%ADpio_da_imparcialidade

Obrigado pela atenção --Sekelsenmat (discussão) 10h45min de 19 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Removi o trecho que dizia "mesmo não estando em seus nomes, Rosinha e Garotinho são donos do Jornal O Diário(...)". Como não há nenhuma declaração pública de nenhum dos dois confirmando o fato, ou ao menos uma acusação ou investigação formal, não passa de especulação.

Revejam o artigo[editar código-fonte]

Extremamente parcial, e tendencioso. Viola os padrões da wikipédia, e reduz a credibilidade do site. O artigo precisa ser reformulado com urgência.

Daniel Lisbôa (discussão) 22h52min de 4 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]