Discussão:Rumo (náutica)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rumo é um ângulo e Rota é trajecto[editar código-fonte]

As informações dos verbetes estavam trocas entre Rumo e Rota. Tomei como prova "Só se traçam nas cartas náuticas rumos. A partir do ponto de coordenadas Lat. 03º 50.0' S, Long. 032º 28.0' W, traçar o Rumo Verdadeiro R = 150º em https://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap2b.pdf Projeções cartográficas; a Carta Náutica]

Definições vistas em "Lello Universal — Dicionário enciclopédico Luso-Brasileiro" e "Infopedia.pt - Enciclopédia e Dic. Porto Editora"
Rumo- "ângulo que faz o sentido da rota do navio ou do avião com uma direção de referência, normalmente a do norte verdadeiro, cartográfico ou magnético"
Rota - "é uma direcção, um trajecto, um caminho a seguir de um ponto a outro, e assim fala-se de uma rota marítima ou de uma rota aérea como se fala da rota do Sol"
Pintopc escreva-me 14h18min de 24 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Rumo e rota são ambos direções vetoriais[editar código-fonte]

Estes termos geram muita confusão e há muitas definições contraditórias (até eu, que já fiz uma cadeira sobre isto e tinha a obrigação de lembrar, me troquei...), até mesmo em alguns sites de informação de aviação têm isso errado. O dicionário então só tem as definições de uso geral e não os termos técnicos usados em navegação. Quando tiver tempo vou pedir ajuda a um dos meus professores para encontrar boas fontes fiáveis, ou procurar na biblioteca da minha faculdade, mas por agora aquele manual do Alex H. Blin parece-me de ótima qualidade - Sofia 21h05min de 29 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]