Discussão:São Geraldo do Baixio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um dos primeiros comerciantes do povoado, mas o primeiro a iniciar uma atividade comercial moderna para oferecer artigos de consumo necessário à população foi um Inhapinhense chamado Agnelo Quintela de Carvalho que desbravou a região, derrubou árvores para construir o imóvel onde abrigou a sua loja de tecidos, armarinhos, perfumarias, ferragens, cereais, sal,açúcar e até alguns medicamentos. Junto a essa construção também ergueu uma casa de morada que abrigou a sua família até o ano de 1.952. Esses fatos iniciaram em junho de 1.940, a partir dos quais o lugar tomou o aspecto de vila, tornando-se ponto de covergência dos fazendeiros e sitiantes da região. Até hoje ainda existem indícios e provas dessa história pois na rua central da cidade, próximo ao Cartório de Registro Civil, "está de pé" uma parte do imóvel que abrigou a loja e na sua lateral encontra-se escrito "Casa Sucena" que era o nome do estabelecimento.

O fundador do arraial foi o Capitão Messias Gonçalves que estabeleceu o primeiro núcleo residencial em torno de sua fazenda. Comenta-se que ele foi para a região por estar com dificuldades com políticos de facção contrária e com a polícia. Alí teria sido, portanto, um refúgio.

O município é um dos grandes produtores de pedras coradas (água marinha, turmalina, cristal da melhor qualidade, berilo, topázio, ametista, etc, embora essa produção(cata) apareça como de outros munícípios, enriquecendo-os. Em razão da disponibilidade muito fácil de pedras semipreciosas na superfície do chão, era comum encontrá-las alí, depois de uma chuva forte (tromba d'agua) ou deslizamento de grandes pedras, esperando para serem recolhidas. Era comum pessoa muito pobre num dia, ser proprietário de um Jeep novo, no dia seguinte, bastando deparar com uma situação dessa. Na época dos aparelhos de comunicação à válvula, o munic´pio produzia enorme quantidade de mica ou malacacheta que recebia um pequeno beneficiamento, após o que era remetida para Governador Valadades(MG) e da´exportada para o exterior