Discussão:São Romão (Seia)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

--84.39.104.138 18:02, 28 Outubro 2006 (UTC)--84.39.104.138 18:02, 28 Outubro 2006 (UTC)S. Romão Geográfico Freguesia do concelho e comarca de Seia, do distrito e diocese da Guarda. Orago Nª Senhora do Socorro. Dista 3 km de Seia, 26 Km de Nelas e está situada na Serra da Estrela a cerca de 600 metros de altitude e a 1 Km da Margem direita do rio Alva, no coração das Beiras.

Até 1834, quando da reforma do território, S. Romão foi vila e concelho. Tem actualmente cerca de 6.000 habitantes. Foi em S. Romão que Silva Gaio localizou o seu romance, "Mário".

S. Romão - Recursos naturais

Estando localizado na zona de maior pluviosidade portuguesa, a Serra da Estrela, com uma precipitação anual de cerca 3000 mm, a maior riqueza de S. Romão é a água, que se ouve e vê correndo por todos os pontos da serra.

Junto de S. Romão há importantes centrais hidroeléctricas que fazem parte do grupo de produção da Serra da Estrela, Sabugueiro I e II, Sª.do Desterro I e II, Ponte dos Jugais e Vilacova.

Foi em 1908 que foi concedida a primeira concessão da bacia hidrográfica do rio Alva na Serra da Estrela, à Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela. Sendo portanto das primeiras centrais hidroeléctricas portuguesas e das primeiras zonas do país a serem electrificadas.

Todas foram recentemente modernizadas ( Veja-se Museu da Electricidade em Lisboa ) e aproveitam ao máximo, em barragens sucessivas, as quedas de água do Alva. A potência instalada deve rondar hoje, os 25.000 Kw

S. Romão Histórico

O povoamento de São Romão começa a ser detectável a partir do final do terceiro milénio A.C.. O Cabeço do Crasto ou Castro e o Buraco da Moura são os pontos mais importantes do património arqueológico desta região. . Estas zonas foram ocupadas já na Idade do Cobre ( Buraco da Moura ), na Idade do bronze, entraram na idade do ferro com os celtas ( os lusitanos eram celtas ) e foram também habitadas durante a ocupação romana.

A estrada romana de Emerita - Norba - Egitania - Veseo ( Ver História de Portugal -A.H. de O. Marques ), com as suas vias secundárias de acesso às zonas mineiras da Serra - Minas de estanho de de Sazes da Beira e Vila-Cova-à Coelheira - devia passar perto de S. Romão, e são muitos os vestígios dessa ocupação nesta zona.

Pontes romanas de Vila Cova, Sandomil, Loriga, o arco de Bobadela ( Monumento Nacional) e muitos outros . As minas de estanho de de Sazes da Beira e Vila-Cova-à Coelheira já deviam ser exploradas pelos romanos. Conquistadas depois pelos árabes, as terras de S. Romão foram reconquistadas para os cristãos por Fernando Magno de Leão, cerca de 1057.

Cerca de 1.300 anos depois da morte de Viriato, D. Afonso Henriques, em Dezembro de 1138, couta o lugar para si próprio, segundo limites que seguem de perto os da freguesia actual. Em 1401, D. João I deu S. Romão e lugares vizinhos ao seu filho, o Infante D. Henrique. Em 1527 no Cadastro da População do reino, S. Romão aparece com o título de Vila com 112 moradores.

Em 1679 na relação de vilas, concelhos e lugares da correição da Guarda aparece esta cidade com 533 vizinhos, depois Covilhã com 820, Manteigas com 443, Gouveia com 315, São Romão com 290 ( cerca de 1.200 habitantes ) e só depois de Melo, Linhares, Lagos da Beira, Celorico, Valezim, Folgozinho, Santa Marinha e Longa, aparece Seia ( actual sede do Concelho ) com 119. (Ver História de Portugal de Veríssimo Serrão - Vol V - Pag. 348).

Parece que a designação de São Romão, para esta Vila, ficou a dever-se à existência de uma Capela inicial dedicada ao mártir com esse nome, e à volta da qual se foi desenvolvendo o aglomerado populacional que tomou o nome do Padroeiro da capela. Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, S. Romão tem condições excepcionais para o turismo de montanha. A Torre (1991 metros de altura ), antiga base de radar da Força Aérea ( anos 60 ), fica a menos de 20 Kms de S. Romão, subindo-se pela estrada que passa pela Srª. do Desterro e vai encontrar-se com a estrada Seia - Sabugueiro-Lagoa Comprida - Torre.

São Romão possui comunicação rodoviária directa com as grandes cidades, tem Posto Médico, Colégio, Bombeiros, duas Agências Bancárias com posto de Multibanco, Rancho Folclórico, SuperMercados e um terminal da Beira Rodoviária

Festas e Romarias em São Romão Feira de São Pedro (último Domingo de Junho) Feira Semanal (Domingo) São Silvestre (1 de Janeiro) São Sebastião (20 de Abril) Enterro do Senhor (Sexta-feira do Senhor) São Pedro (último Domingo de Junho) São Romão (9 de Agosto) Nossa Senhora do Desterro (15 de Agosto


Esta informação é retirada da minha página na Internet, www.geocities.com/lamassais, e têm a minha autorização para a utilizar.

João Manuel Anjos joanjos@clix.pt