Discussão:Samael Aun Weor

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Violação ao Princípio da Imparcialidade[editar código-fonte]

Samael Aun Weor foi um charlatão! Não trouxe nada de novo. Seus escritos são colagens e parafrases de outros autores como Blavatsky, Heindel, Crowley , Spencer Lewis, Steiner, etc. Megalomaniaco, se intitulava o kalki avatar da Era de aquário. Morreu de cancer na garganta em 1978. Em suas obras dizia que o cancer na garganta era resultante de degeneração sexual. Previu o fim do mundo para o ano 1999-2000. Essa falsa profecia não se realizou. Em seu livro "Enigma do Apocalipse Decifrado" escrito em 1958 afirmou que no ano 1999 seriam vistos 2 sois da Terra, fazendo referência a Hercolobus que iria se chocar com a terra. Nada disso aconteceu provando que ele é um falso profeta na mesma categoria de Ellen G. White, Joseph Smith, Reverendpo Moon etc. Os adeptos do movimento gnostico samaelino escondem estes livros nos quais as falsas profecias estão incluidas para que seu falso mestre não caia em discredito.

  • O presente artigo sobre o místico colombiano Samael Aun Weor precisa ser revisto com urgência. As informações aqui apresentadas ferem de maneira assombrosa o Princípio da Imparcialidade da Wikipédia, estando repleto de POV's e diversas outras afirmações sem comprovação científica Roberto Cruz Contato 14:28, 20 Junho 2006 (UTC)
  • Um artigo sobre Weor que pode ser seguido como um exemplo de imparcialidade é o da Wiki anglófona, vide aqui. --Roberto Cruz Contato 13:49, 1 Julho 2006 (UTC)


Caros: Pelo que pude encontrar na internet, o tal Partido Social-Cristão Latino Americano (POSCLA) tem apenas páginas em sites do movimento gnóstico de Samael ou grupos de discussão ligados ao movimento, nenhuma institucional ("POSCLA" resulta em 447 resultados no Google). Não pude encontrar nenhum site eleitoral ou de um partido político de verdade. Assim, acho que a referência ao POSCLA no texto como um partido de verdade é inverídica. Me parece que o texto deve informar este tipo de coisa. se alguém tem mais informações de onde, em que país o POSCLA disputou eleições e possui deputados/vereadores favor colocar a informação no artigo. Paz e saúde, Campani discusssão 12:47, 14 Janeiro 2006 (UTC)


Ainda tem pessoas que acham que Samael foi um mestre...


[1] Precisamente Samael Aun Weor é um Mestre da Fraternidade Universal Branca, queira voce aceitar ou não, isso não fará nenhuma diferença para Ele nem a ninguém. E ainda existem outros Mestres. Precisa quem quer discursar sobre "Mestres" do Ser ou não Ser, ter conhecimento profundo do que se fala, que vem a Ser um Mestre; felizmente esses quesitos são secretos; só acessível àquele que trilhar o caminho da Maestria. Então, o silêncio seria mais apropriado do que abrir opinões preconceituosas sobre as Doutrinas Gnósticas. Que em particular sou conhecedor dessa liturgia."


POSCLA não tem nada a haver com o tema aqui em questão sobre Samael.


"Que em particular sou conhecedor dessa liturgia." Bom, nao sou o cara acima, mas voce disse ser conhecedor da liturgia,entao ja deveria ser sabido de ti que a liturgia que voce usa,aos sábados querido não são criaçoes dele!!até as cadeias de terça e quinta, dá uma estudada antes valeu?antes de levantar esta bandeirinha e espalhar aos 4 cantos q esta é a verdade!!!

Totalmente parcial boa parte do texto

Autoproclama-se Avatar[editar código-fonte]

Conforme o livro "Revolução de Bel" de sua autoria, ele autoproclama-se Avatar, buda, Mestre, Anjo, Arcanjo, etc. Que se retire do texto principal qualquer referencia a discipulos o proclamarem alguma coisa. Quem leu seus livros tem a clareza que ele se autoproclamou e os discipulos apenas repetiram os titulos.

LED

  • Caro LED, já li diversos livros de Weor e fiz um curso (por correspondência) sobre a Gnose ensinada por ele. Na minha concepção pessoal, Weor é um mitômano, fazendo referências absurdas sobre si mesmo e sobre diversos outros assuntos em suas obras, todavia, estamos na Wikipédia e temos que ser imparciais e, principalmente, no caso de afirmações fortes, temos que nos apoiar em boas referências bibliográficas. --Roberto Cruz Contato 13:07, 20 Julho 2006 (UTC)


• Caros LED e Roberto Cruz, eu também já li diversos livros dele e fiz um curso sobre a gnose ensinada por ele. Não considero um mitômono, porque abriu mão dos direitos autorais de suas obras e ensinou disciplinas muito rígidas e foi muito exigente com seus discípulos. Não cobrava pelo seu trabalho e ensinou coisas que hoje a ciência está comprovando, como benefícios trazidos pelo relaxamento, concentração, meditação, não identificação com os problemas diários. É realmente complicado mas a ciência está quase conseguindo comprovar que podemos ter consciência, caminhar, conversar e aprender mesmo enquanto nosso corpo dorme. O estilo do mitômano na minha concepção pessoal é querer fama, dinheiro, seguidores e chamar atenção para si próprio. --Sem euforia 13:53, 22 Janeiro 2007 (UTC)


A QUEM POSSA INTERESSAR: • Realmente o POSCLA não funciona como um partido político no Brasil, mas o POSCLA no Brasil, ja é um Parlamento e esta no 3º Processo de aprovação em Brasília, ou seja, aguarda o ultimo relatório de abaixo assinados, para firmar o Partido. No caso como nos 2 primeiros processos ja é reconhecida sua institucionalidade, o POSCLA ja trabalha em alguns lugares do Brasil com palestras e estatutos, inscrita no CNPJ! Ou seja, aguarda a última aprovação... E ja funciona na Venezuela e na Colombia como um partido!

E sobre a Liturgia, o Venerável Mestre Samael Aun Weor, jamais proclamou ser o autor Literal da Liturgia Gnóstica, e pelo contrário, ele afirma que é a mesma Liturgia da Igreja Gnóstica Cristã Primitiva, e que é a mesma Igreja nos Mundos Superiores, e que aliás... Valentim de Alexandria, Krum Heller, Crowley... se utilizaram da mesma...

Leiam: "O Matrimônio Perfeito - V. M. Samael Aun Weor"

Idéias pessoais[editar código-fonte]

Para acrescentar no artigo:

Com suas idéias pessoais extravagantes, Samael Aun Weor não conseguiu penetração nos países europeus, paises estes com fortes lastros iniciáticos autênticos, ficando reduzida sua influência a poucos países de lingua espanhola graças ao fanatismo de alguns de seus seguidores. __________________________

Isso não é verdade, a Gnose de Samael chegou sim à Alemanha, Inglaterra, Grécia, Irlanda, Holanda, França, entre outros países do Velho Continente.


Esclarecimento prático e objetivo[editar código-fonte]

Para que se esclareça de forma prática!

A bem da verdade, conheci o ensinamento de Samael Aun Weor quando procurava respostas para fatos relevantes de minha vida, respostas que procurei em diversos grupos, espíritas, evangélicos, católicos etc. Após muito ouvir explicações e teorias destes grupos, encontrei nas práticas ensinadas nos cursos de Gnose, respostas para várias de minhas questões então, compreendi que de nada servem as dicussões se não para a perda de nossa maior riqueza, o tempo, que nunca se pode recuperar. Minha sugestão para quem critica a Samael Aun Weor é que troque as teorias por práticas, faça isso durante três meses, mas faça sem preconceito ou vontade de provar sua razão, após isso, se nada mudar, pode passar o resto da vida criticando e perder o seu precioso tempo tendo razão ao invés de viver. Viva! Esse é o melhor caminho, afinal amanhã ou depois poderemos não ter mais essa grande oportunidade nos dada por Deus.

Que a Paz e o Bem lhe acompanhem.

E.A.C.


O artigo continua tendencioso e indo contra a imparcialidade da Wikipedia.

E essa página de discussão está sendo usada de forma que não me parece correta, como se fosse fórum do assunto.

Outrossim, peço aos usuários parcimônia no uso da formatação com um espaço antes da primeira letra do parágrafo, porque gera a barra de rolagem horizontal.

--Scott MacLean 02:38, 16 Dezembro 2006 (UTC)

Adicionando predefinição parcial[editar código-fonte]

Estou adicionando a predefinição de parcial ao artigo. Favor citar fontes.

--Oritemis 21:40, 24 Dezembro 2006 (UTC)

Estou reforçando o pedido para que sejam informadas fontes. Não é possível que os interessados não tenham uma fonte bibliográfica.
--Oritemis 19:15, 4 Janeiro 2007 (UTC)


CORREÇÃO - Fim da Violação dos Princípios Imparcialidade[editar código-fonte]

O artigo tal como está editado atualmente, cumpre TODOS os rigores exigidos. Foi reescrito com imparcialidade e desta forma tem meu voto para sua permanência.(02/012/11).


Caso haja documentação histórica que discorde do texto sobre a vida e obra de Samael contido nesta enciclopédia, pode citar sem problemas. Até porque, existem textos a favor do nazismo e existe documentação histórica que constatam sua realidade. Atenciosamente, E.A.C.

Alguém sabe a subcategoria da caixa Info prá esta biografia?