Discussão:Samba-reggae

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

O trecho:

Em 2007, a Cantora Daniela Mercury faz vários shows no mundo ( Canadá e Europa), apresentando o novo gênero musical brasileiro,o que tornou o Samba Reggae um sub-gênero do Samba conhecido em outros países.

carece totalmente de sentido. Quer dizer que alguns shows tornam um estilo sub-gênero de outro? Isso é parte da tentativa de alguns editores em embasar essa afirmação sem mostrar referências. A discussão do artigo Samba mostra mais detalhes. Luís Felipe Braga Msg 13:54, 2 Março 2007 (UTC)

Cuidado com as definições, Samba Reggae não é um desdobramento do Samba e sim um derivado como a Bossa Nova. Tanto é que a batida deste estilo é um pouco diferente da do Samba como Samba Comum, Partido Alto(apesar de fortemente influenciado por eles) e pagode. Isto se deve à história do Reggaeton que se espalhou pelo mundo e criou inumeros estilos, dentre eles o Samba Reggae, quando o estilo chegou no Brasil, veja este artigo abaixo na internet http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u54025.shtml

Além disso veja algumas raízes do Samba Reggae nestes outros textos http://www.balefolcloricodabahia.com.br/port/repertorio2.html e http://www.venha.com.br/colunadobiro/230305.htmo comentário precedente não foi assinado por 201.52.235.173 (discussão • contrib.)


Não faz nenhum sentido a afirmação de que o Samba-reaggae vem do reggaeton. O reggaeton é um ritmo surgido no século XXI, advindo diretamente do ragga jamaicano. O samba-reggae surgiu cerca de 20 anos antes e vem do reggae jamaicano de Bob Marley, muito escutado nas ruas de Salvador. As síncopes e intenções rítmicas do samba-reaggae são quase que diametralmente opostas as do reggaeton. O primeiro acentua tempos fracos e sugere sentido ternário, baseado em tercinas. O segundo marca com convicção os tempos fortes e é reto, baseado em semicolcheias.