Discussão:Seiyū

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Exclusão de artigos[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/geral#Artigos de seiyuu

Acabei de saber de uma votação da semana passada em que 90 artigos foram eliminados de seiyuu em votação conjunta (nossa, acho q é o record).

Bem, gostaria de criar alguns artigos de pessoas que considero importante, mas provavelmente irão apagar por eles terem ido junto nesta leva, mesmo podendo ser importante (quem q votou pra apagar olhou os 90 artigos ? ninguém).

Então acho q é uma ótima hora pra se definir os critérios de notoriedade dos seiyuu (nossa, eu tirei férias de 1 ano e os critérios de notoriedade ainda estão a mesma coisa).

O que precisa pra fazer artigo ? Ter dublado 1 protagonista / antagonista ? 2, 3 ?

Rjclaudio msg 19h22min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu parto do seguinte princípio, pra dubladores (e atores tbém) de qq nacionalidade: artigos estilo "fulano é dublador" + lista de personagens e sem fontes, não merece voto pra ser mantido e sim pra ser eliminado. Não importa se ele dublou 1, 2 ou 10 protagonistas, coadjuvantes, figurantes. O que importa é o artigo em si, as fontes e informações.
Exemplos práticos: da Lista de seiyū um artigo como o Saeko Chiba eu votaria por manter pq, embora pouco desenvolvido, contém fontes e informações q saem do escopo "é dublador + lista de personagens".
O artigo Megumi Hayashibara é um exemplo ótimo de artigo bem desenvolvido e com fontes. Esse tbém eu votaria pra manter sem pestanejar.
Já um artigo como Yui Horie eu votaria pra eliminar pq (embora bem escrito) não contém nenhum fonte que comprove a veracidade e relevância do "biografado". E um artigo como Noriaki Sugiyama é bem tipico "fulano é dublador" + lista de personagens + falta de fontes e votaria pra eliminar.
Em suma, eu quando voto não uso um critério do tipo "se dublou 5 protagonistas entra, se dublou 4 não", até pq um critério assim é por demais restritivo. Uso o critério "O artigo tem fontes que comprovem as informações e a relevância?". Se tem, mesmo q esteja bem mínimo, eu dou um voto de apoio. Caso contrário, dificilmente eu apoiaria a manutenção. Garavello (discussão) 19h43min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Fazer um curriculum do tipo Saeko Chiba é facil (o site usagi já tem o curriculum separado +- do mesmo modo).
Fazer a biografia do tipo Megumi Hayashibara com nascimento, quando começou a dublagem e família é pequeno, rápido de fazer, só uma pesquisa rápida no google.
Mas no site q citei acima tem 260 seiyuu. Se todos os artigos q eu criar for do mesmo molde do Yui Horie, com biografia mínima (nascimento, tipo sanguíneo, altura, peso, pra qual empresa trabalha), todos eles vão ficar na wiki ? Ou vc votaria em algum pra apagar ?
Se tivesse 200 artigos iguais a da Megumi Hayashibara, vc deixaria todos, ou usaria outro critério para decidir ? Tb não acho certo deixar os 200. Rjclaudio msg 20h12min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Como eu disse, meu critério é: "O artigo tem fontes que comprovem as informações e a relevância?" No caso, nem todo dublador é relevante e cabe a quem faz o artigo mostrar, com fontes e informação, que a pessoa é relevante. Nem sempre isso vai ser possível e não necessariamente depende de tempo. Um dublador/ator/cantor pode ter relevância com um ano de carreira ou não ter relevância com 20 anos de carreira.
Por isso se pedem fontes fiáveis e verificabilidade, pra q se possa analisar se realmente aquilo tem relevância e se é realmente verdadeiras as informações (e não especulações, boatos e/ou fakes).
Se dessa lista saírem 200 artigos bem escritos e com fontes que comprovem relevância em cada um deles, que ótimo, serão 200 artigos que enriquecerão a wikipédia. O q não enriquece a Wikipédia são 200 artigos feitos de qq jeito sem fontes e sem informações relevantes. Se conseguirem fazer os 260 nomes da lista terem artigos bons, pq não manter todos?
O desafio é fazer eles ficarem bons, já q muitos preferem (não sei se por preguiça de fazer um bom trabalho ou se é vontade de encher a Wikipédia de artigos) o padrão mínimo "fulano é dublador" + lista de personagens. Garavello (discussão) 20h25min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
A única coisa de diferente no Saeko Chiba e no Megumi Hayashibara é q eles fizeram singles. Fora isso nada prova sua relevancia. Na verdade pouquíssimas coisas poderiam provar a relevancia de um seiyuu que não seja do meio da profissão (ator de voz). Poderia usar o fato do seyuu ter feito um single (logo ele não trabalha apenas como seyuu, tb canta) para ser critério mínimo de notoriedade ? Rjclaudio msg 20h43min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Fazer singles não é a única diferença desses artigos pros outros. Até pq o artigo do Saeko mal fala sobre a carreira de cantor, mas apresenta as fontes das informações do artigo. Como eu disse, as fontes são um ponto muito importante. Mas vc está se apegando a querer uma fórmula fixa do tipo "se tiver a + b pode, se não é eliminado". Não é assim, tudo depende das informações q se colocam, das fontes q comprovam a veracidade, se tais fontes são verificáveis e se são fiáveis. Cada caso é um caso. Se tem fontes, cada um vai analisar e decidir por si mesmo se acha o artigo relevante. Mas é uma decisão pessoal. Garavello (discussão) 20h58min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Desculpe, mas não vejo o porque dubladores, apenas pelo fato de terem essa profissão, mereçam um artigo. Então teremo artigos para dubladores do mundo todo, de toda e qualquer desenho animado/filme/telenovela e afins? Daqui a pouco teremos artigos para contra-regras, técnicos de som, caboman, etc, afinal eles participam também de produções desse tipo. Salvo exceções, sou contra esses artigos, que seja citados que fizeram a dublagem nos artigos sobre seus trabalhos, no máximo. Tilgon ? 19h58min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tilgon, proibir artigo só por causa da profissão não acho certo. Alguns são importantes. Só quero descobrir como saber quem é importante para o povo daqui. Rjclaudio msg 20h13min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Não é proibir nada, só não acho que a maneira como tratam dubladores é a seguinte: "é dublador, merece um artigo e ponto final", e é bem longe disso, assim como não se pode colocar todo o cadastro do CREA ou da OAB aqui, mas há artigos sobre engenheiros, arquitetos e advogados, só que relevantes, não pode ter esse monte de dubladores, que só porque dublaram meia dúzia de desenhos, alguém vem e já cria artigos sobre eles e quando se coloca nas PE, aparece editores sei de onde para votar em manter, só porque são fãs da meia dúzia de desenhos que o fulano dublou. Concordo que tem que ter critérios, mas não eu prefiro limar todos e ir salvando aos poucos os que devem ficar, do que manter todos apenas pelo simples fato da falta de critério. Tilgon ? 20h38min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Não estou reclamando de ter apagado. Só quero saber, como vc disse, como posso ir salvando os poucos que prestam. Alguma sugestão para eu poder fazer isso ? Rjclaudio msg 20h43min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
Concordo com o Tilgon! Não tem cabimento manter todo e qualquer dublador de anime. E não importa quantos protagonistas, antogonistas ou coadjuvantes ele dublou... é a profissão dele, não está fazendo favor. E só deverá ter artigo na wikipédia se tiver uma razão que o torne relevante, que o destaque dos demais. É assim com todos os outros profissionais, não tem cabimento agir diferente com os dubladores japoneses de animes. Eles não têm uma profissão superior a do resto dos mortais. Sinto, mas é a minha opinião. --Nice msg 21h05min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Concordo com a Nice e o Tilgon, tenho uma nova proposta, que tal se ao invés de criarem artigos sobre Seiyuu as pessoas colocarem nos próprios artigos dos animes os respectivos nomes dos seiyuu (dubladores)? vi vários animes sem essa informação.--Fera (discussão) 22h10min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Assim como outras pessoas os seiyuu não se resumem aos trabalhos. Tem também a discografia, eventos, etc. A lista de seiyuu pode ter no anime, mas isso não impede de ter artigo próprio. Rjclaudio msg 22h21min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • Concordo Com a Nice e com o Tilgon embora pense que infelizmente somos minoria, não é o simples fato de alguém ser dublador que de imediato ele se torne relevante. Na minha opinião muitos mais que deviam ter o mesmo destino, ou seja eliminação. Fabiano msg 22h26min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • Antes de mais nada Seiyu é o mesmo que dublador japonês, nada mais. Existem muitos cantores, atores, comediantes, etc que fazem bico de dubladores. Até os VJ's da MTV fizeram dublagens vide Megaliga MTV de VJs Paladinos. Pra mim, se o artigo for simples Curriculum Vitae do dublador, não é importante (aliás poderiam criar uma ER só para os CV). Se apresentar trabalhos relevantes como ator, cantor, etc tudo bem. Aliás existe premiação para dublador? Nunca ouvi falar. Nem categoria no Oscar tem (e existe Oscar de melhor filme de animação, mas nada de dublador). Como podemos dizer que um cara é bom dublador e outro é extraordinário? Tosco (discussão) 22h48min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)
    • Questionado pelo Rjclaudio sobre a exclusão em massa, fiz a pergunta que vou repetir aqui: existe algum artigo sobre dublador brasileiro na Wikipédia em japonês? Não é mera questão de bairrismo, trata-se simplesmente de colocar o trabalho em sua verdadeira dimensão. Dublador de língua japonesa deve ter seu trabalho reconhecido no país de origem. Se aqui não se tolera nem verbete sobre dubladores nacionais (e existem dubladores talentosíssimos), porque se abriria exceção para estrangeiros? - Al Lemos (discussão) 11h57min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)
Boa Al, concordo com você. Tilgon ? 10h00min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)