Discussão:Sepé Tiaraju

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Texto confuso[editar código-fonte]

Esse texto está meio confuso, inclusive para pesquisas escolares será que não da para dar um jeito?? comentário não assinado de 201.22.197.251 (discussão • contrib) 10h12min de 3 de outubro de 2006 (UTC)[responder]

Petrobras homenageia cultura e história indígena (áudio)

O diretor da área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, participou hoje (23/01), do descerramento da placa comemorativa na Termelétrica Canoas que passou a se chamar UTE Sepé Tiaraju - em homenagem aos 250 anos da morte do líder indígena da tribo Guarani. Na ocasião, também estiveram presentes autoridades e representantes de comunidades indígenas da região (Guaranis, Caigangues e Charruas), de movimentos sociais e da cultura missioneira do sul do País. O evento marcou o início das comemorações do II Encontro Internacional Sepé Tiaraju e o Povo Guarani, de 04 a 07 de fevereiro, na cidade gaúcha de São Gabriel.

A UTE Canoas é uma das 12 termelétricas que compõem o parque gerador da Petrobras. A unidade foi inaugurada em julho de 2002 e declarada em operação comercial desde janeiro de 2003. A capacidade de geração total de energia elétrica pretendida corresponde a 500 MW . O montante de 160 MW da primeira fase já está operando e consome cerca de 1.100 metros cúbicos de gás natural por dia. O projeto da termelétrica foi desenvolvido exclusivamente pela companhia.

Sepé Tiaraju

O índio guarani conhecido como José Tiaraju ou Sepé (José) Tiaraju (facho de luz), como era chamado, nasceu provavelmente em 1722 na região onde hoje é a cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Os guaranis foram os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul, muitos anos antes dos europeus chegarem. O líder missioneiro tornou-se uma figura histórica e lendária por conta da bravura assumida durante a resistência Guarani por suas terras. É dele a famosa frase, ("Alto lá, esta terra tem dono!"), redigida em cartas à Coroa da Espanha, após a assinatura do tratado de Madri (acordo entre Portugal e Espanha que estabelecia entre os dois países a troca do Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento):

Tiaraju foi eleito prefeito da sua cidade, São Miguel Arcanjo, a chamada "pérola dos Sete Povos" através do voto de seus cidadãos. O líder guarani se destacou nos estudos humanísticos, científicos e atuou em diversos serviços da cidade como, por exemplo, a agricultura comunitária ou o chamado Tupãbaê (trabalho para Deus) - artesanato, música, metalurgia, confecções em couro, construção das casas e igreja, artes marciais, etc.

Entre a morte de Sepé Tiaraju - que faleceu em combate no ano de 1756 - e a expulsão de todos os jesuítas da América do Sul, no ano de 1768, o pensador iluminista Voltaire afirmou: "A experiência cristã das missões guaranis representa um verdadeiro triunfo da humanidade". No ano de 1979, mais de dois séculos depois, a Unesco, organismo das Nações Unidas para Educação e Cultura, tombou as Ruínas de São Miguel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade.

(FONTE: http://www.noticiaspetrobras.com.br/)

A Lei referida no artigo é a Lei do Estado do rio Grande do Sul. Em 23/09/09 foi promulgada a Lei Federal 12.032 que também declarou-o herói.comentário não assinado de 200.157.150.28 (discussão • contrib) 09h05min de 24 de janeiro de 2007 (UTC)[responder]