Discussão:Serviço de Informação Aeronáutica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esclarecimento[editar código-fonte]

Com exceção daqueles que trabalham na atividade de informações aeronáuticas, de modo geral existe uma tendência a se acreditar que o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) é uma atividade que faz parte do Controle de Tráfego Aéreo (ATC). Mas isto está incorreto: Controle de Tráfego Aéreo (Air Traffic Control - ATC) é uma atividade que faz parte do Serviço de Tráfego Aéreo (Air Traffice Service - ATS). Já o Serviço de Informação Aeronáutica (Aeronautical Information Service - AIS) é uma atividade diferente: afinal de contas, é outro serviço, como os próprios nomes (AIS e ATS) já sugerem!

O ATS é um serviço de apoio direto ao tráfego, à circulação das aeronaves pelo ar e também pelo chão (a atividade denominada controle solo serve, por exemplo, para guiar as aeronaves pelos pátios dos aeroportos e autorizá-las a taxiar). Já o AIS é um serviço de apoio informativo que é prestado a pilotos, controladores de tráfego aéreo, administradores de aeródromos etc. As informações prestadas por este serviço relacionam-se com todas as etapas de um voo, inclusive a etapa de planejamento do voo (etapa pré-voo), quando o piloto ainda está apenas pretendendo voar. É o caso, por exemplo, da FPC (Carta de Planejamento de Voo): os cartógrafos elaboram uma base cartográfica, os especislitas AIS adicionam (por cima daquela base cartográfica) informações aeronáuticas importantes ao planejamento de voos, e os pilotos utilizam a FPC para analisarem, por exemplo, as aerovias disponíveis para eles utilizarem, daí eles as incluem em seus planos de voo.

Na página 2 do Anexo 2 da ICAO (página 11 do arquivo PDF) consta a definição para Air Traffic Service, e na página 2-1 do Anexo 15 da ICAO (página 11 do arquivo PDF) consta a definição para Aeronautical Information Service. Lendo-se as definições estabelecidas pela autoridade internacional de aviação civil, nota-se claramente que ATS e AIS são dois serviços diferentes, embora eles obviamente trabalhem em conjunto, em prol da segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

Enfim: não se deve classificar este "artigo wikipédico" em nenhuma categoria que seja englobada pelo ATS.Sampayu msg 11h27min de 4 de novembro de 2011 (UTC)[responder]