Discussão:Sexo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sexo e género[editar código-fonte]

Não há gênero sexual bissexual natural do ser humano, geneticamente. Há doenças que geram diferentes problemas de morfologia, e existem combinações genéticas associadas a doenças do XXX e do XXY.

Porém, são doenças, não os gêneros naturais. Notem ainda que o genótipo e o fenótipo são coisas diferentes, e pode haver ambiguidade.

Os genótipos definidores de gênero naturais são o XX e o XY. O fenótipo natural e esperado deles é macho e fêmea. Assim como pintar o cabelo não muda o genótipo, nem o fenótipo, segundo me ensinaram na biologia, mudar orgãos genitais não causa mudança nem do genótipo nem do fenótipo. Tais coisas estão ligadas com modificação do ser humano, e são campos de debate e discussão, portanto, não são coisas ainda bem aceitas, para serem postas como fatos na wiki. A figura que põe o "androgeno" deve ser removida, portanto.

Também, há grande ambiguidade com praticas sexuais. Pratica sexual não define genero. Antes, as antinaturais estão associadas a parafilia, e estão sendo discutidas em diversos meios. A zoofilia por exemplo não define gênero. Porque o bissexualismo deveria definir? Mais uma vez, isso deve ferir princípios de imparcialidade e boa aceitação pública por parte do artigo.

Sei que a lista de parafilias, em particular com o homossexualismo e o bissexualismo, estão em discussão, mas isso não muda exatamente tal fato: são preferências sexuais, não gêneros. Os gêneros humanos permanecem os mesmos, e as doenças de morfologia e genética existindo, e os desejos sexuais e fantasias sexuais não provadamente ligados a eles.

--José Luis P. C. Rocha (discussão) 02h36min de 29 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Este artigo é sobre a biologia do sexo, em geral. Naturalmente, alguém adicionou uma se(c)ção sobre a diferença entre sexo e género, para ficar claro que "género" se refere a padrões comportamentais e não à biologia. Claro que imagens relacionadas com o género, como os símbolos dos géneros, ou o caso da Lili Elbe, não têm nada que ver com sexo, mesmo se ele cortou o penis e os testículos, não mudou de sexo! Concordo que essas imagens sejam eliminadas deste verbete. Agora, o texto em si, eu não encontro nenhuma parcialidade e nem se fala neste artigo de bissexualismo, nem em parafilias. Se quer discutir Género (sociedade), ou identidade de gênero, ou ainda papel de gênero, é nesses verbetes que deve discuti-lo, não aqui. --Rui Silva (discussão) 18h43min de 2 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Concordo Jevic kabeya kabangu (discussão) 08h00min de 8 de outubro de 2016 (UTC)[responder]