Discussão:Social-democracia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Penso que o título correto deveria ser social-democracia, com hífen. Em Portugal é assim, no Brasil era, mas não sei se já se aceita a forma sem hífen. Alguém pode confirmar isso, por favor? Curiosamente, o PSDB chama-se "partido da social democracia brasileira", sem hífen. Obrigado. Mschlindwein msg 23:08, 6 Jun 2005 (UTC)

Revertido nesta data para versão anterior. Motivo: cópia deste site. Paulo Juntas 14:02, 29 Julho 2005 (UTC)

Por que o artigo está marcado com a tag de fusão? Socialismo e social-democracia são bem diferentes (embora participem de um mesmo universo).--g a f msg 00:05, 17 Janeiro 2006 (UTC)

Mudei para "socialdemocracia" como registra o Houaiss. As formas corretas são "socialdemocracia" ou "social-democracia". As formas "social democracia" ou "Social Democracia" (à la Jonas Tommasini) não são corretas. --Dantadd 17:39, 18 Maio 2006 (UTC)

Fiz outro movimento: social-democracia, parece-me uma forma mais convergente. --Dantadd 20:05, 18 Maio 2006 (UTC)

Acho que o certo mesmo é socialdemocracia porque segundo o novo formulário ortográfico da língua portuguesa o hifen só deve existir quando a palavra composta for formada pela segunda palavra começado por h ou pela mesma letra que termine a primeira palavra, por exemplo " auto-habiat " ou "auto-ocuulto". --Arqueirodobem 15:03 , 24 novembro 2008 ( UTC)

Comentário Deve-se seguir a forma descrita nos dicionários, que é atualmente "social-democracia", vide dicionário online Michaelis[1]. Sei que a dicussão já é muito antiga mas faço esse comentário para que fique registrado para qualquer dúvida futura. Tithoniadiversifolia (discussão) 15h32min de 8 de junho de 2021 (UTC)[responder]

Fonte fiável[editar código-fonte]

Blog não é fonte fiável. Sugiro a troca da fonte do primeiro parágrafo do artigo (a fonte [1]). Raphaelfer (discussão) 23h20min de 18 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

"Não obstante, há o Partido Social Democrata - PPD/PSD que na actualidade tem um posicionamento de centro-direita"-PSD não é de centro-direita, mas sim de direita. Para além disso, uma das fontes utilizadas não é do PSD mas sim da JSD (e tendencioso) e a outra referência não existe.

O Partido Social-Democrata explicita claramente que a sua ideologia é a social-democracia. Essa informação consta do seu Programa [1] e nos seus Estatutos [2]. Pelo contrário, o Partido Socialista não defende a social-democracia. De onde é que tiraram essa ideia? Não há referências a esta ideologia nem nos seus Estatutos, nem no seu Programa. Os seus dirigentes referem constantemente que o seu partido é socialista. Ricardo J G Mateus (discussão) 02h10min de 19 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

A fonte que refere que "Cristina Crisóstomo, quando foi criado em 1974, o então PPD/PSD pretende a integração na Internacional Socialista, pretensão que explicará a mudança de designação para Partido Social Democrata (PSD), mas a influência do PS impedirá esse reconhecimento" não existe. Não há registos históricos que sustentem essa afirmação. Mesmo que fosse verdade, a própria descrição diz tudo: "pretendia a integração na Internacional Socialista". A Internacional Socialista não é uma organização que certifica se um partido é social-democrata ou não. A ideologia de um partido é patenteada nos seus Estatutos e no seu Programa.Ricardo J G Mateus (discussão) 02h16min de 19 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Também não concordo com a fusão…[editar código-fonte]

São de facto coisas muito diferentes…

Não entendi porque o artigo tem dados sobre o comunismo. Devemos tirar essa referência. E socialismo e social democracia são bem diferentes.--Jonas Tomazini 13:32, 2 Fevereiro 2006 (UTC). Socialismo e Social-Democracia não são a mesma coisa. O artigo como está confunde as duas ideologiasRicardo J G Mateus (discussão) 02h02min de 19 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Forma correta de escrever[editar código-fonte]

Nunca aqui na wikipédia discuti a forma correta de escrever Social-democracia e nem inventei moda. Ademais meu sobrenome é Tomazini, não tem dois "m"s e não é com s. Obrigado e spero ser compreendido. Jonas Tomazini 23:32, 18 Maio 2006 (UTC)

II Internacional[editar código-fonte]

Faltou falar da II internacional socialista que ajudou a reunir os pensadores da social-democracia.

O verbete precisa ganhar substância, estar à altura do tema. As passagens do texto soam telegráficas. Os parágrafos não têm coesão. Isto dificulta a leitura. Onde estão as referências bibliográficas sobre a SOCIAL-DEMOCRACIA? Há inúmeros trabalhos sobre esse assunto. É preciso lê-los. Citei alguns para que os leitores possam ter algo a que se apoiar. Esqueceram de mencionar, por exemplo, como o PT e o PSDB se relacionam com a Internacional Socialista. Vou ver se consigo, no mês de dezembro, contribuir com algo. CelsoRRoma (discussão) 14h49min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)


Celso,

Por favor, fiquei curioso sobre o PSDB se relacionar com a internacional socialista, se você puder contribuir com esta informação seria bom entender este contexto.

Obrigado! Lino

Esse artigo não está sendo imparcial, o PSDB não é neo-liberal, aliás não existe partido que se defina "liberal" no Brasil, ainda. A social-democracia consagra uma integração entre o capitalismo e socialismo. Diferente das políticas do PT, que a meu ver, está mais para o "social-comunismo". Como já é conhecido na Europa devido ao seu apoio a grupos comunistas. --Rdosantiago (discussão) 00h48min de 21 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]


Por favor,

Eu sei que aqui não é um fórum, mas dizer que o PSDB faz a integração do capitalismo com o socialismo é demais, talvez na teoria e no nome soe bonito. Mas infelizmente nos 8 anos de FHC/PSDB vimos às privatizações, apenas a VALE DO RIO DOCE foi vendida por 3 bilhões, hoje vale mais de 100 bilhões, sem dizer que tentaram vender a PETROBRÁS e outras estatais. Concordo que no caso da telefonia apenas, houve realmente uma melhora para a população.

Mesmo assim acho que celular não enche barriga nem da educação para nossos filhos. Quais medidas socialistas foram adotadas pelo governo FHC/PSDB a não ser flexibilizar ainda mais a economia dando sempre mais força para o grande empresário e a mínima importância para uma melhora social real. Maior prova disso foi que finalmente depois de mais de 20 anos de governos de direita o povo elegeu uma presidente "dito" de esquerda por culpa justamente da piora nos índices sociais do governo anterior.

LINO

Se os ex-presidentes FHC e Lula aparecem na lista dos Social Democrátas notáveis, e isso confere, ser do PT ou do PSDB é a mesma coisa, não acham?

Heitor Meurer--Heitor Meurer (discussão) 00h36min de 3 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Social-democracia[editar código-fonte]

Caros, eram tidos como social-democratas os partidários do marxismo que achavam que seria possível a implantação do socialismo por via representativa, sem uma revolução. O PSDB não é social-democrata:um partido social-democrata não privatiza empresas estatais, muito menos a preço de banana, nem se comporta como um partido liberal, caso do psdb. O nome de Social Democracia Brasileira, com certeza, fica muito bonito na teoria, mas na prática o psdb está mais para Partido Neoliberal Brasileiro. o comentário precedente não foi assinado por CarlosPT1989 (discussão • contrib.)

A Wikipédia não é um fórum. Se sua intenção é falar sobre o partido, sugiro que o faça num blog ou fórum; aqui é um espaço para se discutir o artigo e alterações feitas a ele. RafaAzevedo msg 17h37min de 17 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]


Sobre o Artigo Original[editar código-fonte]

Creio, na minha humilde opinião, que a esplanação acerca do que é a Social Democracia, ou socialismo democrático, ou Democracia Social, como queiram, está deveras confusa, não estabelecendo a fronteira nitida que caracteriza - em Portugal - e separa o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD). Actualmente, um e outro partido evidencíam práticas e ideias politicas bem diferentes entre si, caracterizando-se o actual PSD por um posicionamento bem mais "à direita" que o PS. Actualmente, o PSD evidencia nitidamente a sua vocação neoliberal, que vem mostrando já desde há alguns anos a esta parte. Enquanto isso, o Partido Socialista - fundado por Mário Soares - pugna por um Estado que seja o principal regulador (não principal produtor) da actividade económica, que assegure os principais pilares da sociedade: Educação, Cultura, Saúde e Justíça.


Cristóvao Ramalho (Portugal)

Social-democracia[editar código-fonte]

Social-democracia tem a ver com direita, ditaduras militares fascistas, o que tem a ver com socialismo ou comunistmo? deve-se tirar as ligações indevidas.

A wikipedia nao é o psd.pt[editar código-fonte]

A secção sobre a Social-Democracia em Portugal é PURA CAMPANHA PSEUDO-ELEITORAL. Isto é suposto ser um artigo sério e CIENTÍFICO, não a carta ideológica do PSD. Vocês não têm um site com espaço para isso? Não só é um abuso do espaço público e científico, como do princípio ao fim é mentira; de certeza que o social-democrata que escreveu aquilo se enganou claramente no partido que escolheu, porque o que fez foi descrever o PS (ou o antigo PS). "Os nossos valores"?! Mas que raio de imparcialidade é usar o espaço da wikipedia para um manifesto eleitoral falacioso e ultrajante para os verdadeiros socialistas, escrevendo um artigo inteiro sobre um partido que é tudo menos social-democrata e ainda por cima usado uma plataforma científica para falar nos "nossos" (sim, porque nem escondem que são eles a escrever aquilo) valores e do que "nos" define? Vê-se a falta de dignidade dos militantes sociais-democratas.

Sobre a parte de Portugal deste artigo[editar código-fonte]

Caros autores deste artigo,

irei alterar profundamente o artigo nesta parte.

O Partido Social Democrata de Portugal, é um partido que não tem este nome, é aliás popularmente conhecido assim em Portugal, mas tem tanto a ver com esta ideologia, como o PP de Espanha e da qual é partido irmão na Europa, o Partido Social Democrata chama-se em Portugal e de forma oficial no Tribunal Constitucional ( http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/partidos.html ) , Partido Social Democrata (PPD/PSD), querendo dizer o PPD - Partido Popular Democrático, sendo que tanto as suas bases programáticas como as bases ideológicas não se revêm em nada na social-democracia enquanto teoria política ideológica e económica.

Aliás como vemos pela sua página vemos o que este é ideologicamente: Pelo seu programa de governo em: http://www.psd.pt/archive/doc/PROGRAMA_ELEITORAL_PSD_2011.pdf de profunda base liberal em relação ao estado: Defendendo um estado mínimo (pag. 10 - numerada - pag 12 - documento): "Mudar a forma de actuar do Estado. Ao Estado compete, acima de tudo, criar espaço para a participação activa dos cidadãos. Para além das funções de soberania (Defesa, Justiça, Segurança e Representação Externa), a regulação deverá constituir uma das formas de actuação do Estado."(pag. 137 - numerada - pag 139 - documento) "Reduzir o peso do Estado para o limite das possibilidades financeiras do País e com vista a um melhor Estado. O Governo do PSD executará, durante a próxima legislatura (2011-­‐2015), um modelo de consolidação orçamental centrado na redução da despesa.".

O PPD/PSD é conservador nos valores, opondo-se de forma maioritária à despenalização do aborto ver este link e noticias: Aborto em Portugal - Em que se absteve mas porque os deputados não queriam ferir a legitimidade do referendo realizado. http://www.ionline.pt/conteudo/125973-passos-coelho-admite-rever-lei-do-aborto-esquerda-reage-absurdo

E liberal economicamente: aliás nas suas bases transcritas neste artigo, e retiradas desta página ( http://www.psd.pt/?idc=27 ) refere-se esse assunto: "Um partido que, sendo social-democrata, valoriza o liberalismo político e a livre iniciativa caracterizadora de uma economia aberta de mercado;"

Sendo assim e estando filiados na na Internacional Democrata Centrista (antiga Internacional Democrata Cristã e que é referido e cito: "é uma associação de partidos políticos democratas-cristãos e cristãos socialistas em vários países e cuja ideologia, de acordo com seu depoimento, foi baseado no "humanismo cristão".), na União Internacional Democrata (cito: "A União Internacional Democrata (em Inglês: International Democrat Union, IDU) é um grupo de partidos políticos, principalmente conservadores e em alguns casos Democratas-Cristãos, fundada em 1983, que tem sede em Londres, Reino Unido.") e no Partido Popular Europeu (e cito: "O Partido Popular Europeu é o maior partido de âmbito europeu. Trata-se de um agrupamento partidário democrata cristão/conservador no Parlamento Europeu. De acordo com o página da Internet do PPE (ou EPP em língua inglesa) é "uma família de centro-direita cujas raízes estão no fundo da história da civilização europeia, pioneiro do projeto europeu desde o seu início."), todas organizações com filiações ideológicas democratas-cristãs, liberais e populistas, que são o núcleo central da sua base eleitoral e ideológica, até porque como partido de poder que é a sua base eleitoral alarga-se ao centro quando governam aliás como o PS, inclusive em Portugal, muitos políticos do PPD/PSD referem-se a este partido como PPD e não como PSD, como é por exemplo o caso de Pedro Santana Lopes, que foi seu ex-líder, aliás é referido no artigo da Wikipédia, Partido Social Democrata (Portugal), sobre este partido, página que também terá que ser profundamente revista, o seguinte: "O PSD começou por ser um partido que se situava entra a Esquerda social-democrata e o Centro-Esquerda social-democrata não-marxista, nunca tendo ultrapassado uma posição de Liberalismo Social avançado de Centro-Direita reformista que lhe deu Aníbal Cavaco Silva e também Sá Carneiro, durante o tempo da Aliança Democrática, num tempo de reactivar a Economia portuguesa, que estava colectivizada." Foram aliás estes dois lideres os que mais influenciaram o PPD/PSD, o primeiro é considerado o fundador ideológico e mítico, Francisco Sá Carneiro, e o segundo o que mais tempo governou o partido, a saber de 1985 a 1995.

O único Partido em Portugal representante desde a sua fundação dos princípios sociais-democratas, até porque o seu líder histórico assim sempre se definiu, Mário Soares, e porque as bases programáticas do mesmo e desde o seu início assim sempre o definiram ( http://www.ps.pt/declaracao-de-principios/declaracao-de-principios/itemid-100005 ): "O socialismo democrático é a causa política em que se reconhece o PS, entendendo-o como herdeiro de tradições humanistas acumuladas na consciência universal ao longo dos séculos. Para o PS, o socialismo democrático, a social-democracia e o trabalhismo designam uma mesma grande área política, da esquerda democrática." Assim se pode ver que a base ideológica é unicamente social-democrata, filiando-se na Internacional Socialista porque e cito: "O PS, criado na luta pela liberdade e pela democracia e membro do Partido Socialista Europeu e da Internacional Socialista, pugna por uma ordem internacional fundada na segurança e na paz, na democracia e no respeito pelos direitos humanos. Neste sentido, concebe a política externa e de defesa como instrumentos fundamentais para a defesa da independência e do interesse nacional e a afirmação de Portugal no mundo." ( http://www.ps.pt/declaracao-de-principios/declaracao-de-principios/pagina-17/itemid-100005 ).

Aliás nos sociais-democratas célebres põe-se dois antigos lideres do Partido Socialista (Portugal) e nenhum do Partido Social Democrata - PPD/PSD, a saber Mário Soares e António Guterres, o motivo reside no que atrás referi, pois de todos os líderes que o Partido Social Democrata teve apenas dois o foram e assim se designaram, a saber Emídio Guerreiro e António Luciano Pacheco de Sousa Franco, aliás ambos acabaram a sua carreira no Partido Socialista (Portugal), pois a viragem à direita do Partido Social Democrata nos últimos 33 anos (dos seus 37 anos de vida) foi total, aliás é referido em Partido Social Democrata (Portugal) o branqueamento histórico que este partido faz e fez das suas origens, como por exemplo o branqueamento da participação de Mário Montalvão Machado na sua fundação a norte e na influência que teve na parte inicial que era social-democrata e que abandonou, o passado que os envergonha, pois se situam cada vez mais à direita.

Isto implica que irei tirar a parte referente ao Partido Social Democrata (Portugal) que até é copiada de forma integral do seu site (em: http://www.psd.pt/?idc=27 ), o que julgo que não seja autorizado pela Wikipédia, irei referir a fundação programática do PPD/PSD e alguns dos seus símbolos mas como é óbvio irei me focar mais no Partido Socialista (Portugal), outro artigo que merece uma revisão profunda, que é o partido verdadeiramente social-democrata em Portugal, aliás nem somos nós que o dizemos vários estudos científicos (em: http://www.fundacaorespublica.pt/cms/files/conteudos/freire_moreira_2009_res_publica_p2.pdf ), opiniões de alguns militantes fundadores (a fonte é a Lusa: http://invirtus.net/in/story.php?title=Lisboa%2FEleições-José-Miguel-Júdice-mandatário-da-candidatura-de-Costa-(PS) ) bem como as opiniões de algumas das suas estruturas (Pag 6 da apresentação: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CCUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.jsd-spsul.com%2Fdocs%2FFUNDAMENTOS%2520IDEOLOGICOS%2520DO%2520PSD.ppt&rct=j&q=posicionamento%20ideologico%20PSD&tbs=ctr%3AcountryPT&ei=KBETTtWqBcKV8QOy78nSDg&usg=AFQjCNGFJ8ISlCEtvS2jaApMp8MecbN_PQ&cad=rja ) apontam no sentido de o Partido Social Democrata (Portugal) se situar no Centro-Direita.

Saudações,

GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 14h40min de 5 de Julho de 2011 (GMT\Lisboa)


As fontes supra citadas não existem. Ricardo J G Mateus (discussão) 02h18min de 19 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

A barra direita lateral contém na secção Ideologia que Atualmente é "Conservadorismo liberal" e "Liberalismo", enquanto Anteriormente era "Social-democracia portuguesa".

As fontes citadas para fundamentar a classificação como "Liberalismmo" não referem quea ideologia do PSD é atualmente liberal. Antes, pelo contrário! As fontes são claras referindo que a ideologia do PSD é a social-democracia. Mais ainda, esta classificação é coerente com o que é referido na página https://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia.

Consequentemente, sugiro alterar esta secção em conformidade.

RJGM 22h14min de 25 de setembro de 2017 (UTC)

Cidadãos Brasileiros que não sabem ser administradores de páginas como a “Social Democracia “?[editar código-fonte]

A página “Social Democracia” está bloqueada a ser revista por o comum dos portugueses? Pois eu quero acrescentar algo válido e na página diz que só os administradores ou os Revisores “Brasileiros” é que o podem fazer? Torcato 529 (discussão) 18h35min de 30 de setembro de 2020 (UTC)[responder]