Discussão:Taça de Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1ª edição[editar código-fonte]

Começo por informar que a Taça de Portugal começou em 1938/1939. Como o diz a página da FPF:

"A Taça de Portugal é uma das competições com mais tradições no panorama desportivo nacional. Considerada como a prova rainha do futebol português, teve a sua edição de estreia na já longínqua época 1938/39." http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COMPETICOES/TACA_PORTUGAL/HISTORICO

Os próprios clubes não reconhecem a prova anterior como sendo a Taça de Portugal:

http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/EquipaPrincipal/PalmaresGeral/InfoFut_PalmaresGeral.asp http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Palmares/palmares.asp http://www.sporting.pt/Info/Futebol/futebol_palmares.asp o comentário precedente não foi assinado por 86.160.90.17 (discussão • contrib.)

Contra factos não há argumentos. Você tem razão e fique descansado que a sua posição será suportada pela restante comunidade. SOAD_KoRn (msg) 22h18min de 24 de Março de 2008 (UTC)
Caros colegas, estive eu trabalhando na criação de um artigo referente ao Campeonato de Portugal, já que anteriormente parecia não existir informação sobre tal prova na Wikipédia (exceto nos palmarés dos clubes). Agora, vejo que alguma informação sobre ela foi incluída no artigo da Taça. Gostaria de saber se ainda é pertinente proceder à criação de tal artigo sobre o Campeonato. Em minha opinião, ainda vejo o porquê: foram dois torneios diferentes, por isso acho que seria melhor se eles fosse tratados individualmente. Um único impasse para sua inclusão na lista de artigos da Wiki em português é o fato de que uma busca por 'Campeonato de Portugal' resulta no direcionamento para a Liga atual. Como não sei criar artigos dentro do espectro da desambiguação, além de apresentar a proposta para a criação do artigo em si, peço ajuda aos colegas com mais experiência para a resolução deste 'problema'. Sobre o fato de que escrevo em português brasileiro, isso não compromete em nada o artigo, já que o texto é pequeno e ganhará mais corpo justamente com a participação dos interessados em futebol vindos de Portugal. Dessa forma, o artigo estará aberto para que os colegas mudem o estilo e a escrita de algumas palavras, da maneira que lhes convier.
ps. Em tempo: sou brasileiro, mas moro em Portugal. Cheguei a fazer uma consulta na FPF sobre como os títulos são contados em Portugal. Conversei ao telefone, troquei mensagens de e-mail, mas não houve resposta realmente conclusiva. A FPF separa todas as competições em seu site oficial. Já alguns clubes (e a imprensa) somam os títulos da Liga inicial de 34/38 aos da Liga atual (p. ex., FC Porto considerado como tendo 23 títulos agora em maio). Neste mesmo aspecto, o site da RSSSF conta o Campeonato de Portugal como título de Liga (pois era a principal competição nacional à época, ainda que de formato eliminatório), e conta a Taça isoladamente. A Liga inicial de 34/38 não é considerada oficial por eles. Não deixa de ser confuso... É isso, por enquanto. Abraço!

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COMPETICOES/QUADRO http://www.rsssf.com/tablesp/portchamp.html Maisonneuve (discussão) 20h12min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

Até nos artigos referentes a provas de Portugal há brasileiros a dizer como é que as coisas são? Ao ponto a que isto chegou...

Campeonato de Portugal[editar código-fonte]

Como é que o Campeonato de Portugal é considerado como o antecessor da Taça de Portugal visto que tal como o nome indica o vencedor dessa competição era considerado o campeão nacional? É por terem tido um sistema de eliminatórias (o que é estranho para uma competição em que é eleito o campeão nacional) como a Taça de Portugal? Quanto muito devia ser considerado como o antecessor da Primeira Divisão. E outra coisa: isto quer dizer que para além dos 3 grandes e do Belenenses clubes como o Olhanense, o Marítimo e o Carcavelinhos foram campeões nacionais? Então o número de títulos de campeão nacional tem de ser alterado, para além de terem de mover a informação dos Campeonatos de Portugal deste artigo para o da Primeira Liga ou então para um artigo novo.

Criar um novo artigo é a melhor opção. Crie você, não é assim tão difícil... André do desporto (discussão) 19h06min de 12 de setembro de 2013 (UTC)[responder]
Não me vou dar a esse trabalho porque já sei o que acontece... Isso quer dizer que estás a admitir que o que está escrito está errado?
Se um dos seus artigos foi eliminado é porque não concordava com as normas e princípios que esta wikipédia segue, como por exemplo fontes/referências, estilo, etc. Sim, estou a admitir que está errado, e já estou com esta ideia há bastante tempo. André do desporto (discussão) 19h12min de 12 de setembro de 2013 (UTC)[responder]
Mas as fontes que tu referiste no outro artigo (Zerozero, A Bola, etc.) são mais credíveis que as da FPF e LPFP? Se admites que o que está escrito está errado e ainda por cima tens essa ideia há bastante tempo por que não mudas o texto? E se eu criar blogues para defender mentiras que eu próprio inventei e escrevi aqui e os usar como referências? Será que não põem o texto como dantes?

Os clubes apuravam-se para o Campeonato de Portugal (criado em 1922) através dos Campeonatos Distritais criados após 1910/1911 (Campeonato de Lisboa, Campeonato do Porto, Campeonato de Évora, etc.). Acontece que os Campeonatos Distritais eram disputados em sistema de liga (campeonato por pontos) e o Campeonato de Portugal em sistema de eliminatórias até chegar à final disputada geralmente em campo neutro. Em 1934/1935 foi criada o campeonato nacional, denominado liga precisamente porque era uma competição nacional de temporada por pontos (depois renomeada para 1.ª Divisão). Após 1938/1939 o Campeonato de Portugal foi extinto e criada a Taça de Portugal em seu lugar (como 2.ª competição de Portugal) que, contudo, usou o mesmo sistema de eliminatórias com final em campo neutro e continuou a usar o mesmo troféu. Para quem não sabe o troféu oficial da Taça de Portugal é só um e pertence à FPF (está no átrio da entrada da sede); ao vencedor é anualmente dada uma réplica com metade do tamanho da original. O nome dos vencedores é depois colocado na taça original; sucede que a taça data de 1922 e lá constam sem diferença todos os vencedores dos campeonatos de Portugal a par dos vencedores das taças de Portugal. Gonçalo Veiga (discussão) 05h12min de 13 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

O facto dos vencedores do Campeonato de Portugal serem chamados "campeões de Portugal" apenas se deve ao nome da competição e ao facto daquela ser ao tempo a competição mais importante. Nada de novo em Portugal pois em quase todos os países a Taça Nacional foi criada antes da Liga Nacional e ninguém considera campeões nacionais os vencedores das taças anteriores à criação da liga. Caso a FPF quisesse podia considerar estas competições tipo Taça UEFA/Liga Europa mas não é isso que sucede, pois nem a FPF nem os clubes consideram que é a mesma competição (renomeada). Por isso Campeonato de Portugal e Taça de Portugal são competições diferentes mas uma é sucessora da outra. Na minha opinião devem por isso estar no mesmo artigo (tal como na wiki inglesa); nunca o Campeonato de Portugal deveria estar no artigo da Primeira Liga (com a qual nada tem que ver). Gonçalo Veiga (discussão) 05h13min de 13 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Que coisa tão parva. O Campeonato de Portugal elegia o campeão nacional e em seu lugar foram criar a Taça de Portugal? Mas o que tem uma coisa a ver com a outra? Outra coisa parva é terem mantido os títulos dos Campeonatos de Portugal mas terem retirado o estatuto de campeões nacionais aos clubes vencedores dessa competição.

Campeonatos de Portugal[editar código-fonte]

"(...) O Campeonato de Portugal foi substituído pela actual Taça de Portugal (no entanto, os títulos dos Campeonatos de Portugal não contam como títulos da Taça de Portugal)".

Isto não faz sentido nenhum. Por que criaram uma competição que elegia o campeão nacional e mais tarde apesar de os títulos continuarem a fazer parte do historial dos clubes o estatuto de campeão desaparecia? Mas é possível apagar o passado, isto é, fazer com que uma competição que elegia o campeão nacional (tal como diz o nome) deixar de o fazer mesmo quando esta desapareceu? Se calhar (e já seria estranho) mais valia dizerem que a competição deixou de ser oficial porque considerá-la oficial mas retirar-lhe o estatuto de campeão nacional faz com que tenha ainda menos sentido na minha óptica. É isto e as edições experimentais do Campeonato Nacional que são contabilizados pelos clubes como títulos de campeão nacional.

Tens razão. Não faz sentido nenhum.

Referência aos Campeonatos de Portugal[editar código-fonte]

Será que a referência aos Campeonatos de Portugal não deveria ser apagada nesta página? É que apesar de a prova ter sido renomeada pela Federação Portuguesa de Futebol para Taça de Portugal os seus títulos já não são contabilizados em conjunto com os das Taças de Portugal.

"Representantes dos Campeonatos Distritais"[editar código-fonte]

Quem são os "representantes dos Campeonatos Distritais" que também participam na Taça de Portugal?

Até à última edição eram os vencedores das Taças Distritais/Regionais. Mas com o alargamento à participação de mais clubes dos distritais para a época 2015-16, serão mais e provavelmente virão mesmo dos campeonatos distritais. Gameiroestá lá? 06h24min de 6 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Mas deviam dizer que equipas são essas.
São os vencedores das Taças Distritais (em que competem os clubes de todas as Divisões Distritais de cada Distrito) e os vice-campeões de cada I Divisão Distrital (uma vez que os campeões já participam porque sobem ao Nacional, agora designado Campeonato de Portugal, antiga 3ª Divisão). Gonçalo Veiga (discussão) 22h20min de 16 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Taça de Portugal / Campeonato de Portugal[editar código-fonte]

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu incluir conjuntamente no palmarés da Taça de Portugal os vencedores da Taça de Portugal (1938-presente) e do Campeonato de Portugal (1922-1938).[1] [2] Sendo assim qual a melhor opção aqui na Wikipédia: mantemos os quadros dos clubes vencedores separados (Benfica 25 taças/3 CP; FC Porto 16 taças/4 CP; Sporting 16 taças/4 CP) ou juntamos tudo (Benfica 28 taças; FC Porto 20 taças; Sporting 20 taças)? Gonçalo Veiga (discussão) 22h16min de 16 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

A própria FPF continua a contabilizar separadamente por isso sou da opinião que deveremos continuar tal como tem estado: mesmo artigo, tabelas diferente.Rpo.castro (discussão) 00h44min de 27 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]