Discussão:Tecnologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

--01h28min de 29 de agosto de 2011 (UTC)177.17.140.99 (discussão)Tecnologia da Informação e Informática não fazem parte de tecnologias elétricas fundamentais. As listas não organizam bem os campos da tecnologia. o comentário precedente não foi assinado por 201.51.101.13 (discussão • contrib.)

Direitos de autor[editar código-fonte]

Logo na introdução, vemos um grande pedaço copiado do livro Filosofia para o Dia a Dia, de Gleibe Pretti. A Wikipédia tem, por acaso, os direitos necessários para isso? - SuicideRighteous Oi :, 18 de Maio 2016 (UTC)

a tecnologia vem evoluindo de acordo com o tempo,mas imformatica nao tem nada a ver com tecnologia!!!!!!!!!!

-Vc por acaso é maluco?? . Ah e só pra te avisar que (imformatica) se escreve com ( n )




Inacreditável a pesquisa "ciencia da informação" estar a direccionar para aqui quando exite um artigo próprio sobre CI que quando pesquisado com assento "ciência da informação" nos mostra a página correcta. DML


logico que informatica é tecnologia. ja diz o significado tecnologia é tudo aquilo vem de um desenvolvimento de conhecimento para a capacidade da produção de algo (entre outros fatores) e a internet nao vem da informatica? como vc a cima acha que é feito o meio da informatica? tudo envolve tecnologia de um velho computador passando por um computador moderno e por site... e como pode ser dito que informatica não é tecnologia?

Tecnologia = aplicação da ciência?[editar código-fonte]

Recomendo o livro "Prometeu desacorrentado", de David Landes, que mostra que, ao contrário do que propagam os cientistas, as revoluções tecnológicas se deram no interior das indústrias e não tinham nada ou tinham muito pouco a ver com o que ocorria na academia e na ciência básica. A engenharia e a indústria possuem uma cultura técnica independente. A ciência e a tecnologia não estão e não estiveram tão próximas quanto propõe o artigo, muito pelo contrário.gostei e quem encontrou erros que faça um blog correto !

Tecnologias da Educação[editar código-fonte]

Segundo vários autores, abordo aqui o tema do doutor em Estatística e Planejamento, Ladislau Dowbor Ladislau Dowborpesquisador do uso das novas tecnologias em educação. A educação deve sair do ostracismo em que se encontra e se adequar ao novo ensino que está vigente. Não adianta o sistema inovar se alguns professores ainda insistem na educação tradicional,e com tecnologias arcaicas, quadro-giz e livro didático, com planejamentos repetidos de anos anteriores, mas ele se esquecem de que nossos alunos estão longe de representarem a fiel imagem dos alunos do passado e estão abertos a toda tecnologia que existe. O uso das novas tecnologias na educação permitem o conhecimento e a aprendizagem de maneira sistematizada e voltada para o conhecimento de mundo de nosso aprendiz.

Justificativa do aviso de artigo parcial[editar código-fonte]

O artigo apresenta problemas de cobertura nas seguintes seções: "Tecnologia e economia" e "Ciência e tecnologia". Na primeira seção, são apresentadas um jogo de vantagens e desvantagens da tecnologia. Parece-me pesquisa inédita, opinião do autor sem fundamentação teórica, vista na ausência de referências que uporte o trecho. Na segunda seção, diz que tecnologia é a ciência aplicada. É fácil de refutar isso com o número deartigos especializados, que argumentam que a definição é muito mais ampla do que simplesmente a ciência aplicada. Diria que essa definição de tecnologia é totalmente desnecessária (além de não ter fontes, como todo o artigo, claro).

Se tivesse tempo, eu revisaria o artigo, mas isso necessita de tempo, pois não é um artigo que possa ser definido em um punhado de parágrafos. Precisaria de uma revisão da literatura enorme. Quem sabe outra hora. -Ramissés DC 00h32min de 7 de maio de 2011 (UTC)[responder]

@Ramisses: Essa distinção me interessa muito, você possui fontes? Eu possuo um livro que analisa a questão e conclui que as duas estiveram bem ligadas somente no século vinte. Zordaz (discussão) 00h06min de 2 de abril de 2015 (UTC)[responder]

"As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens". Algumas tecnologias que acompanham a humanidade ao longo de sua história são:

   Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 800.000 anos.
   Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos.
   Arco, funda, ca. 9.º milénio a.C.
   Cobre, 8.000 a.C.
   Agricultura, 8.000 a.C.
   Roda, 4.000 a.C.
   Escrita. 3.500 a.C.
   Bronze, 3.300 a.C.
   Ferro, 1.500 a.C.
   Catapulta, 399a.C.
   Ferradura, 300 a.C.[1]

O autor deveria fundamentar sua afirmação com provas de que essas tecnologias básicas são tão desvantajosas que seria melhor que a humanidade estivesse vivendo sem elas. R Quaritch (discussão) 12h12min de 30 de março de 2017 (UTC)[responder]