Discussão:Templo de Jerusalém

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Além de todos os erros ,aprenda que a Diáspora inicia-se após o cativeiro em babilônia e não após Tito (esta é a segunda diáspora).Ozymandias 17:17, 22 Abril 2006 (UTC)

Com a destruição de Jerusalém e seu Templo, em 70 EC, a inteira nação de Israel (o Antigo Israel) deixou de existir como Estado e como Povo (segundo os registos genealógicos tribais). A Grande Diáspora pelo Mundo começa a partir dai! Lol. Já agora quais foram os outros Erros? A Vidente 19:58, 22 Abril 2006 (UTC)
Seria bom explicar os motivos das alterações no artigo. 1) O significado de "Templo" e "Templo de Jerusalém" parece não estar a bater bem! Tem certeza do que escreveu? 2) Reverteu sem explicar o motivo dos erros históricos e da inaptidão que me acusa? 3) Embora seja uma questão menor, os números dos reinados não devem estar por extenso e os títulos General ou Rei neste caso são nomes próprios, e não nomes comuns. Estou observando atentamente este artigo, com "o Perpicaz" na mão. hehehe A Vidente 21:17, 22 Abril 2006 (UTC)

Então vamos pela ordem :primeiro , se puder ler Diáspora judaica verá que os judeus iniciam sua Diáspora após a destruição do Templo em Babilônia.Mesmo com o retorno de um estado nos tempos da Média-Pérsia , não foram todos os judeus e israelitas que retornaram , de modo que mesmo com um estado ,existiam diversas comunidades pelo mundo que até mesmo no Novo Testamento na Carta de Tiago 1:1 diz :"às comunidades da Diáspora".De modo que a Diáspora é a dispersão do povo judeu até a vinda do Messias e não sua "destruição" enquanto nação.Se fosse assim, a Diáspora teria deixado de existir em 1948.

Quanto à questão dos títulos ,não estamos nos EUA ,logo títulos são escritos em minúsculas ,e números são escritos por extenso.Esta regra de formatação não fui eu quem criou.Se puder leia as normas de escrita da língua portuguesa.

Se quer discorrer filologicamente sobre Templos ,acrescentando as versões gregas e latins , pode fazer isto em um artigo chamado Templo.Mas aqui importa a versão hebraica (vc poderia colocar por exemplo que a Septuaginta se refere ao Templo como isto ,ou que Jerônimo usa aquilo ) ,mas o Templo nunca foi chamado por estes nomes dentro do judaísmo.De resto ,se notar o artigo permanece o mesmo.


Última coisa:não se esqueça que o "Perspicaz" é uma obra de direito reservado e de cunho jeovista.Não pode-se copiar os artigos.Se não pretende realmente estudar judaísmo ,faça o favor de pelo menos copiar de uma obra de domínio público como "Enciclopédia judaica" ou a Wikipédia (em inglês ou hebraico). Ozymandias 11:49, 23 Abril 2006 (UTC)

A Diáspora começou não em 70 d.C., mas em 586 a.C. quandos os Babilónios conquistaram o reino de Judá. Em 538 a.C. Ciro deixou que os judeus retornassem, mas boa parte deles entendeu ficar na Babilónia. O discurso político do sionismo tende a valorizar muito os acontecimentos de 70 d.C (destruição do Templo), mas a verdade é que na época existiam mais judeus fora da Palestina do que na Palestina, espalhados pelo Império Romano. --JLCA 12:46, 23 Abril 2006 (UTC)


Sugiro a fusão deste com com o artigo Segundo Templo.--Limper (discussão) 04h23min de 25 de Maio de 2008 (UTC)